Home Destinos InternacionaisEuropaItáliaVeneza Hospedagem econômica em Veneza

Hospedagem econômica em Veneza

por Fernanda
Veneza Mestre

O principal vilão de qualquer viagem para Veneza é o valor da hospedagem. Veneza é uma das cidades mais turísticas do mundo e os preços, obviamente, acompanham a demanda. Ficar na parte insular onde estão os famosos canais e os principais pontos turísticos pode custar uma pequena fortuna e o nível de conforto pode não ser diretamente proporcional aos euros gastos no valor da diária. Para uma hospedagem econômica em Veneza e realmente muito mais barata do que na parte insular a grande dica é ficar em Veneza Mestre.

Há comentários bastante contraditórios sobre Veneza Mestre. O principal deles é que ficar no continente (onde está Veneza Mestre) é um erro e que você perderá boa parte do encanto de Veneza. Outro bastante comum é que Veneza Mestre é feia e sem atrativos turísticos e eu concordo com isso. A grande vantagem de Veneza Mestre é oferecer hotéis mais novos, com preços melhores e estar localizada a apenas 15 minutos de trem ou ônibus de Veneza.

Veja os documentos necessários para viajar para a Itália

Hospedagem econômica em Veneza | Veneza Mestre

Como já foi dito, Mestre é a parte continental de Veneza. De fato, a cidade é feia e não conta com atrações turísticas, mas os preços de hospedagem em Mestre são realmente imbatíveis. No meu caso, por exemplo, ficar em Mestre não era só questão de economia, pois meu roteiro incluía 3 dias na Eslovênia com carro alugado (as locadoras ficam em frente à estação) e bate-volta para outras cidades da região do Vêneto. A localização de Mestre era melhor e não ter que carregar malas labirintos a dentro foi outro fator decisivo na minha escolha por Mestre.

Vantagens de ficar em Veneza Mestre

A principal vantagem de ficar em Veneza Mestre é o preço. Fiquei em dois hotéis em Mestre, mas só recomendo um, o Hotel Tritone.

Outras vantagens são: fácil acesso para Veneza e outras cidades do Vêneto; fácil acesso de ônibus para o aeroporto; não precisar carregar as malas pelos labirintos e canais de Veneza; acesso a supermercados e restaurantes mais baratos. Infelizmente não é só a hospedagem que é cara na Veneza insular. Tudo é caro.

Para ser honesta, comi em apenas um restaurante bom em Mestre. O nome é Moro e fica pertinho da estação. É um restaurante típico veneziano, familiar, sem muitos pratos no menu. Pedi um cappellacci di bufala, uma espécie de super ravióli e gastei 17,5 incluindo o coperto  (equivalente ao nosso couvert) e um refrigerante. Pela qualidade dos ingredientes (tudo fresquinho e feito no dia), diria que seria praticamente impossível encontrar algo similar em Veneza insular.

hospedagem econômica em Veneza

Parece pequeno, mas foi suficiente (e olha que como bastante) e estava delicioso!

Você encontra muito menu turístico em Veneza por 12 a 15 euros, mas fuja porque é cilada. Os melhores restaurantes do Vêneto são os discretos, preferencialmente os que só têm menu em italiano e o cardápio é pequeno. Meu primo italiano costuma dizer que se tiver lasanha no cardápio a chance do restaurante ser ruim é bem alta.

Desvantagens de ficar em Veneza Mestre

A cidade é feia e sem atrativos. Vou repetir novamente isso para ninguém ir com falsas esperanças. Outra desvantagem é você acordar e não conseguir ver os labirintos e/ou canais da janela do seu quarto, o tal “encanto de Veneza”.

Em relação ao que todo mundo fala que ficar fora de Veneza insular é um erro, eu discordo. Morei um tempo com meus parentes enquanto estava reconhecendo minha cidadania italiana em uma cidadezinha próxima à Veneza, depois morei em Pádua (meia-hora de trem) e sempre fui para Veneza em esquemas de bate-volta.

Às vezes visitava dois dias seguidos e nunca achei que minha visita ficou incompleta porque não dormi em Veneza insular. Essa é a minha opinião, claro. E outra: os ônibus e trens funcionam até bem tarde. Dá sim para jantar e tomar uns drinks em Veneza e depois seguir para o hotel, assim como dá para acordar bem cedo e tomar café da manhã em Veneza se for o caso.

Você terá que colocar na balança esses fatores e analisar se realmente vale a pena gastar mais euros para ficar em Veneza ou se é melhor escolher uma hospedagem econômica em Veneza Mestre.

Como escolher um bom hotel em Veneza Mestre

Quanto mais perto da estação de trem, melhor. O ideal mesmo é escolher um que você só precise atravessar a rua, como no caso do Hotel Tritone (onde fiquei). Minha mãe já ficou no hotel Plaza e gostou muito.

Em relação ao Tritone: a decoração do hotel é bem antiga e os quartos precisam de uma iluminação melhor e mais tomadas, mas o quarto tem um tamanho considerável, o banheiro é moderno (box com chuveiro), o café da manhã está incluso na diária e é muito bom, os quartos são limpos, os funcionários são prestativos e o Tritone ainda oferece chá, café e croissants  na recepção ao longo do dia para os hóspedes.

hospedagem econômica em Veneza

Quarto simples, mas confortável

hospedagem econômica em Veneza

Parte do café da manhã. É super completo!

Wi-fi é grátis e pega bom em todo o hotel e ainda há um computador e impressora à disposição dos hóspedes na recepção. Ah! O hotel tem elevador. O hotel está descrito como 4 estrelas, mas eu daria 3. Já falei aqui no dia que tudo deu errado na minha viagem que não dá para confiar nas estrelas dos hotéis em Veneza Quero deixar bem claro que o Hotel Tritone é o hotel bom que eu fiquei em Veneza e não o hotel péssimo que descrevi no texto do dia que tudo deu errado, ok? Pode ficar no hotel Tritone tranquilamente, a nota dele no Booking é 8,6. Ele vive lotado, então reservar com antecedência é crucial.



Booking.com

 

Enfim, fica a sugestão caso você queira uma hospedagem econômica em Veneza. Escolher Mestre pode ser sim uma boa opção, principalmente para o seu bolso.

Foto em destaque: lornet / Shutterstock.com

5 comentários

Iris 13 de setembro de 2016 - 23:06

Realmente Veneza é cara, mas achei mais bonita, bem mais divertida e mais em conta que Firenze (até comprei umas roupas em promoção em Veneza, como um cardigã excelente por 10 euros)

Outra opção para economizar no hotel é aproveitar ao MÁXIMO o cancelamento gratuito de reserva no Booking.

Fiquei acompanhando as ofertas no Booking toda semana feito louca, e assim que aparecia vaga em um hotel mais barato + com melhor relação custo-benefício, reservava e desfazia a reserva anterior. Para Roma fiz isso umas 20 vezes (fiquei com dó dos hotéis para os quais “dei bolo”, mas meu dinheiro não cai do céu)…

Para Veneza foi mais fácil: uns 2 meses antes da viagem alguém liberou um quarto individual sem café em um hotel do lado da estação Veneza Santa Lucia por 40 euros. Sim, QUARENTA euros! Peguei na hora, e ainda pude economizar no Vaporetto (o hotel era do lado e eu mesma pude carregar a mala até o hotel). Fora a meia horinha a mais para dormir e não me preocupar em acordar cedo para compensar o tempo gasto me deslocando até Veneza…

Lembrando que eu já tinha reserva em um outro hotel em Veneza para garantir – mesmo preço, mas em uma das ilhotas (Lido). Graças que não precisei, imagina o stress para ficar pegando o Vaporetto…

Responder
Fernanda 18 de setembro de 2016 - 19:05

É uma boa dica. Obrigada!

Responder
Luzianyluccas 22 de fevereiro de 2017 - 15:07

Vou pra Itália em abril…ficarei um mês..estudando em uma escola….não vou ter muito tempo pra conhecer a Itália….quando terminar o curso gostaria de ficar mais tempo…o que vcs me indique…qual a melhor forma.de hospedagem….obrigado…bjos

Responder
Fernanda 23 de fevereiro de 2017 - 07:45

Se for ficar muito tempo, talvez seja uma opção alugar um quarto no Airbnb. Hostels também são opções mais baratas, mas aí depende de quantos dias pretende ficar e onde.

Responder
Laura 10 de abril de 2017 - 12:33

Legal.

Responder

Deixe um comentário