Berlim é uma cidade incrível. Diria que para visitar com calma a cidade, seriam necessários pelo menos 5 dias. No entanto, se você tiver pouco tempo ou queira saber quais são as 10 atrações imperdíveis de Berlim, segue uma lista.
1) Torre de TV
Certamente o melhor local para ver Berlim do alto. A cidade chega até a parecer uma maquete. Minha dica: compre o ingresso antecipadamente. Comprei o “early bird” por €13, que garante entrada entre 10:00 – 11:00 hs. Você irá economizar um bom tempo, porque a fila é enorme.
2) Parlamento (Reichstag)
Já falei aqui nesse post como visitar o Parlamento (é grátis). Vale muito a pena!
3) Portão de Brandemburgo
É o cartão postal mais conhecido de Berlim e já foi símbolo da divisão da cidade, afinal o muro passava em frente ao portão. Hoje, ele é símbolo da reunificação e palco de eventos comemorativos na cidade. Estive lá no Dia do Trabalhador e estava rolando uma super festa.
4) Memorial do Holocausto
Memorial erguido em homenagem às vítimas do holocausto. Além dos blocos de concreto, você pode visitar a exposição com detalhes das famílias judias.
5) Museu Judaico
Foi um dos museus mais interessantes que conheci. Já falei dele aqui nesse post.
6) East Side Gallery
É onde você pode ver a maior parte do que sobrou do Muro de Berlim. Veja o post.
7) Checkpoint Charlie
Post militar entre a Alemanha Ocidental e Oriental em Berlim durante a Guerra Fria. Virou símbolo da época não só pela separação da cidade, pois para muitos alemãs orientais significou uma porta para a liberdade. Na região, há o museu de mesmo nome e uma exposição mostrando algumas tentativas de fuga na época.
8) Ilha dos Museus
Mesmo que você não seja fã de museus, vale a pena dar uma passeada na região porque os prédios são lindíssimos. São cinco museus no total.
9) Catedral de Berlim
Fica na ilha dos Museus e é a maior igreja protestante de Berlim. Você pode visitá-la internamente.
10) Gedächtniskirche
A igreja quebrada é uma das principais atrações de Berlim. Foi bombardeada durante a Segunda Guerra e ao contrário de outros pontos turísticos, não foi restaurada. É mais uma “cicatriz” que ficou em Berlim. Da série “lembrando daquilo que não pode se esquecer”.