Preciso Viajar

10 Motivos para conhecer Portugal

Portugal é um dos meus países favoritos da Europa. É um país pequeno e cheio de surpresas. Já morei em Lisboa e já tive a chance de dar uma boa viajada pelo país, que é realmente incrível de norte a sul. Motivos para conhecer Portugal não faltam. Conheça alguns deles.

10 Motivos para Conhecer Portugal

1) História

Portugal respira história. É possível encontrar escrituras em pedra de mais de 20 mil anos, conhecer Patrimônios Mundiais da Unesco, visitar centros medievais e também conhecer um pouco mais da própria história do Brasil, já que a nossa história começa com a com a parte da história de Portugal chamada de o período das Grandes Navegações, época em que Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novos territórios . Foram as explorações marítimas da época que transformaram Portugal em uma grande potência imperial. É possível viver um pouco dessa história visitando museus, igrejas e monumentos que foram construídos para homenagear os navegadores.  O Padrão dos Descobrimentos é um deles.

motivos para conhecer Portugal

Padrão dos Descobrimentos. Foto: Shutterstock

2) Arquitetura

A arquitetura portuguesa é bem variada: ruínas antigas, obras que homenageiam o período das Grandes Navegações, castelos, igrejas, mosteiros e também há monumentos bem modernos, como a estação Gare do Oriente em Lisboa. São muitas as obras arquitetônicas incríveis.

Estação Gare do Oriente. Foto: Shutterstock.

3) Gastronomia

Na minha opinião, a comida portuguesa é uma das mais deliciosas do mundo. Frutos do mar, muita carne de porco, pães, azeitonas, queijos e maravilhosos doces. Tudo isso com preços muito acessíveis.

Sardinhas grelhadas

Pastéis de Belém

4) Vinhos

Quando pensamos nos vinhos portugueses, pensamos no vinho do Porto, mas o leque é bem mais amplo. A região do Alto Douro, por exemplo, é a região mais antiga de produção vinícola do mundo. Já a região do Minho produz o famoso vinho verde. Uma coisa é certa: independente de qual região de Portugal você visitar, é garantido que encontrará um bom vinho nacional.

Vinhos Portugueses. Foto: Shutterstock

5) Idioma

Ainda que existe diferença de sotaques e diferenças em algumas palavras, todos falamos a língua portuguesa. Um ponto super positivo, principalmente para quem não fala outras línguas e tem medo de viajar para o exterior.

6) De tudo um pouco

Portugal é um país que agrada os amantes de história, arte, arquitetura, natureza e praias. Também agrada quem procura turismo religioso, enoturismo e gosta de festa. Vilarejos históricos, castelos, cenários cinematográficos (praias, rios, vales, montanhas) e, é claro, cidades. Assim é Portugal, um encanto de norte a sul.

Vale do Douro

Sintra

7) Praias maravilhosas

São mais de 800 km de costa, com praias muito bonitas. A água realmente é gelada, mas as paisagens são cinematográficas (de norte a sul).

Praia do Camilo no Algarve

8) Segurança

No geral, Portugal é um país muito seguro. Tirando os cuidados básicos de segurança com nossos pertences que devemos ter em qualquer lugar é muito tranquilo fazer turismo pelo país. Já viajei sozinha por lá algumas vezes e nunca tive problemas. Veja golpes comuns contra turistas na Europa.

9) Clima

Portugal é realmente incrível durante os meses mais quentes, porque podemos aproveitar os festivais, festas dos santos e toda a beleza das praias. Porém, mesmo no inverno, ainda é possível aproveitar bastante a viagem, já que comparado com outros países da Europa, o inverno de Portugal é ameno. Para quem mora no sul do Brasil, por exemplo, o inverno é bem equivalente.

10) É um país barato

Considerando o custo da Europa, Portugal tem um ótimo custo x benefício. Come-se muito bem por €10, por exemplo. Cheguei a comer um bacalhau maravilhoso em Lisboa por €15. Detalhe: o prato era para duas pessoas. O transporte público é eficiente e barato e para quem gosta de viajar de carro, os preços dos aluguéis também são em conta. Há hospedagem para todos os bolsos e o país ainda abriga alguns dos melhores albergues (hostels) do mundo.

Torre de Belém, Lisboa. Foto: Shutterstock

Continue planejando sua viagem para Portugal

O que é bom saber antes de viajar para Portugal

Roteiro Viagem Portugal 10 dias

Qual é a melhor época para viajar para Lisboa

Onde comprar chip pré-pago em Portugal

* Foto em destaque: Shutterstock

Sair da versão mobile