Relutei muito até comprar o tal pau de selfie. Quando a moda começou, confesso que achava medonhas as fotos em que o bastão aparecia. Porém, resolvi arriscar e comprei um na China. Demorou meses para chegar. Comprei o mais simples, sem saber que havia modelos com controle remoto ou um botão no próprio bastão. Resumindo: tinha que utilizar o meu com a função “timer” do celular. Cansei e acabei comprando um controle remoto e um outro modelo com um botão já embutido. Comprei tudo online em sites da China, porque era muito mais barato do que comprar no Brasil. Tem que ter um pouco de paciência, mas um dia – quando você menos esperar – chega.
Se você ainda não se rendeu, dou 10 bons motivos para você comprar um pau de selfie e levá-lo para a sua próxima viagem. Para quem me perguntou no Instagram quem era o fotógrafo que estava tirando minhas fotos na Europa, a resposta é: pau de selfie.
1) O melhor amigo de quem viaja sozinho
Ah se tivessem inventado essa maravilha antes da minha volta ao mundo. A verdade é que o pau de selfie é sim uma mão na roda para quem viaja sozinho. Só quem viaja dessa maneira sabe o quanto é doloroso pedir para alguém tirar uma foto sua. Doloroso porque, na maioria das vezes, a pessoa simplesmente corta metade do ponto turístico ou treme a foto ou as duas coisas.
2) O melhor amigo de quem viaja
Sejamos justos, mas mesmo viajando em grupo o pau de selfie é um amigão. Tira fotos da galera (nunca ninguém é excluído por estar tirando a foto), tira foto do casal, tira foto da família, tira foto de todo mundo.
3) Cabe em qualquer mochila e não é pesado
Na verdade cabe até na bolsa. É um acessório super prático.
4) É barato
Dá para comprar na China por U$5/U$6. Demora para chegar, mas é bem mais barato que no Brasil. O mais barato que encontrei aqui custava R$80.
5) Se for bem usado, ninguém nem vai saber que você tem um
O segredo é saber usar. Eu particularmente continuo achando medonho quando o bastão aparece. Se você enquadrar bem, dá para tirar fotos muito legais e ainda vai ter gente perguntando quem era o fotógrafo.
6) Estabilidade
Para quem curte gravar vídeos, o pau de selfie é excelente também. A imagem não fica tremida.
7) Menos rosto, mais paisagem
O problema da selfie é que é muito rosto para pouca paisagem. No meu caso, quero ter um registro meu e do lugar, mas meu rosto não precisa ser o protagonista. O pau de selfie também ajuda nesse quesito. Dá para colocar mais paisagem na foto e menos rosto.
8) Escolha do melhor ângulo
Outra vantagem. Dá para escolher o melhor ângulo para a foto antes de apertar o botão ou ligar o timer.
9) Flash
Como a câmera frontal não tem flash, dá para usar a outra com flash. Exige um pouco mais de “gambiarra”. Alguém tem que conferir antes se o ângulo está bom, mas as fotos noturnas ou em ambientes escuros estão garantidas.
10) Vergonha é ter foto ruim
Ok, confesso que no começo morria de vergonha de tirar o pau de selfie da bolsa, mas aí lembrei que: 1) ninguém me conhece; 2) vergonha é ter foto ruim, tremida ou não ter foto porque não tinha ninguém para tirar.
Desnecessário dizer para usar o pau de selfie com moderação, olhar em volta e ver se não está machucando ninguém e, principalmente, ver se o acessório é permitido em determinada atração.
Outra dica que dou é para testar bem o equipamento (ver se está firme) antes de colocar o celular.
*Foto em destaque retirada do site Ali Express.