Uma das coisas que eu mais odeio no Brasil é o sistema de 30 dias de férias corridos. No meu trabalho, por exemplo, eu sequer posso parcelar: ou tiro os 30 ou tiro 20 e vendo 10 (obviamente essa nem é uma alternativa para mim). Se você também tem esse problema e precisa do milagre da multiplicação das férias para viajar mais, tenho 5 dicas:
1 – Ser mesário
Longe de ser a oitava maravilha do mundo ficar 1 ou 2 domingos trabalhando de graça (em caso de segundo turno), mas são 2 dias úteis de folga no seu trabalho. Por mais que você trabalhe na filial do inferno, eles não podem fazer muita coisa já que a folga é obrigatória. Lógico que aí tudo vai depender da sua habilidade de negociar da melhor maneira possível esses 2 dias de folga (4 garantidos esse ano). Obviamente que o ideal é que você negocie sexta e segunda ou uma segunda e terça ou uma quinta e sexta para emendar com o final de semana. E no melhor dos cenários (caso tenha segundo turno) negociar logo de uma vez 1 semana de folga.
Em tempo: eu e a Manu fazemos isso todos os anos eleitorais, por livre e espontânea vontade. Sim, nós nos voluntariamos como mesárias. Por que? Porque funciona. A folga é garantida.
2 – Ser doador de sangue
Na verdade, você deve doar sangue para ajudar outras pessoas. É um ato nobre e extremamente necessário. Os hospitais estão sempre precisando de sangue. Porém, caso você ainda não tenha se animado, saiba que você tem direito a 1 dia de folga remunerado a cada 12 meses para fazer a doação. Tá aí uma ótima oportunidade para doar sangue e ajudar o próximo em dias como sextas-feiras, vésperas de feriados e vésperas de férias.
Em tempo: sendo doador de sangue você ainda tem direito a meia-entrada. Mais economia de $$$ = mais viagens.
Procure o banco de sangue mais próximo.
3 – Decorar os feriados anuais
Se você ainda não decorou os feriados de 2015, você está atrasado. Por favor, não esqueça de considerar os feriados municipais e estaduais também. Antecedência é tudo para garantir os melhores preços para os feriados.
Em tempo: recomendo fortemente que você assine a newsletter do Melhores Destinos para não perder nenhuma promoção.
4 – Férias começam na segunda
Eu vejo colegas cometendo o erro juvenil de escolher datas aleatórias para o início das férias. Não, não, não! Férias devem começar sempre na segunda (com exceção da dica 5 abaixo). E é bom estudar bem o calendário e dar um jeito de encaixar o término das férias para uma sexta. Só aí você já ganhou mais 4 dias de férias, afinal você vai viajar sexta a noite e irá voltar no domingo. Certo?
Em tempo: eu volto segunda de manhã e vou direto para o trabalho.
5 – Se as férias não começam na segunda, elas começam depois do feriado
Só dá para perdoar férias que não começam na segunda se elas começam após um feriadão. Novamente é bom analisar com carinho o calendário e ver exatamente quais são os bons feriados do ano. Uma vez eu consegui a façanha de começar minhas férias depois de um feriado de 4 dias e consegui fazer com que elas terminassem exatamente 1 dia antes de outro feriado de 4 dias. E, se na sua empresa você consegue parcelar as férias, você pode usar esse truque nas duas férias. Perfeito, não?
Em tempo: é exatamente por isso que eu nunca tiro férias em julho e agosto. Não tem feriado nesses meses (pelo menos não em Curitiba).
E você? Tem mais alguma sugestão para conseguir esticar as férias?