Preciso Viajar

Como abrir conta no exterior online

Post atualizado em 21/10/18: infelizmente a LeoPay encerrou as atividades para brasileiros. Acabei de receber um email dizendo que a minha conta foi encerrada e tenho no máximo 2 meses para informar outra conta para que eles possam fazer a transferência para uma outra conta de minha titularidade. Absurdo! Ou seja, ignorar o que está escrito logo abaixo, pois brasileiros não podem mais ser clientes LeoPay. E mesmo que você resida em outro país, não recomendo a abertura da conta, pois a empresa não tem o mínimo respeito por seus clientes. 

Quando o dólar e euro começaram a disparar, o desespero bateu. Com o real super desvalorizado e as altas taxas de câmbio no Brasil, comecei a pesquisar alternativas para abrir uma conta no exterior e conseguir enviar dinheiro para lá para fazer uma “poupança” para a próxima viagem. Que fique claro: esse post é uma indicação espontânea. Passei meses pesquisando as alternativas para abrir conta no exterior estando no Brasil.

Como abrir conta no exterior – online

Depois de muitas pesquisas, acabei optando pela abertura da conta no banco digital LeuPay. Na verdade está mais para um cartão pré-pago do que para uma conta corrente, mas para as minhas necessidades isso era suficiente.

O que eu queria? Uma conta no exterior sem custo de manutenção que me permitisse ter um saldo em moeda estrangeira e um cartão internacional que me permitisse fazer saques e compras no débito durante as minhas viagens para o exterior.

Foi aí que a conta no Leupay pareceu ser a melhor alternativa, porque por enquanto é o único banco digital que está aceitando abertura de contas para brasileiros com domicílio no Brasil. Até tentei dar um jeito de abrir no Revolut e no N26 com meu passaporte italiano e utilizando endereços de amigos da Europa, mas não deu certo.

Abrindo a conta no LeuPay estando no Brasil

O processo foi muito simplificado. Fiz o cadastro no próprio site https://www.leupay.eu/, na aba “account” e depois “sign up now”. O próprio sistema identificou que eu estava no Brasil. Cliquei em “create account” e selecionei a opção “personal” (conta pessoa física).

abrir conta no exterior

O formulário é em inglês. Coloquei todas as informações solicitadas: email, senha, número do celular, nome, sobrenome (todos os sobrenomes), data de nascimento, número do documento de identidade (coloquei o número do passaporte), endereço residencial, CEP, cidade. Marquei “não” na resposta da pergunta Are you or have you in the past been entrusted with a prominent public function?, deixei os detalhes adicionais em branco, marquei as duas caixas do “you are almost done” e cliquei no “Create Account”.

Importante:  coloque o seu número do celular completo com o código +55 na frente e o código da sua cidade porque eles enviam um SMS para que o cadastro seja concluído.

Depois, verifique o seu email porque também é necessário fazer a validação dele.

Como confirmar sua identidade no LeuPay

O próximo passo foi baixar o aplicativo do LeuPay no celular e fazer a verificação da identidade e envio da documentação.

Essa parte é feita por vídeo. Conectei às 9h (horário de Brasília) e o sistema me deu a opção de escolher entre um funcionário que falasse inglês, espanhol ou português. Fui atendida por um português que me fez algumas perguntas e me pediu para tirar algumas fotos do passaporte. Essa parte foi bem chatinha, porque não pode ter reflexo nenhum na foto. Tive que mandar umas 5 fotos até ele dizer que estava ok.

Fiquei acompanhando pelo aplicativo para ver se a conta estava liberada e no dia seguinte me pediram um comprovante de endereço. Anexei o arquivo no sistema (só dá para fazer pelo site do LeuPay no computador) e no dia seguinte minha conta estava liberada e eu já tinha o IBAN (número de conta internacional).

Como enviar dinheiro para o LeuPay

Aí que entra o pulo do gato e a maneira de realmente economizar no câmbio. Como? Enviando via Transferwise. Peguei um código de desconto na internet (primeira transferência sem taxas e IOF) e enviei um valor para minha conta do LeuPay.

(observação: se alguém quiser me ajudar, agora eu tenho esse link de desconto – Clique aqui para fazer a primeira transferência sem taxas).

O dinheiro chegou na conta do LeuPay em 2 dias. Resolvi então pedir os cartões. Se você não tiver pressa, pode solicitar o envio normal. É grátis!!! Eu optei por pagar o envio expresso – 14 euros. Em 10 dias, chegaram dois cartões na minha casa: um para a conta em dólar e outro para a conta em euro.

Contas em diferentes moedas

Essa foi a característica que achei mais legal no LeuPay. Você pode ter conta em até 10 moedas estrangeiras e ficar transferindo o saldo entre elas sem taxas. Se quiser, você pode pedir um cartão por moeda. Observação: há um custo de emissão depois do segundo cartão.

Como ativar os cartões e receber as senhas

Para receber as senhas dos cartões, você precisa informar no site do LeuPay (com seus dados de login) que os cartões chegaram. As senhas são enviadas por SMS.

Os cartões são da bandeira Visa.

Vale a pena abrir conta no exterior?

No meu caso, valeu a pena por causa das viagens, porque só precisava do cartão de débito. O LeuPay é uma fintech e as contas são simplificadas.

Outras sugestões para quem quer abrir conta no exterior estando no Brasil e prefere bancos tradicionais são: BB Américas e Banco Millennium (Portugal). Fiquei bem tentada a abrir no Millennium, mas a abertura precisa ser feita presencialmente em um dos escritórios do Brasil e hoje eles só possuem escritórios nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Mais informações sobre abertura de conta no Millennium – https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/Contas/Pages/aberturaconta.aspx

Sair da versão mobile