Ayutthaya foi a primeira capital da Tailândia e fica a apenas algumas horas de Bangkok. Por volta de 1.700, ela foi destruída e hoje é Patrimônio da Humanidade, reconhecida pela Unesco. Se você estiver com o tempo apertado, pode fazer um day tour para lá e retornar para Bangkok no mesmo dia.
Quando entrei nas ruínas da cidade, tive a mesma sensação de quando conheci Roma. Parece que você está dentro de um livro de história, revivendo tudo. Ver todas aquelas ruínas, Budas sem cabeça, me fez perceber o quanto aquilo foi importante e trágico para o povo tailandês.
Visitei muitos, mas muitos Wats (templos) na Tailândia, mas a riqueza de detalhes dos Budas em Ayutthaya é impressionante. Muitos deles estão sem cabeça (foram destruídos) e é extremamente desaconselhável que você tire uma foto com sua cabeça em um deles, pois é uma tremenda falta de respeito com os budistas.
Lá em Ayutthaya também tem um “Reclining Budha” (Buda deitado). Parece que é o maior da Tailândia. É realmente impressionante o tamanho. Ele estava vestido com a roupa de “inverno” quando fui (fevereiro).
No dia que eu fui, cruzamos com uma três excursões de escolas. Todas aprendendo “ao vivo” sobre a história do seu país. Era engraçado, pois quando elas viam os turistas, elas vinham com os cadernos, fazer uma espécia de “mini pesquisa de satisfação” sobre a Tailândia e também pediam para tirar fotos conosco. As crianças eram super simpáticas e carinhosas. E é essa a imagem que guardo da Tailândia – um país maravilhoso, com um povo feliz e amigável. E, no final, acaba sendo contagiante e você também começa a sorrir.