Preciso Viajar

Beijing ou Pequim: o que fazer na cidade

Beijing ou Pequim (como os brasileiros chamam a cidade) é uma cidade linda. Se você só puder escolher uma cidade para visitar na China, escolha Pequim.

É uma cidade muito tranquila para se locomover. O metrô é excelente, está escrito em mandarim e inglês e é muito barato. Uma passagem custa o equivalente a U$0,33. Acredito que o metrô seja a melhor opção de locomoção porque é um saco pegar táxi por lá. Os taxistas são dodgy (acredito que a tradução para isso seria malandro). Eles não querem ligar o taxímetro, te cobram 3 vezes o preço que cobrariam para um chinês e simplesmente te deixam no meio da rua se acham que a corrida não vai valer a pena para eles. Sem contar que o trânsito é meio caótico, então use e abuse do metrô.

 Tem bastante coisa para fazer em Pequim, mas fazendo o básico do básico, 4 dias são suficientes. Visitar a Muralha da China é um item mandatório (item de bucket list, aquela lista que você faz das coisas que quer fazer antes de morrer). Veja nesse post todas as dicas da Muralha da China.

Depois da muralha, existem outras coisas obrigatórias em Pequim. São elas – Forbidden City (Cidade Proibida), Temple of Heaven e Summer Palace.

Forbidden City: Cidade Proibida

E aí se você tiver um daqueles famosos guias internacionais, vai estar escrito que você precisa de 1 dia inteiro para a Cidade Proibida Na boa, uma manhã tá mais do que bom. O lugar é de fato enorme, mas seguindo o fluxo (porque eu pelo menos não consigo seguir os mapas), dá para visitar tudo numas 4 horas.

cidade proibida

Depois ainda vale a pena visitar a Praça Celestial que fica em frente a Cidade Proibida. Eu fui para a China em dezembro, estava muito frio e nevando. Inclusive tive que tomar bastante cuidado para não escorregar na Cidade Proibida, porque o chão estava muito escorregadio.

Melhor época para visitar a China

Se possível, visite a China na época da primavera entre março e maio ou na época de outono entre setembro e outubro.

Temple of Heaven: Templo do Céu

Eu não gostei, mas tenho certeza que minha opinião foi afetada pelo dia horrível que estava fazendo no dia que eu fui lá. Estava muito frio, muito cinza e nevando muito. Além de eu nem conseguir andar direito porque todo o chão estava escorregadio, eu nem conseguia tirar a luva para tentar tirar fotos melhores.

Dica quentíssima – no dia que for visitar o Temple of Heaven, aproveite e visite o Mercado de Pérolas que fica quase em frente à saida do metrô que dá acesso ao Temple of Heaven. Qualquer dúvida, pergunte no hostel ou hotel que ficar e eles te explicam bem certinho como chegar lá.

Mercado de Pérolas

Esse mercado na verdade vende de tudo desde capas para ipod, bolsas falsificadas até as pérolas. Antes que me perguntem, as pérolas são verdadeiras, mas lógico que você terá que procurar as lojas mais ajeitadinhas para comprar.

As pérolas são verdadeiras, mas não significa que os chineses pegam as pérolas direto das ostras no mar. Eles desenvolveram uma técnica de produção artificial de pérolas em água doce. Na verdade, você até consegue encontrar nesse mercado as pérolas de água salgada, mas são muito caras. Eu fiquei horas no mercado pesquisando as pérolas, porque tem muita coisa brega (não vou mentir). Para ter certeza que é verdadeira, faça a vendedora passar uma tesoura na pérola. Se ela descascar é porque é biju e se não descascar, é verdadeira.

E ao mesmo tempo, tem muita coisa linda, como colares de pérolas negras e verdes chiquérrimos e que custam U$20. Lógico que você vai ter que negociar e muito. No meu caso, eu dei muita sorte, porque cheguei horas antes do mercado fechar e pelo visto, naquele dia as vendas estavam fracas em todos os andares.

Comecei a barganhar na loja de DVDs e a mulher simplesmente passou um rádio para todo mundo dizendo que eu era boa de barganha. Para que? Tive meu momento celebridade, todo mundo queria que eu negociasse com eles e com os que eu comprei, eles me pediram para tirar fotos com eles, me davam a mão e falavam – foi muito bom negociar com você. “Xie Xie”. Hahaha. Foi hilário!

Comprei 1 colar de pérolas (real), 1 fone de ouvido para o ipod, 2 pingentes de Jade que comprei achando que significa Felicidade, mas na verdade significa algo como boa sorte, 1 capa protetora para meu ipod, 10 dvds virgens e 10 postais por U$ 50.

Observação – o fone não durou nem 1 semana, o meu pingente de Jade descolou a tal escrita chinesa de “boa sorte” 3 meses depois que voltei para o Brasil, a capa protetora do ipod ainda está colada nele, os dvds foram todos utilizados, os postais também e o colar de pérolas continua firme e forte.

Summer Palace – Palácio de Verão

É lindo, maravilhoso mesmo. Foi o que eu mais gostei e o que realmente acho que vale investir 1 dia para visitar.

Bird’s Nest: Ninho do Pássaro

Se você está com tempo de sobra, vale a pena ir até a região que foram realizadas as Olimpíadas em 2008. Você pode visitar o estádio Bird’s Nest (Estádio Nacional de Pequim) por dentro (não é muito caro). Eu gostei bastante.

Leia também:

 

Chengdu

Shangai

Preços das coisas na China

Sair da versão mobile