Bom, desnecessário comentar do golpe da falsificação na China, né? Acho que todo mundo tem consciência que Made in China é made in China. Existem lugares e existem lugares.
Não adianta entrar num mercado obscuro, encontrar um i-Phone por U$200 e achar que é real, porque obviamente não é. Isso não quer dizer que tudo que se vende na China é falsificado. Eu comprei um colar de pérolas real por U$15. Tudo bem que não é pérola do mar, é uma pérola que vem de uma técnica diferente, mas o colar é real (levei para comprovarem). Interessado nas pérolas? Leia esse post.
Mas, além desse golpe, existe um outro bastante popular no país. O golpe dos estudantes. Muito cuidado com o tal golpe do chá, café ou exposição de arte.
Funciona da seguinte maneira: jovens chineses abordam turistas ocidentais no meio da rua e dizem ser estudantes. Perguntam seu nome, de que país você é, ficam puxando papo com a desculpa que precisam praticar inglês. E você, bobinho, vai acreditando, achando que o pessoal é mega simpático, até que eles te convidam para o fatídico chá, café ou para visitar uma exposição de arte.
Fuja!!! É scam (golpe). Você vai na tal casa de chá e os caras te cobram uns U$100 por uma xícara de chá. É bem fácil identificar as pessoas que tentam aplicar esse golpe. Elas têm inglês muito bom, estão bem vestidas, são muito simpáticas, em 99% das vezes pedem para tirar foto com você, estão nos principais pontos turísticos e são muito boas de lábia.
Mas,volto a repetir, fuja! Se quiser ir a uma cerimônia de chá, pergunte no seu hostel/hotel um bom lugar e que tenha preços honestos.
P.S – os chineses adoram tirar fotos com os ocidentais. Isso não é golpe. É curiosidade mesmo!