Ícone do site Preciso Viajar

Hábitos brasileiros que os gringos não entendem

Você acha bizarro comer noodles no café da manhã? E os biquínis das gringas? Pois é, saiba que eles também acham alguns de nossos hábitos para lá de estranhos. Compilei aqui 12 hábitos brasileiros que os gringos não entendem e já me questionaram muito mundo afora.

1) Escovar os dentes após o almoço

Nunca esqueço da cara de pavor das minhas colegas (em Lisboa e Londres) ao me verem no banheiro escovando os dentes após o almoço. O hábito definitivamente não é comum em muitos países. O pessoal masca um chicletes e olhe lá.

2) Banho todo dia* 

Tem gente que não toma banho todo dia. É uma diferença cultural. Na Austrália, por exemplo, eles até tomam banho todo dia, o choque vinha mesmo ou com o banho noturno (meu caso) ou com o segundo banho do dia (no verão).

3) Abacate doce

Tenta falar para um gringo que você adora bater leite, abacate e açúcar e fazer uma vitamina. Veja a cara de espanto. Abacate em quase todo o mundo é usado na salada e/ou tempero (vide comida mexicana).

4) Arroz com feijão

É bem provável que escute do gringo: “sério”? Essa “maravilha” (to colocando entre aspas, porque particularmente detesto a combinação) é famosa só aqui mesmo. Feijão eles gostam ou na comida mexicana ou nos tradicionais cafés-da-manhã ingleses. Arroz em comida asiática, paella ou risoto.

5) Biquínis

O fio-dental ainda choca, assim como os nossos biquínis mais “normais”. As gringas realmente não entendem porque a parte de baixo é tão pequena. Pois é! E eu também nunca entendi porque a parte de baixo delas é tão grande.


6) Jogar papel higiênico no lixo

Nem todas as cidades do Brasil têm um sistema de esgoto que permite que o papel higiênico seja jogado no vaso. Lá fora, é muito comum jogar o papel diretamente no vaso, então os gringos ficam abismados ao verem que aqui jogamos no lixo.

7) Morar com os pais

Nos países desenvolvidos é muito comum o jovem sair da casa dos pais quando vai para a faculdade. Tenta explicar para um gringo que quanto antes você começar um estágio melhor e que um trabalho de meio período de garçom, por exemplo, não é suficiente para pagar aluguel, comida, transporte e a própria faculdade? Eles não entendem que aqui “qualquer emprego” não consegue pagar a “independência”.

8) Empregadas domésticas

Até eu acho difícil entender este item em pleno 2015. Imagina os gringos?

9) Ficar de frente para o sol e não para o mar

Os gringos quando vão para a praia querem mais é apreciar o mar. Um dia fui para uma praia na Tailândia com um sueco e ele ficou chocado quando estendi minha toalha em direção ao sol. Ele ficou virado para o mar.

10) Compras parceladas

E sem juros? Só no Brasil.

11) Espontaneidade

Obviamente não vale para todos os países, mas na Austrália, Inglaterra, Holanda e Alemanha, por exemplo, se você falar: “vamos tomar um café?” para alguém, provavelmente a pessoa irá pegar o celular e marcar na agenda. Meus amigos alemães ficavam abismados quando eu falava a frase para um amigo brasileiro e imediatamente saíamos para tomar alguma coisa. Para ser sincera, a espontaneidade é o que mais gosto nos brasileiros.

12) Falta de pontualidade

A festa começa às 20:00 hs e os convidados subentendem que é para chegar a partir das 20:30 hs? É muito Brasil, né? Os gringos ficam indignados com nossa falta de pontualidade. Durante minha volta ao mundo, o que mais escutava dos gringos era: “horário padrão e não horário brasileiro”. Traduzindo: não se atrase e mesmo assim, eu sempre atrasava. Vai entender.

13) Cerveja gelada

Ninguém leva tão a sério o fato de gelar cerveja como os brasileiros. Cansei de ver gringo tomando cerveja em temperatura ambiente (leia: quente). Todos meus amigos estrangeiros que visitaram o Brasil ficaram encantados com o isopor que envolve a garrafa e os baldes de gelo nos bares. Tá aí um hábito que poderia ser exportado.

14) Demonstração pública de afeto

Algo tão latino, não é mesmo? Mas dependendo do país, o nosso hábito de ficar dando beijinho de oi, abraços e até mesmo ficar de mão dada ou se beijando é considerado para lá de estranho.

Algum estrangeiro já falou para você que considera alguma coisa esquisita no Brasil? Conta para a gente.

*gifs retirados do site http://giphy.com/

 

Sair da versão mobile