A primeira coisa que levo em consideração na hora de escolher um hostel ou hotel é a localização. Ficar num lugar bem localizado, garante uma economia de tempo que, muitas vezes, é mais preciosa que a própria economia de dinheiro.
Em fevereiro, recebi alguns convites para me hospedar em Londres e acabei aceitando o convite do hostel Clink 78 em Kings Cross. Por que Kings Cross? Porque é, na minha humilde opinião, a estação mais bem servida de linhas em Londres. Além disso, é uma mão na roda para quem vai pegar o Eurostar (que era o meu caso).
O Clink 78 é um hostel enorme, enorme mesmo. Uma boa opção para quem vai viajar sozinho e quer tentar fazer amizades e, quem sabe, explorar Londres com outras pessoas. Todavia, como todo hostel grande, existem algumas ressalvas: a primeira delas é o tamanho do quarto. Se bem que comparado com outros lugares que já fiquei em Londres não dá para dizer que foi uma surpresa. O metro quadrado em Londres é caro, logo os quartos costumam ser pequenos (ainda mais no padrão econômico).
Fiquei em dois quartos privativos com uma amiga. No primeiro, tinha a beliche, uma pia e ainda sobrava um espaço para as malas e para a nossa livre circulação. Já o segundo quarto, era uma cela de prisão (o hostel foi um tribunal de justiça 200 anos atrás e eles conservaram algumas celas) e era claustrofóbico mesmo. Tinha a beliche e um espaço bem pequeno para a nossa circulação. Minha dica: não escolha esse quarto da prisão se você tem problemas de claustrofobia.
Em relação aos banheiros: eram muitos. Eu não cheguei a pegar horário de pico em nenhum deles (tomo banho de noite). De manhã, era mais movimentado, mas mesmo assim minha amiga não teve grandes problemas para tomar banho. A ducha era boa, água com bastante pressão e bem quente, porém você tinha que ficar apertando um botão (essa foi a parte chata). Outra parte que achei chatinha foi o fato de não ter uma prateleira dentro do box para você pendurar suas coisas. Tinha uns cabides, mas a pressão da água era tão forte que acabava molhando tudo que estava pendurado. No primeiro dia, saí com as roupas molhadas e no segundo dia fui mais esperta e levei tudo dentro de uma sacola plástica. Deu certo! Essas são minhas observações a respeito do banheiro.
Um ponto bastante positivo do hostel (além da localização) é o café da manhã. Geralmente, os cafés dos hostels são bem básicos e não vão muito além de café, chá e pão. No Clink 78 tinha tudo isso + manteiga, geleias, queijo cheddar (se você nunca comeu o da Inglaterra veja na foto como é) e mais algumas opções de cereais. Além disso, na área do bar/restaurante existem algumas máquinas de café/chocolate quente e comidas com preços acessíveis, além de uma cozinha caso queira preparar sua própria comida. Ah! O preço das bebidas do bar também é bem razoável para o padrão Londres.
Se você procura um hostel bem localizado em Londres, o Clink 78 pode ser uma boa opção. Mas realmente não é o tipo de hostel para você ficar muito tempo dentro do quarto, porque eles são bem pequenos.
Clink 78
Endereço: 78 King’s Cross Rd
Site: http://www.clinkhostels.com/
Camas em quartos coletivos a partir de £13 (depende da disponibilidade)
Quarto duplo a partir de £60.
Fica a 10 minutos a pé da estação de metrô de Kings Cross. Dica: se você estiver com algum passe em Londres que dê direito ao uso de metrô e ônibus, pegue o ônibus da estação até o hotel. São apenas 2 paradas, mas é uma ajuda valiosa principalmente se estiver chovendo.