Koh Lanta é uma ilha tranquila, relativamente próxima de Phuket, Krabi e Koh Phi Phi e tem fácil acesso por terra ou por ferry.
Ela não é pequena como Koh Phi Phi e também não é grande como Phuket. Ela tem o tamanho ideal. São várias praias e a melhor maneira de conhecer todas elas é alugando uma scooter. Mas sempre tem a opção do tuk tuk (mas haja paciência para negociar os preços).
Em termos de beleza, não tem muito como se decepcionar com praias na Tailândia, até porque se a praia não for maravilhosa, sempre tem a opção de fazer um tour de barco e encontrar lugares paradisíacos. E outra vantagem é que em poucos lugares do mundo, você consegue fazer massagem na beira da praia por U$10 (ou menos), tomar cerveja gelada por U$1, comer comida gostosa por U$5 e por aí vai. Ou seja, é fácil ser rei em qualquer lugar da Tailândia e vamos combinar que isso ajuda a melhorar o humor de qualquer pessoa.
Os europeus descobriram Koh Lanta faz tempo e já perceberam uma das vantagens da ilha: os cursos de mergulho. Koh Lanta não é o lugar mais barato da Tailândia para fazer cursos de mergulho, mas a diferença de preços com os cursos de Koh Tao não ultrapassa os U$100. A vantagem? É que aquela região do mar Andaman que Koh Lanta está localizada é a melhor região da Tailândia para mergulhar. E você poderá mergulhar na região de Phi Phi que é simplesmente o paraíso subaquático da Tailândia.
A desvantagem? É que a ilha não é tão baratinha assim. Ela tem os mesmos preços de Phi Phi, o que ainda é muito barato para os padrões Brasil de turismo, mas é caro para os padrões da Tailândia.
Koh Lanta é uma ótima opção para casais com e sem filhos. As praias são tranquilas, as festas não são tão loucas como em outras ilhas e a infraestrutura de hotéis e restaurantes é boa.
Para os jovens e solteiros, Koh Lanta pode ser uma alternativa para descansar o corpo depois das loucuras de Full Moon ou qualquer outra festinha tailandesa.
Outra coisa que notei é que algumas praias de Koh Lanta possuem ondas, o que é raridade na Tailândia. Não é onda para surfista, mas são marolinhas, coisa que não vi nas outras praias que eram verdadeiras piscinas.
Eu fiquei hospedada meio longe da praia e perto do ferry e paguei U$10 (isso mesmo) por um quarto duplo com banheiro compartilhado na Lanta House. E ía andando todos os dias para a praia (dava uma meia hora). Mas recomendo que você procure um hotel mais próximo da praia para aproveitar mais.
Koh Lanta pode até não ser a praia mais bonita da Tailândia, mas é uma ótima opção para quem procura sossego.
Então, resumindo:
1) Koh Lanta é uma ótima opção para quem busca cursos de mergulho mais em conta e não pode ir até Koh Tao;
2) Koh Lanta é uma ótima opção se você já possui o certificado da PADI, pois eles mergulham na região de Phi Phi, mas cobram menos pelos mergulhos do que você pagaria em Phi Phi;
3) Koh Lanta é uma ótima opção para casais (com ou sem filhos);
4) Koh Lanta é uma ótima opção para quem quer descansar.
Como cheguei
De Ao Nang, comprei um ticket de van para ir até Koh Lanta. Custou 300 baht (+ou- U$10) e a van demorou 3 horas para chegar lá lá.
De Koh Lanta, peguei o ferry para Koh Phi Phi (350 baht), onde passei o réveillon.