Preciso Viajar

Lençóis Maranhenses: o que fazer

Primeiramente gostaria de começar esse post dizendo que sem muito esforço os Lençóis Maranhenses entraram no meu top 5 Brasil. Em seguida, gostaria de dizer que vale o perrengue para chegar até lá. O lugar é maravilhoso.

Como o post é um mini-guia completo de o que fazer nos Lençóis Maranhenses, você pode ir direto ao ponto nos tópicos de sua preferência.

Circuito Lagoa Azul

Lençóis Maranhenses: o que fazer

Primordialmente, o que tem para fazer nos Lençóis Maranhenses é conhecer as lagoas. Há um ou outro passeio envolvendo visitas a praias de águas salgadas, quadriciclo, passeio em rico e etc., mas a cereja do bolo está mesmo nas lagoas.

Lençóis Maranhenses: o que é e onde fica

Antes de mais nada, você precisa saber que quando falamos de Lençóis Maranhenses estamos falando de um parque nacional que tem uma área de 155 mil hectares e passa por alguns municípios do litoral norte do Maranhão.

O acesso mais fácil e diria que o mais barato também é pela capital São Luís. Prepare-se para pelo menos 4 horas de estrada até chegar em uma das cidades base.

Há 3 principais cidades-base para você se hospedar e explorar a região: Barreirinhas (a que tem mais estrutura), Santo Amaro (a que tem as lagoas mais bonitas) e Atins (claramente a cidade que está tentando ser uma nova Jeri).

Circuito Lagoa Azul

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

Como eu disse anteriormente, são 3 opções de cidades: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.

Inicialmente eu até considerei ficar em Atins por ter lido que era uma vila charmosinha, mas em seguida desisti da ideia porque achei isolada demais para fazer os passeios que queria.

Acabei optando por ficar em Barreirinhas e Santo Amaro. E é provável que em uma próxima viagem para lá eu fique apenas em Santo Amaro. Já explicarei o porquê.

Barreirinhas

Barreirinhas é a principal escolha dos turistas porque é a que tem mais estrutura. Há mais opções de hotéis e pousadas (para todos os gostos e bolsos).

Por consequência também é a cidade que mais tem agências de turismo e oferece passeios diários para as lagoas próximas de Barreirinhas, bate-volta para Atins, bate-volta para Santo Amaro, passeios de quadriciclo, lancha, etc.

A cidade em si não tem charme não. É tudo muito simples e bem pobre.

Barreirinhas

E tirando a avenida Beira-Rio que concentra uns restaurantes, a rua principal do comércio é como qualquer rua comercial do interior. Algumas lojas até fecham para o almoço.

Eu iniciei a minha viagem por Barreirinhas e recomendo que quem vá se hospedar em duas cidades diferentes faça a mesma coisa.

Só para ilustrar: não é que as lagoas de Barreirinhas sejam feias, mas as de Santo Amaro são muito mais bonitas.

Onde ficar em Barreirinhas

Aqui você pode escolher entre ficar na avenida beira-rio, nos arredores da avenida principal ou em um hotel mais legalzinho e afastado do centro. Minha ideia inicial era ficar no centro pela facilidade de acesso ao comércio e restaurantes, mas tive que mudar o roteiro na última hora e acabei optando por ficar no Gran Lençóis Flat Residence.

Só que é longe do centro. No meu caso, não fez diferença porque fiz passeios todos os dias e eles me deixavam lá no fim do dia. O complexo tem um restaurante e de noite fazia um lanche rápido na área da piscina. Achei os preços dos lanches bem acessíveis. Já os preços dos pratos no restaurante eram mais elevados.

Gran Lençóis Flat Residence

Tem café da manhã e é pago direto no restaurante. Não é barato. Custou R$42,00 por pessoa (junho/23), mas achei muito bom e muito bem servido.

Eu fiz a reserva pelo Airbnb (apartamento da Núbia). Como ela cobra um valor bem acessível, o quarto está sempre reservado. Então, se pretende ficar lá, reserve com bastante antecedência. Tem opções de quartos no Booking também, opções com 1 ou 2 quartos, como esse aqui, por exemplo. Lençóis Flat Residence.

Já no centro, a minha opção era a Pousada D’Areia (RESERVE AQUI). Uma amiga tinha me indicado e passei na frente e me pareceu ser boa. A localização dela é excelente.

Outra pousada muito bem recomendada na área central é a Pousada Buriti (RESERVE AQUI).

Santo Amaro

Bom, verdade seja dita: Santo Amaro não tem charme nenhum. Nota-se que a cidade ainda não despertou o necessário para o turismo.

Conversei com uns guias e eles me disseram que a ponte que facilitou o acesso à cidade e permitiu que qualquer carro chegasse lá ficou pronta só em 2018. Logo em seguida veio a pandemia e isso acabou dificultando um pouco a modernização da cidade.

A cidade em si é muito pobre (bem mais que Barreirinhas). Certas ruas parecem um grande brejo (como tem sapo naquela cidade). O comércio fecha no horário do almoço. Há poucas opções de restaurantes mais ajeitadinhos, bem como pousadas.

Eu acho que ainda vai levar uns anos para Santo Amaro ficar de fato preparada para o turismo, mas quando isso acontecer sem dúvida os preços vão duplicar. Então é bom aproveitar enquanto os preços ainda estão razoáveis.

Circuito Betânia em Santo Amaro

Onde ficar em Santo Amaro

Dito tudo isso, há uma ou outra pousada mais ajeitada em Santo Amaro e logicamente os preços acompanham essa qualidade. Porém, todavia, entretanto, eu não sei se realmente compensa pagar o dobro ou o triplo de uma pousada mais simples para ter uma piscina, por exemplo.

O que eu recomendo, sem dúvida, é escolher uma pousada que tenha restaurante. Como eu disse, tudo lá ainda é muito rústico, não há tantas opções assim de restaurantes. Conheci várias pessoas durante os passeios e os que estavam em pousadas com restaurante estavam melhor servidos porque já tinham o jantar garantido, por exemplo.

Não são todos os restaurantes de pousadas que aceitam não hóspedes. Aí só sobram os restaurantes abertos ao público. O mais razoável é o Dunas Bistrô ali no centrinho.

Conheci um casal que ficou na Pousada Paraíso (RESERVE AQUI). Era perto da minha e passei na frente e achei ajeitada.

Outras pessoas que conheci durante o passeio ficaram na Pousada Beira Rio (RESERVE AQUI). Essa eu tentei reservar, mas como tem um bom custo x benefício está sempre lotada.

As melhores opções (e também as mais caras) são: Pousada Rancho das Dunas (RESERVE AQUI). Essa fica afastada do centrinho e tem um restaurante muito bom e Pousada Lençóis Maranhenses (RESERVE AQUI).

Como eu tive que mudar meu roteiro dias antes da viagem, não consegui reservar nenhuma das pousadas mais recomendadas, então peguei uma pousada familiar, bem simples no Airbnb. Chama-se Cantinho Brasil. Assim, é tudo muito simples mesmo, mas é perto da pracinha, tinha um banheiro bem amplo e um café da manhã bem gostoso.

Pousada que fiquei em Santo Amaro: Cantinho Brasil

Atins

Atins é a base mais cara de todas. O estilo de público lá é diferente e muitos vão pelo kitesurf.

Os gringos chegaram, gostaram, montaram pousadas e elevaram o padrão de hospedagem. Obviamente o preço é alto e algumas não possuem nem ar-condicionado.

As pousadas mais recomendadas em Atins são: Santa Maria Atins (RESERVE AQUI) e Pousada Jurará e Vila Jurará (RESERVE AQUI).

Eu particularmente achei Atins uma base isolada demais e como meu foco era conhecer o máximo possível de lagoas, optei por Barreirinhas e Santo Amaro.

Praia de Atins

Lençóis Maranhenses: melhor época para visitar

A fim de evitar frustrações é primordial saber a melhor época para ir para os Lençóis Maranhenses. Como as lagoas dependem das chuvas para encherem, você tem que ir depois da época chuvosa.

Ou seja, a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é entre os meses de junho a setembro (alta temporada). Esses meses são mais secos.

Entretanto é como eu sempre digo: natureza não é uma ciência exata. Fui em junho e peguei chuva alguns dias.

Lagoa Bonita

O que fazer nos Lençóis Maranhenses: dicas e passeios

A pergunta que mais me fizeram é: precisa reservar tudo com antecedência? Minha opinião sincera: é recomendável, mas tem como reservar tudo por lá.

Todavia é importante saber que as agências que operam em Barreirinhas geralmente não operam em Santo Amaro e vice-versa. No meu caso, como eu tinha apenas 5 dias inteiros e queria fazer o máximo de passeios possíveis acabei reservando tudo com antecedência.

Fechei tudo com a Lençóis la ventura que é um intermediador. Paguei um pouco mais caro por isso, mas eles resolveram tudo para mim.

Cheguei no aeroporto de São Luís às 2h30, peguei a van para Barreirinhas às 3h30, cheguei no hotel em Barreirinhas às 7h30 e às 8h30 eu já estava na jardineira para fazer o passeio da Lagoa Azul.

Não teria dado tempo de fazer o passeio se tivesse deixado para fechar lá em Barreirinhas.

Pôr do sol no Rio Preguiça

O que fazer nos Lençóis Maranhenses: principais Passeios de Barreirinhas

Visto que não fiz todos os passeios disponíveis em Barreirinhas vou colocar aqui os principais oferecidos pelas agências e depois detalho os que me interessaram e de fato eu fiz.

É bom saber antes dos passeios de Barreirinhas

Visto que essa foi minha primeira vez nos Lençóis e eu não sabia muito bem a logística, quero pontuar algumas coisas:

1 – As lagoas de Barreirinhas não ficam próximas do centro.

2 – Você não pode alugar um 4×4 e se aventurar sozinho por lá. Tem que ir com algum carro credenciado.

3 – Eles adaptam caminhonetes 4×4 e transformam em jardineiras com bancos na caçamba.

4 – O percurso até as lagoas demora muito porque você tem que pegar uma balsa (ferry) e seguir um bom tempo em uma estrada bem acidentada. O percurso é bem off-road.

5 – O carro não para na beira das lagoas. Você tem que andar até chegar nelas.

6 – Não tem nenhuma estrutura nas lagoas e não pode entrar com bebidas alcóolicas.

7 – Vi um ou outro ambulante vendendo geladinho (sacolé).

Lagoa Azul

Esse é o principal passeio de Barreirinhas juntamente com a Lagoa Bonita. As agências nomeiam o passeio apenas com o nome da lagoa mais famosa, mas saiba que é um circuito.

Chegando no local você vê várias lagoas.

Via de regra as agências fazem o passeio da Lagoa Azul na parte da manhã e o da Lagoa Bonita na parte da tarde para ver o pôr do sol. Ou seja, dá para fazer os 2 no mesmo dia.

Não tinham me falado muito bem do passeio. Todo mundo dizia que a Lagoa Bonita era bem mais bonita e tal, mas sinceramente foi a primeira lagoa que eu vi nos Lençóis e eu achei bonita sim.

Dito tudo isso, o resumo é: você passa mais tempo no trajeto do que nas lagoas. De toda forma, como eu disse anteriormente, gostei muito da Lagoa Azul.

Lagoa Azul

Espere pagar entre R$80,00 a R$100,00 por pessoal por esse passeio que dura meio período. Preços: junho/23 considerando o valor em passeio coletivo.

Lagoa Bonita

Juntamente com a Lagoa Azul é um dos passeios mais procurados de Barreirinhas. Esse passeio é feito na parte da tarde para pegar o pôr do sol.

São lugares bem diferentes. A Lagoa Bonita fica bem no alto (inclusive você precisa subir uma bela escadaria para chegar até lá).

São várias lagoas nessa parte do parque. Se você tiver disposição pode ir andando entre as dunas e ir se afastando da multidão de turistas.

Lagoa Bonita

Eu gostei muito, mas não dei muita sorte porque choveu durante o caminho, depois ficou nublado e não conseguimos ver um pôr do sol bonito.

O que achei é que esse passeio é muito lotado. No dia que eu fui tinha muita gente (mas muita gente mesmo) e isso acabou atrapalhando um pouco a experiência.

Espere pagar entre R$80,00 a R$100,00 por pessoa para esse passeio que dura meio período. Preços: junho/23 considerando o valor em passeio coletivo.

Passeio Atins

Como eu não iria montar base em Atins, mas queria conhecer a cidade, fiz um passeio de bate-volta saindo de Barreirinhas.

Parte do caminho é igual a das lagoas. Mesmo esquema: pega balsa para atravessar o Rio Preguiças e segue na estrada acidentada, completamente off-road até chegar em Atins.

Ao longo do dia, passamos pela praia, umas mini-cascatas e algumas lagoas. Certamente a Lagoa Esmeralda foi o que mais gostei do passeio.

Atins

Como já disse anteriormente, fechei todos os passeios previamente com a Lençóis la Ventura (intermediadora). Então os passeios foram realizados com empresas diferentes.

Esse de Atins foi com a agência Bella Tour. O passeio não foi ruim, mas fiquei bem desapontada que não paramos no tal restaurante do camarão famoso. Paramos em um restaurante muito do ruinzinho, mas tudo bem.

Esse passeio dura o dura o dia inteiro, mas você não vê o pôr do sol nas dunas (ao menos no meu nós não vimos). Você chega em Barreirinhas a tempo de ver o pôr do sol por lá.

Espere pagar entre R$150,00 a R$180,00 por pessoa por esse passeio que dura o dia inteiro (saindo de Barreirinhas). Não inclui o almoço. Preços: junho/23 considerando o valor em passeio coletivo.

Como sempre me perguntam dos maiôs, já me antecipo e digo que faz anos que compro na Hipy.

Esse modelo, por exemplo, tenho de 3 cores diferentes.

Acho o preço ótimo e a qualidade também, então pedi um cupom de desconto. Com o cupom PRECISOVIAJAR10 você tem 10% de desconto no site.

Atins

Passeio Santo Amaro: Circuito Betânia

Há essa opção de passeio que sai de Barreirinhas para Santo Amaro e passa pelas lagoas mais próximas ali de Santo Amaro. Eles chamam de circuito Betânia.

A dica que eu dou para quem pretende ir para Santo Amaro é contratar esse passeio, fazer o passeio, mas não retornar para Barreirinhas.

Avise à agência que vai levar a mala na van e que não vai retornar. Ao final do passeio, a agência te deixa na pousada em Santo Amaro.

Esse passeio é bem cansativo para quem vai voltar para Barreirinhas, mas compensa pela beleza das lagoas.

Você sai de Barreirinhas (van) por volta das 8h e retorna por volta das 19h30/20h. O trajeto entre as cidades é feito de van e lá em Santo Amaro é feito com a tradicional jardineira.

A grande diferença é que as lagoas de Santo Amaro tem acesso muito mais fácil que as de Barreirinhas. A jardineira faz o percurso pelas dunas. Você chega nas primeiras dunas em menos de 5 minutos e o carro para muito próximo da lagoa.

Além disso, as agências costumam montar um guarda-sol e levam algumas cadeiras para os passageiros. É uma vibe muito mais relax que nas lagoas de Barreirinhas.

Circuito Betânia

Há um intervalo para almoço. A agência leva o pessoal para um restaurante (geralmente você já reserva o almoço antecipadamente).

Espere pagar entre R$230,00 a R$250,00 por pessoa por esse passeio que dura o dia inteiro. Não inclui o almoço. Preços: junho/23 considerando o valor em passeio coletivo.

Esse passeio eu fiz com a Marreiros Tour, guia Nailson. Um querido e manda bem demais nas fotos. Ele que tirou todas.

Circuito Betânia: o biquini também é da Hipy.

Passeio pelo Rio Preguiças

Como fiquei em um hotel na beira do rio Preguiças e meu foco era mesmo conhecer o máximo de lagoas possíveis, eu não quis fazer esse passeio. Sinceramente não me arrependi.

Ao longo dos dias fui conhecendo mais turistas nos passeios e nenhum super recomendou esse passeio não.

Basicamente o passeio é feito em uma lancha voadeira. Há uma parada para ver macacos (sinceramente, tenho trauma de macacos depois que fui para Bali), uma parada em um farol e por fim uma parada na praia de Caburé onde o Rio Preguiças encontra o Oceano Atlântico.

É um passeio bem popular em Barreirinhas, mas não me interessou. Esse é um passeio de dia inteiro com retorno para o centro de Barreirinhas por volta das 16h.

Rio Preguiça (essa foto tirei no hotel que fiquei)

Passeio Quadriciclo

Esse é outro passeio bem popular lá em Barreirinhas, mas que também não me interessou principalmente pelo alto custo envolvido.

O que fazer nos Lençóis Maranhenses: principais Passeios de Santo Amaro

É bom saber antes dos passeios de Santo Amaro

Ao contrário de Barreirinhas, a entrada do parque fica bem próxima das lagoas. Ou seja, você passa bem menos tempo nas jardineiras e o percurso é feito nas dunas com poucas partes acidentadas (off-road).

A saber: há uma gama muito boa de passeios oferecidos para quem se hospeda em Santo Amaro. Via Barreirinhas só é possível visitar as lagoas do circuito Betânia que são as mais próximas da entrada do parque.

Todavia a cereja do bolo está nas lagoas mais distantes. Desse modo eu sugiro que você comece os passeios em Santo Amaro pelas lagoas mais próximas e termine nas mais distantes para ir aumentando o nível de beleza. Sabe como?

Andorinhas e Gaivotas

Essas são as lagoas mais próximas ali da entrada do parque em Santo Amaro, ou seja, também são as mais cheias. Até porque o pessoal que fecha o tour lá em Barreirinhas e faz o passeio de bate-volta para Santo Amaro passa por essas lagoas na parte da manhã.

Pelo que entendi (conversando com as pessoas que conheci ao longo dos passeios) não necessariamente o circuito Betânia que sai de Santo Amaro passa pelas lagoas Andorinhas e Gaivotas. Então, certifique-se com a agência por quais lagoas eles vão passar.

Para quem se hospeda em Santo Amaro, esse é um passeio de meio período. Espere pagar entre R$100,00 e R$120,00 por pessoa em passeio coletivo. Preços: junho/23.

Lagoa do circuito Andorinhas e Gaivotas

Betânia

Apesar de o meu passeio comprado lá em Barreirinhas ofertar o circuito Betânia, no dia do passeio não fomos para Betânia. O guia disse que ela estava meio ruim para banho. Passamos por outras lagoas da região e, sem dúvida, valeu muito a pena. Eram lagoas muito bonitas. Ficamos até o pôr do sol. Foi incrível.

Para quem se hospeda em Santo Amaro, esse é um passeio que dura o dia inteiro. Espere pagar entre R$140,00 e R$160,00 por pessoa em passeio coletivo. Preços: junho/23. O preço não incluiu o almoço.

Pôr do sol no Circuito Betânia

América

Ao contrário dos demais passeios que são feitos nos carros 4×4 (as jardineiras), esse passeio da lagoa América é feito com uma lancha voadora.

O trajeto no barco dura uns 15 minutos. Já que não é um passeio tão popular, a lagoa recebe poucos turistas. No dia que fui, por exemplo, foram apenas mais 3 turistas comigo no barco.

Lagoa América

Chegando lá, tinham mais uns 10. Ou seja, tinha quase uma lagoa por turista.

Eu gostei bastante da lagoa América, dessa forma recomendo o passeio. A água é bem transparente, as lagoas são ótimas para banho e olhando o conjunto todo: dunas + lagoas parece até que você está em uma praia do Caribe.

Esse é um passeio de meio período. Recomendo fazer o passeio de manhã e de tarde fazer o da Emendadas. Espere pagar entre R$100,00 e R$120,00 por pessoa em passeio coletivo. Preços: junho/23.

Lagoa América

Emendadas

O circuito das Emendadas é o mais puxado de todos em Santo Amaro. Como eu disse anteriormente, os passeios em Santo Amaro são mais tranquilos que os de Barreirinhas pois os carros param muito próximos das lagoas.

Só que o das Emendadas não é assim. O carro para bem longe das lagoas e você tem que fazer uma caminhada bem considerável até chegar nas Emendadas.

Esse nome foi dado porque as lagoas se emendam umas nas outras. O que os guias me disseram é que esse ano não choveu o suficiente na época das chuvas, então as lagoas não estão tão cheias. Por isso, elas não estão “emendando” tanto.

Emendadas

Mesmo assim, o visual é incrível. Você vai passando por várias lagoas até chegar nas emendadas. Parte do percurso é feita por dentro da água.

A água bate na cintura, então não precisa saber nadar. Mas já adianto que esse é um passeio para quem tem uma certa resistência física.

Emendadas

O auge do passeio é o pôr do sol e sair do parque à noite. Ver as lagoas com reflexo do sol, a lua nascendo e o céu completamente estrelado certamente foi o ponto alto da viagem.

Pôr do sol nas Emendadas

Esse é um passeio de meio período realizado na parte da tarde para ver o pôr do sol. Espere pagar entre R$150,00 e R$170,00 por pessoa em passeio coletivo. Preços: junho/23.

Ponta Verde

Sem dúvida, esse passeio do circuito da Ponta Verde e o da Emendadas foram os meus preferidos da viagem. Mesmo sem planejar, meu roteiro foi seguindo uma ordem natural de beleza finalizando com as lagoas mais bonitas: as do circuito Ponta Verde.

É um trajeto bem longo na jardineira e o mais diferente lá do circuito de Santo Amaro. Assim como o passeio da América, ele ainda não é tão popular.

Os guias me falaram que algumas lagoas estão sendo apresentadas pela primeira vez aos turistas agora em 2023.

Circuito Ponta Verde

Na parte da manhã passamos pela Lagoa do Real e Lagoa da Maioba. Eles montam um guarda-sol e disponibilizam cadeiras. Mas o grupo preferiu mesmo ficar dentro das lagoas. Nesse dia o tour tinha 7 pessoas e ficamos um bom tempo em cada lagoa.

Depois seguimos para o Recanto Preguiça, um restaurante bem isolado lá no meio da Ponta Verde.

De tarde, fomos para a a Lagoa do Reflexo e ficamos por lá até o pôr do sol que inegavelmente fechou a viagem com chave de ouro.

Pôr do Sol Ponta Verde

Fiz esse passeio com a Mirotur. O guia Genilson (Seba) foi fantástico. Se fechar com a Mirotur tenta ver em quais passeios o Seba estará.

As agências oferecem passeios de meio período ou dia inteiro, todavia recomendo mesmo fazer o passeio de dia inteiro porque o trajeto por si só já vale o dia e o pôr do sol é realmente impressionante.

Espere pagar entre R$150,00 e R$170,00 por pessoa em passeio coletivo. Preços: junho/23. O preço não incluiu o almoço.

Circuito Ponta Verde

Demais Passeios

Outros passeios que são ofertados pelas agências, mas que não tive a oportunidade de fazer são esses:

Resumo de o que fazer nos Lençóis Maranhenses

Quando falamos de o que fazer nos Lençóis Maranhenses não há como fugir da palavra lagoas. Tirando um ou outro passeio que visita rio ou praia, os demais são todos nas lagoas.

Sendo assim é importante que:

✓ Você escolha uma cidade-base para explorar os Lençóis Maranhenses. São elas: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.

✓ Adeque o seu roteiro de acordo com os dias disponíveis para a sua viagem. Se tiver pelo menos 5 dias inteiros eu recomendo ficar em 2 cidades. Minha sugestão: Barreirinhas e Santo Amaro pela quantidade de passeios ofertados.

✓ Com menos de 5 dias inteiros eu só ficaria em uma cidade. Assim sendo, recomendaria Santo Amaro. Na minha opinião é lá que ficam as lagoas mais bonitas.

✓ Os passeios que sem dúvida considero imperdíveis são: Emendadas e Ponta Verde (em Santo Amaro). Superaram qualquer expectativa.

Sair da versão mobile