Preciso Viajar

Muralha da China

Acredito que quase todo mundo quando pensa em China, pensa na Muralha. Uma vez em Beijing, fica fácil conhecer uma das mais impressionantes obras construídas pelo homem.

Existem vários caminhos para chegar até lá. O mais popular (e mais lotado também) é o caminho de Badaling. É o mais perto, o mais barato, dá para ir com ônibus público e você ainda pode fazer parte da subida com um teleférico. O problema é que esse caminho é lotado, muito lotado. Conheci um casal de chineses em Kyoto (Japão) e eles me falaram para evitar essa parte da muralha principalmente durante o final de semana, porque é o dia que os chineses vão para lá. Uma coisa interessante é que a China é lotada de turistas, mas todos em sua maioria são asiáticos.

 
Eu fiz outro caminho. Um amigo já havia me recomendado o caminho de Simatai e era esse o caminho vendido no hostel que fiquei. Custou RMB  280 (um pouco menos de U$50). O tour não inclui almoço, mas tinha um guia local que só falava mandarim e foi nos ajudando na travessia. Fizemos a travessia de Jinshanling para Simatai.
O caminho que eu escolhi

O caminho que eu escolhi

Importante: não é uma caminhada simples. É bem puxada, são 22 torres (percursos), muita subida, sendo que as últimas 4 torres são bem complicadas. Você tem que subir de joelhos, porque nem todos os degraus estão lá. Essa é a parte original da Muralha que não foi restaurada. Precisa estar preparado fisicamente para fazer esse percurso. Leve seu lanche, água e barras de chocolate e cereal porque você vai precisar. 

Absurdamente incrível

Existe um ditado chinês que diz que um homem só se torna homem de verdade quando caminha pela Muralha da China. Confesso que quando eu cheguei lá, lágrimas começaram a escorrer do meu rosto. Percebi o quão longe eu tinha chegado e que de fato estava realizando um sonho de vida.

O caminho estava praticamente vazio

A Muralha é realmente incrível. Até hoje não tenho palavras para descrever a grandeza daquilo tudo. 
 

Sair da versão mobile