Quando eu era estagiária, tive que fazer uma viagem de trabalho às pressas junto com a minha gerente da época. Lembro que ela me falou: Fernandinha, ter uma necessaire sempre pronta é meio caminho andado para uma viagem descomplicada. Muito tempo se passou desde então, mas continuo seguindo esse conselho. Pequeno detalhe: sou “a louca das necessaires”, tenho mais de 30 e costumo deixar algumas prontas (abafa!).
Como arrumar uma necessaire de viagem
1) Miniaturas
É uma pena que aqui no Brasil a gente ainda não veja muito as linhas “miniaturas”. De qualquer maneira, vale a pena garantir pelo menos os recipientes transparentes. Esses você encontra em farmácias, lojas de R$1,99, lojas de departamento, etc. Neles você pode colocar o seu shampoo, condicionador e sabonete líquido, por exemplo.
Quando encontro produtos legais nas versões mini, faço estoque. Foi o que fiz no outlet a L’Occitane em São Paulo. Para minha próxima viagem, levarei o shampoo e condicionador versão miniatura.
2) Pente e Escova
Costumo ser radical até com o pente e escova na necessaire de viagem. Também levo na versão mini, mas entendo que é questão de desapego mesmo. Caso você não consiga ficar longe da sua escova favorita, leve junto.
3) Higiene bucal
Levo escova de dentes tamanho normal dentro de um recipiente protetor. O creme dental eu levo em versão mini e sempre vou trocando a cada nova viagem. Comprei esse kit miniatura na farmácia Panvel em Curitiba. O protetor bucal eu também levo na versão mini e o fio-dental tamanho normal.
4) Higiene do corpo
Como minha pele é muito oleosa, eu não viajo sem o sabonete líquido recomendado pela dermatologista. Coloco em um potinho transparente para não fazer volume e nem pesar a mala.
Também levo sabonete líquido para o corpo. Coloco nos recipientes menores ou levo uma versão mini.
Desodorante é outro item indispensável. Em casa prefiro a versão spray, mas em viagens levo sempre um roll-on.
5) Maquiagem
Eu não sofro muito com essa parte, pois sou bem básica. Uso corretivo, base, pó facial e, quando muito, um batom. De qualquer maneira, deixei uma necessaire menor pronta com um kit básico de maquiagem: tudo que já citei + rímel, lápis para olho, lápis para sobrancelha e um gloss.
6) Protetor solar
Quando o destino é de praia, levo o pote inteiro e não versão mini, porque se tem uma coisa que não devemos economizar é protetor solar. Quando o destino não é de praia ou se é outono/inverno, coloco protetor solar nos “potinhos” (já falei deles). O protetor solar específico para o rosto vai na versão normal mesmo, independente da época do ano.
7) Cabelo
Normalmente levo só shampoo, condicionador e um reparador de pontas. Dependendo do destino, aproveito para comprar máscaras de hidratação, marcas determinadas de shampoo e condicionador, leave-in, etc.
8) Hidratação
Essa é a parte que tenho mais dificuldade na organização da necessaire de viagem, pois gostaria de levar todos meus cremes hidratantes. Levo versões mini também (que dúvida!), um hidratante específico para as mãos e outro para os pés.
Também levo um hidratante facial e meus cremes anti-idade. Felizmente os potes são bem pequenos.
9) Extras
São decididos de acordo com a viagem. Por exemplo: perfume, creme de esfoliação, algum produto extra para o cabelo.
No momento, a minha necessaire de viagem é essa. Detonei a necessaire com gancho na volta ao mundo (meu modelo preferido, pois é ótima para pendurar no banheiro) e agora desapeguei e estou usando essa necessaire bem simples que comprei em Salvador. Cabe tudo que postei aqui e ainda sobra espaço.
Importante: tento manter o padrão de líquidos abaixo de 100 ml, até para não ter problemas em viagens internacionais. Coloco todos os líquidos em um saquinho transparente. Vale lembrar que nas viagens internacionais você pode embarcar na mala de mão com líquidos de até 100 ml cada e todos devem estar em um saco transparente. Você pode levar apenas um saquinho.
Caso vá despachar a necessaire de viagem, não precisa se preocupar tanto com o volume dos líquidos.