Preciso Viajar

Nova York x Londres

This is London!

Nova York ou Londres? Qual escolher? Antes de mais nada, quero dizer uma coisa: por favor, não me odeie. Essa é a minha opinião e você pode ter uma opinião completamente diferente da minha.

A verdade é que nunca gostei de perguntas do tipo: tenho x dias de férias. Qual cidade é melhor: essa ou aquela? Só quem pode responder é a própria pessoa após dar uma pesquisada no que tem para fazer em cada cidade e o que mais a apetece. Dito isso, digo também que acho que nem deveria existir a pergunta Nova York ou Londres, porque tirando o fato que as duas são megalópoles, elas são muito distintas.

Nova York

Sei que é difícil acreditar no que vou dizer, mas eu já fui #TeamNY. Eu era super obcecada por Nova York. A obsessão parou mesmo depois que eu conheci a cidade em 2011. Lembro até que prometi para mim mesma que nunca mais voltaria, mas Karma is a bitch! Deu três anos e lá estava eu novamente em NYC, por livre e espontânea vontade. E quer saber? Que bom que dei uma segunda chance para a cidade. Curti muito!

Nova York

O problema é que há uma overdose de Nova York no mundo. Ela aparece em quase todos os filmes que vemos. Não satisfeita em aparecer nos filmes, ela aparece nos seriados. E se você tentar focar em algo mais sério – tipo – jornalismo, pode ter certeza que terá algum correspondente internacional em Nova York. Acho que foi essa overdose que me causou um pouco de decepção na primeira visita.

Lógico que Nova York tem muita coisa interessante (e como tem). Dá para passar uma vida por lá e acho que ainda não dará tempo de conhecer todos os restaurantes/bares/barraquinhas de rua/atrações, até porque todo dia abre uma coisa nova. Também é inegável que para quem gosta de esportes e música, não há cidade melhor. Sempre tem alguma coisa acontecendo.

NYC anoitecendo

Outono em Nova York deixa até o #TeamLondon balançado

A maioria dos brasileiros que conheço idolatram Nova York. E acredito que isso se deve ao fato da overdose que citei ali em cima e também ao fato que o brasileiro – de maneira geral – é muito fã do American Way of Life (estilo de vida americano), que particularmente não me atrai muito (e já morei nos Estados Unidos).

Então, quando me perguntam se devem escolher entre Nova York e Londres, já sei que: 1) serei xingada. 2) serei ignorada. Difícil, muito difícil explicar. Sei que também será difícil acreditar, mas Londres nem era um sonho meu. Eu tinha uma amiga que era apaixonada pelo Jude Law (vai vendo) e ela colocou na cabeça que um dia iria morar em Londres para ter a chance de conhecê-lo ou alguém tipo ele (aham). E foi assim que ela me convenceu a fazer um preparatório do IELTS com ela (coisa que sou grata até hoje). Fizemos o teste, passamos e nos inscrevemos para o programa de bolsas de estudo na Inglaterra, chamado Chevening. Não fomos selecionadas. Desisti “do sonho” na época porque não tinha dinheiro para bancar uma pós-graduação por lá e ela desistiu porque conheceu um brasileiro (nada parecido com o Jude Law) e casou. Não somos mais amigas, mas sei que ela nem chegou a conhecer Londres. E assim é a vida. Muitas vezes os sonhos dos outros atravessam os nossos próprios.

Um dia de sol em Londres

Londres

Londres não precisou de muito para me conquistar. Talvez por ser uma cidade que não está tão presente assim no nosso dia a dia (mesmo que no dia a dia televisivo), talvez por estar localizada na Europa, talvez por causa do dourado, talvez por causa do sotaque. Não sei bem por qual motivo, mas foi amor à primeira vista.

Amo muito essa ponte

Para finalizar, serei sempre #TeamLondon, mas acho que quem tem como grande sonho de vida conhecer Nova York, deve investir nesse sonho sim. As duas cidades são fantásticas e todo mundo deveria ter a chance de conhecê-las e escolher qual time quer fazer parte. E por que não fazer parte dos dois times?

Conheça melhor Nova York

Conheça melhor Londres

Sair da versão mobile