Lagos é uma das regiões mais turísticas do Algarve, já que uma de suas praias – a Dona Ana – já foi eleita uma das praias mais bonitas do mundo. Lagos oferece muitas atividades para os turistas, tem bons restaurantes, uma vida noturna agitada e fácil acesso para as praias paradisíacas. Além disso, Lagos também teve bastante influência na história de Portugal, pois muitas expedições durante o período das Grandes Navegações saíram de lá. Veja o que fazer em Lagos no Algarve.
O que fazer em Lagos no Algarve
Praias de Lagos no Algarve
Acho que a melhor coisa a fazer em Lagos é explorar as praias a pé. Da marina de Lagos você pode ir andando até a estradinha que leva para as praias. É uma caminhada bem gostosa, você passa pela Fortaleza da Ponta da Bandeira e já avista as primeira praias: a Praia da Batata e a Praia do Estudante.
De lá, segui em busca da tão famosa Praia de Dona Ana. O que eu fiz (por acaso) e recomendo que todo mundo faça é seguir pela estradinha até a entrada para a Praia do Pinhão. Depois, em vez de voltar para a estrada e continuar o caminho até a Praia de Dona Ana, o esquema é ir andando pela estradinha de terra, por cima das falésias. O visual é realmente inacreditável. Maravilhoso mesmo! É uma praia mais linda que a outra e de tons de azul e verde de deixar qualquer um babando.
Admito que fiquei um pouco decepcionada com a Praia de Dona Ana. Não que ela não seja bonita, mas comparada com suas vizinhas ela é apenas mais uma praia. Gostei muito mais da Praia do Pinhão, por exemplo.
Praia de Dona Ana
Embora a Praia de Dona Ana não tenha sido a minha preferida na região de Lagos, ela é a praia com mais estrutura. Por exemplo, é possível alugar guarda-sol, cadeira de praia e almoçar no restaurante. Foi o que fiz. O que me surpreendeu positivamente é que apesar da Praia de Dona Ana já ter entrado no ranking de uma das mais bonitas do mundo e ser um dos lugares mais visitados de Portugal, o restaurante tinha preços acessíveis. Ok que ele era meio “americanizado” e com mais opções de lanches do que comida propriamente dita, mas seria até um sacrilégio estar em um lugar tão lindo e comer um hambúrguer. Fui de sardinhas grelhadas, uma das inúmeras delícias da culinária portuguesa. O prato custou €9,5.
Praia do Camilo
Depois do almoço na Praia de Dona Ana e um gélido mergulho no mar (a essa altura do campeonato você já deve saber que a água do Algarve é gelada), segui para a Praia do Camilo. Peguei a estrada mesmo. Não é uma caminhada muito longa, mas tem um pouco de subida. Olha, eu até fui para o Algarve por causa da Praia da Dona Ana, mas foi a Praia do Camilo que me conquistou. De lá é possível ter uma visão panorâmica de todas as praias que já citei nesse post. É um visual maravilhoso. Fiquei um tempão no mirante tirando fotos e apreciando a paisagem até ter coragem para encarar a escadaria.
Vale cada degrau! Pode descer sem medo de ser feliz, porque a praia é maravilhosa lá embaixo também.
Passeio de barco pelas Praias de Lagos no Algarve
Eu adoro passeios de barco, então é claro que fiz um em Lagos. São muitos os passeios oferecidos, mas quis fazer um mais básico. Acabei escolhendo o passeio de 40 minutos saindo da marina de Lagos até a Ponta da Piedade.
Peguei o barco bem em frente à Fortaleza. Custou €15 por pessoa e o que achei mais legal é que não precisa esperar mais ninguém. No meu caso, fui só com minha amiga no barco.
O barco passa por todas as praias que já citei aqui no post e vai até a Ponta da Piedade, mas temos a visão “nível do mar” das praias. O barqueiro vai contando um pouco da história das praias e nomeando as rochas. Algumas o pessoal teve bastante criatividade e eu não consegui ver os tais elementos. Tirando o Titanic e Iceberg (abaixo, primeira foto superior da esquerda) o resto nem com muita imaginação eu consegui ver.
Verdade seja dita: a vista das praias é realmente mais bonita vista do topo, mas passar de barco dentro das grutas é bem legal. Acho que vale ter as duas experiências.
Essa é apenas uma sugestão do que fazer em Lagos no Algarve. Uma dica: se você for de carro para Lagos tente deixar o carro o mais próximo possível da marina. Lá perto tem um estacionamento gratuito e você pode fazer todo esse roteiro a pé. Também é possível subir de carro até a Praia da Dona Ana, mas perde um pouco da graça (e as belezas do caminho), além de ser difícil estacionar lá na praia pois há poucas vagas de estacionamento.