O que torna Londres uma cidade cara é a libra, principalmente para nós pobres brasileiros que ganhamos em real. Então, a primeira dica é: esqueça a conversão. Quem converte, não se diverte. O que eu fiz foi levar as libras (em cash) do Brasil para lá e pensava em libras de acordo com o dinheiro que eu tinha disponível para a viagem. E, fiz umas comprinhas e ainda voltei com 50 libras no bolso. E atenção – sequer pisei num Mc Donald’s.
Bom, mas para quem realmente está com o dinheiro contado, a melhor opção para comer barato em Londres ainda é encarar os supermercados. São inúmeras opções de comidas congeladas e sanduíches (em muitos deles, os preços se reduzem pela metade depois das 18 hs). Porém, se você não está no espírito de ficar cozinhando durante as férias, seguem algumas sugestões que considero dignas em Londres.
Pret a Manger
Um fast food mais natureba que você encontra em quase toda esquina de Londres. Ótimos sanduíches e baguetes a preços pagáveis (entre £3 e £5). Particularmente, não gosto muito do café da rede, mas é um pouco mais barato que o da Starbucks.
Mercados de rua em Londres
Indico o Borough Market (abre para almoço nas segundas e terças e o mercado completo é de quarta a sábado), o mercado de Camden (todos os dias), Portobello Market (aos sábados) e o de Brick Lane (domingos).
São diversas barracas, com comidas do mundo todo. Os preços ficam na faixa de £5 a £10 para porções bem servidas. Em alguns lugares, você compra a comida e vai arranjar um espaço para sentar e em outros, eles já disponibilizam mesas. Bom, é comida de rua e se você tem algum tipo de frescura quanto a isso é melhor passar longe. Mas, porém, contudo, todavia, já adianto que foi o melhor Pad Thai (comida tailandesa) que comi em Londres.
Sites:
Borough Market – http://boroughmarket.org.uk/
Camden Market – http://www.camden-market.org/
Portobello Market – http://www.portobellomarket.org/
Brick Lane – http://www.visitbricklane.org/
Vapiano
É um restaurante italiano em que você vai até o balcão e pede a sua comida e depois arranja uma mesa para sentar. Porém, está longe de ser um daqueles fast foods italianos que você encontra nas praças de alimentação dos shoppings brasileiros. O ambiente é super moderninho e a comida é uma delícia. As massas e pizzas começam em £6,95. Pedimos duas pizzas para duas pessoas, mas devo dizer que uma só teria sido suficiente. O prato é enorme e muito gostoso. Uma massa + bebida fica na casa de £10.
Existem dois restaurantes em Londres. O mais perto dos pontos turísticos é o da 19 Great Portland Street (pertinho da Oxford Street).
Jamon Jamon
Uma rede de restaurantes espanhol que serve alguns pratos típicos como paella e tapas. Eles têm pratos a partir de £4 (o arroz com frango parecido com paella da foto abaixo) e pratos de frutos do mar (bacalhau da foto abaixo) por volta de £8. São três restaurantes em Londres (Soho, Camden e Belsize Park). Eu não aguentei comer o prato que pedi (arroz com legumes + frango) e ainda pedimos uns bolinhos de queijo de entrada. Os pratos são bem servidos. Total da conta deu £12 por pessoa incluindo um prato para cada + entrada + bebida alcoólica.