Preciso Viajar

Onde ficar no Algarve

Inegavelmente quando eu estava pesquisando onde ficar no Algarve em Portugal basicamente havia uma “disputa” entre Lagos e Albufeira, as principais cidades da região.

Acabei optando por ficar em Carvoeiro (Lagoa) no meio do caminho entre Albufeira e Lagos. Em outras palavras, fui contra a maioria porque vi uma foto do hotel Tivoli Carvoeiro (RESERVE AQUI) e me encantei com a vista. 

Visto que visitei Lagos e Albufeira, digo que para quem não vai alugar carro no Algarve, eu acho que a melhor opção é de fato Lagos.

praia de benagil

 

Entenda as regiões e veja onde ficar no Algarve

Com toda a certeza o Algarve é uma região de belíssimas praias e a região mais turística de Portugal. Há hospedagem no Algarve para todos os gostos e todos os bolsos. A saber: se você estiver de carro, o céu é realmente o limite.

Isto é: dá para escolher hotéis um pouco mais afastados e com praias praticamente exclusivas (como eu fiz). Se estiver sem carro, você deve levar em consideração o fácil acesso do aeroporto (que é em Faro) e/ou das estações de trem e ônibus.

1) Albufeira

2) Lagos

3) Lagoa

4) Portimão

5) Tavira

6) Faro

7) Outras Regiões do Algarve

Desse modo, vou detalhar cada uma das regiões do Algarve e indicar alguns hotéis em cada uma dela

Melhor região para se hospedar no Algarve

1) Albufeira

Certamente Albufeira é a praia mais agitada do Algarve e tem uma vida noturna fervilhante. Por isso é a opção preferida dos ingleses e de muitos outros turistas.

Eu adorei Albufeira, achei o centro histórico uma graça e dei uma boa percorrida pelas praias e fiquei de queixo caído com a Praia da Falésia. Sem dúvida, uma das mais bonitas do Algarve. 

Boas opções de hospedagem em Albufeira:

2) Lagos

Só para ilustrar, é na região de Lagos que ficam as praias mais famosas do Algarve. Lagos ficou bastante popular entre os turistas depois que a Praia da Dona Ana foi eleita uma das mais bonitas do mundo.

Antes de mais nada, para quem não está de carro e quer fazer muita coisa a pé, Lagos é certamente a melhor opção de hospedagem. É possível ir a pé do centro de Lagos até belíssimas praias em menos de vinte minutos de caminhada.

Fiquei no maravilhoso Hotel Dom Manoel  (RESERVE AQUI). É um hotel exclusivo para adultos, tem ótima localização, piscina e um café da manhã dos deuses com produtos de excelente qualidade. 

De fato, o Hotel Dom Manoel foi um dos melhores hotéis que já fiquei em Portugal. 

Já que ele é tipicamente português, os quartos possuem uma decoração linda de azulejos. Entretanto, o hotel tem um problema: a quantidade de vagas de estacionamento disponíveis em frente ao hotel. Por exemplo, na maioria das noites tive que deixar o carro na lua lateral.

Ou seja, tenha atenção! Não deixe nada de valor dentro do carro. Os carros alugados possuem um adesivo enorme da locadora e são verdadeiros chamarizes para os ladrões. 

Outras boas opções de hospedagem em Lagos: 

3) Lagoa

A região da Lagoa oferece muitas opções de resorts (alguns com praias privativas) e, por outro lado, também fica próxima a praias mais selvagens do Algarve. Outra vantagem é que ela fica no meio do caminho entre Albufeira e Lagos.

Como resultado, escolhi essa região para me hospedar no Algarve em uma das minhas viagens. Uma vez que, como eu disse, estava determinada a ficar em um hotel específico – o Tivoli Carvoeiro (RESERVE AQUI).

Por consequência, alugar carro foi essencial para viabilizar esse roteiro. 

Queria um hotel bacana, com estacionamento gratuito, com piscina (a água do mar no Algarve é bem gelada) e com fácil acesso às demais praias. Assim sendo, ficar no meio do caminho entre Albufeira e Lagos foi uma ótima opção.

Antes de mais nada, saiba que a praia é praticamente exclusiva para os hóspedes, porém devo admitir que o acesso não é tão simples. 

Em contrapartida, o ruim de ficar nessa região é que a vida noturna é praticamente inexistente. Tem que pegar muita estrada para pegar qualquer “centrinho” mais agitado. O bom é que há restaurantes na região. Alguns deles dava até para ir a pé.

4) Portimão

Ao passo que Portimão é uma cidade super movimentada do Algarve e é lá que fica o maior shopping da região (caso queira fazer umas comprinhas), essa também é uma região popular de hospedagem no Algarve. 

O Centro Comercial Aqua Portimão é bem grandinho, é aberto e tem lojas que o brasileiros adoram, como H&M, Lefties, Primark e Mango.

Para quem está com saudades da comida brasileira, fica a dica: restaurante chamado “Sabores do Churrasco”. O preço é ótimo.

Foto: Shutterstock

Resolva sua Viagem para Portugal

Ganhe U$3,00 de desconto na primeira compra de chip de celular.

Reserve seu hotel. Muitas opções com cancelamento gratuito.

Cartão Multimoeda inteligente. 1o envio sem cobrança de tarifas.

5) Tavira

Tavira fica no leste do Algarve e é uma graça de cidade. Tem como atrações as ruínas de um castelo na colina, uma ponte romana e igrejas góticas renascentistas. É uma boa opção para quem procura um lugar calmo para ficar no Algarve.

Para aproveitar a praia, a Ilha de Tavira está “logo ali” em balsas que fazem viagens de 5 minutos até a ilha. Além disso, Tavira também é uma boa base para quem está indo ou vindo do sul da Espanha.

Assim, se você quiser ficar hospedado na Ilha de Tavira, a única opção é ficar no único camping disponível na ilha. Eu já acampei lá e foi realmente inesquecível. Nunca vi um céu tão estrelado.

6) Faro

É a capital do Algarve e a cidade onde fica o aeroporto que conecta o Algarve a diversas cidades da Europa. Acabei dormindo em Faro uma noite, pois peguei um voo “madrugueiro” para o Porto. Fiquei no Hotel 3K Aeroporto (RESERVE AQUI).

Um hotel simples, próximo ao aeroporto e que atendeu com a finalidade que eu estava buscando:  ter uma boa noite de sono antes de embarcar para o Porto. Outra vantagem desse hotel é que ele fica ao lado de um supermercado da rede Pingo Doce (o meu preferido em Portugal).

As principais atrações de Faro são: Cidade Velha (destaque para o Arco da Vila e a Sé), a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Capela dos Ossos, a Igreja de São Francisco, a Igreja de São Pedro e a Praia de Faro. 

Faro. Foto: Shutterstock.

7) Onde ficar no Algarve: outras regiões

Por fim, outras cidades para se hospedar no Algarve, mas que não considero tão interessantes para quem vai fazer turismo são: Olhão (a uma curta distância de Faro e o maior porto de pesca do Algarve), Loulé (uma das maiores cidades do interior do Algarve), Silves (conhecida por seus telhados laranja), Sagres (famosa por sua fortaleza), Odeceixe (já na divisa com o Alentejo).

Praia do Carvoeiro. Foto: Shutterstock.

Resumo de onde ficar no Algarve

✓ Lagos é a melhor opção para quem está sem carro.

✓ Albufeira é a melhor opção para quem procura agito.

✓ Lagoa é a melhor opção para quem está de carro e quer ficar no meio do caminho entre Lagos e Albufeira.

✓ Tavira é a melhor opção para quem procura um lugar sossegado.

✓ Faro é a melhor opção para quem quer ficar próximo do aeroporto ou da estação ferroviária.

✓ Portimão é uma boa opção para quem quer fazer compras.

Gostou dessas dicas de onde ficar no Algarve?

Sair da versão mobile