O ônibus turístico de Curitiba é uma mão na roda para quem quer fazer turismo e está sem carro. A cidade tem um double deck que passa por 24 pontos turísticos. Custa R$27 e você pode descer em até 4 pontos (esse é o único ponto ruim porque tem bem mais de 4 pontos que valem a pena), mas vou dar umas dicas que talvez possam te ajudar.
Apesar das restrições das paradas, vale muito a pena pegar o ônibus, porque os pontos turísticos são bem distantes.
O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas você pode pegar o ônibus em qualquer uma das paradas. Lembrando: o ticket dá acesso a 1 embarque e 4 reembarques. Outra coisa – nos dias de sol, o ônibus fica absurdamente lotado. Programe-se para evitar stress.
Atrações que considero imperdíveis para quem tem pouco tempo na cidade:
– Museu Oscar Niemeyer
– Jardim Botânico
– Ópera de Arame
– Parque Tanguá
– Parque Tingui (mas é melhor descer no Memorial Ucraniano)
– Centro histórico (no domingo para ver a feira do Largo da Ordem)
– Santa Felicidade (se quiser almoçar)
Como eu disse, são mais de 4. Como escolher?
O segredo é escolher o melhor ponto para pegar o ônibus turístico. Minha sugestão: pegue o ônibus no Museu Oscar Niemeyer, que é relativamente central e um dos pontos turísticos mais lindos da cidade. Se estiver em Curitiba no domingo, dá para fazer a feirinha do Largo a pé, pegar um ônibus de linha (ou até mesmo caminhar até o Museu).
Bom, pegando o ônibus turístico no museu, você ainda pode fazer 4 reembarques. Então, sugiro descer no Jardim Botânico (que é longe), Ópera de Arame (a Pedreira Paulo Leminski que fica ao lado está temporariamente fechada), Parque Tanguá (o mais lindo da cidade) e Tingui (mas desça no ponto do Memorial Ucraniano).
Santa Felicidade é legal, mas fica corrido fazer todos os pontos turísticos e ainda parar por lá para almoçar ou jantar. Se tiver dois dias na cidade, deixe metade de um deles só para Santa Felicidade. Vale a pena visitar as lojas de móveis de vime (nem que seja para olhar).
Outros pontos que eu gosto muito são: Universidade Livre do Meio Ambiente e Torre Panorâmica, esta você pode visitar no mesmo dia do Bairro Santa Felicidade e só vale a pena se o dia estiver ensolarado.
Se você não tiver 2 dias inteiros em Curitiba, dá para fazer alguns trajetos de ônibus regular ou táxi e visitar mais do que 6 pontos no mesmo dia. Por exemplo, Santa Felicidade não é muito longe do Parque Tingui. A Universidade Livre do Meio Ambiente também fica na mesma região da Pedreira. Dá para encaixar o bosque do Papa com o Museu Oscar Niemeyer também.
O que acho que não vale a pena e está no roteiro do ônibus:
– Passeio Público
– Teatro Guaíra
– Praça Tiradentes
– Mesquita (dá para ir a pé se você for na feirinha)
– Museu ferroviário