O passeio de 1 dia para Yarra Valley era algo que estava na minha lista desde a minha primeira visita em 2011. Na outra vez acabei visitando apenas a vinícola da Chandon e fiquei com gostinho de quero mais. Já tinha pesquisando previamente na internet os passeios oferecidos para as vinícolas de Yarra Valley, mas deixei para comprar o passeio lá em Melbourne mesmo. Como em um dos dias a previsão era de chuva, deixei esse dia reservado para o passeio, pois sabia que passaria bastante tempo ‘indoor’ degustando os vinhos australianos.
Passeio de 1 dia para Yarra Valley: vinícolas da região de Melbourne
A região chamada Yarra Valley fica a aproximadamente uma hora de Melbourne, ou seja, perfeita para passeios de bate-volta. Como minha intenção era beber, acabei optando por comprar um tour da empresa Wildlife Tours (comprei no aeroporto no balcão de informações turísticas). Paguei AUD 125 (preço normal é AUD 135, mas consegui um desconto porque comprei 2 tours com eles).
Gateway Estate
Saímos de Melbourne por volta das 8h30 e nossa primeira parada foi na Yarra Valley Gateway Estate, um mix de fazenda gourmet, empório e restaurante. Lá degustamos algumas frutas cultivadas na fazenda, geleias, queijos e alguns licores produzidos no local.
Napoleone Brewery and Cider House
A segunda parada foi no Napoleone Brewery and Cider House. Além do lugar ser lindo, as cidras são fenomenais e rolou muita degustação. Eu que sou fã de carteirinha de cidra fui à loucura. Uma pena que aqui no Brasil não tenhamos muitas opções de cidras, porque é uma bebida ótima, leve e super refrescante.
Esqueci de mencionar que viajei no mês de maio (outono na Austrália) e as paisagens estavam um espetáculo.
Dominique Porter Wines
Depois seguimos para a Dominique Porter Wines, uma vinícola ‘francesa’. Rolou mais degustação.
Rochford Winery
A melhor vinícola. Sem dúvidas! Tivemos uma aula sobre os vinhos com um ótimo sommelier. O cara era muito empolgado e fez o grupo inteiro rir. Eu adorei os vinhos da Rochford.
E foi lá que almoçamos. Foi a melhor refeição da Austrália. Podíamos escolher entre uns 5 pratos. Eu optei pelo salmão com lentilhas e minha mãe preferiu a carne. Os dois pratos estavam deliciosos.
Yarra Valley Chocolaterie
Depois de tanta degustação de vinhos e o excelente almoço seguimos para a parte doce do passeio. E põe doce nisso! A fábrica/loja de chocolates é para deixar qualquer um louco, começando pelo fato que você pode comer à vontade os ‘confetes’ que ficam na entrada (chocolate ao leite, branco e amargo).
Caso queira consumir algum outro doce deve efetuar a compra separadamente.
Killara Estate Winery
E a última parada do passeio de 1 dia para Yarra Valley foi na Killara Estate Winery, uma vinícola lindíssima. Na minha opinião foi a vinícola mais bonita que visitamos. Ah, também foi a maior. Vimos até cangurus no meio dos vinhedos.
Como é uma vinícola de descendentes de italianos, os vinhos são inspirados nos vinhos da Itália. Para ser bem sincera, os vinhos não me conquistaram. Valeu mais por causa da vista e da pizza. Sim, o passeio terminou em pizza.
Resumo
É um passeio para quem gosta de vinhos, porque rola muita degustação (em média 5 vinhos por vinícola). Você come e bebe muito bem durante o dia. Saí tão satisfeita do passeio que nem jantei quando voltei para Melbourne.
É uma boa opção para quem está viajando sozinho (a) e/ou não quer alugar um carro. Considerando o ‘custo Austrália” eu acho que o passeio de 1 dia para Yarra Valley tem um custo razoável.
Eu comprei o passeio na loja do aeroporto de Melbourne (link https://wildlifetours.com.au/tours/yarra-valley-wine-tour/), mas outras empresas oferecem passeios similares. Gostei bastante e recomendo.