O parque Prater abriga um dos cartões postais de Viena. Você já deve ter ouvido falar dela: Wiener Riesenrad, a roda-gigante mais antiga do mundo. Ela foi construída em 1897. Permaneceu intacta até 1944 quando foi destruída na Segunda Guerra Mundial. Em 1945, ela foi reconstruída e em 1947, foi finalmente reinaugurada. Durante todo esse tempo, seus 65 metros de altura proporcionaram momentos incríveis para muitas pessoas e visões panorâmicas de Viena.
Sempre fui fã de lugares altos e sempre que possível vou em atrações onde possa ver a cidade do alto. Mas em Viena foi especial, afinal não é todo dia que entramos numa roda-gigante “vintage”. Fiz o passeio normal mesmo: volta completa em cabine compartilhada. Custa €9,5 (paguei €8,5 porque estava com o Vienna Card). O passeio dura uns 20 minutos. Achei bem tranquilo, mas não sou muito parâmetro, porque não tenho mesmo medo de altura. Mas, porém, contudo, todavia, digo que a cabine balançou um pouco. Bem normal – ao meu ver – já que parte da janela estava aberta (foi ótimo para as fotos).
Você tem uma visão completa do Prater (o parque) e uma visão panorâmica de Viena. Minha opinião: para fins turísticos, é melhor andar na roda-gigante de dia para apreciar a paisagem. Para fins românticos e se dinheiro não for problema, alugue uma cabine privativa para o jantar. O funcionário me disse que muitos casais ficam noivos no passeio.
Se você escolheu a opção um, ainda dá para passar várias horas no Prater. Esqueça a ideia de que só porque ele tem uma roda-gigante é um parque para crianças. São muitos brinquedos radicais. O que achei mais interessante, mas infelizmente não tive tempo de ir foi a montanha russa que você vai deitado. Pelo que entendi, ela simula um voo. E o melhor de tudo é que você paga por atração. Ou seja, mesmo que você queira muito ver a roda-gigante (ou qualquer outro brinquedo), mas por algum motivo não queira “brincar”. pode só olhar e tirar fotos. A entrada no Prater é grátis.
Informações
Site: http://www.praterwien.com/en/home/
Endereço: Prater 7/3, A-1020 Viena
Como chegar de metrô: linhas U1 e U2 até Praterstern
Horários: varia de estação para estação, mas normalmente entre 10:00 hs e meia-noite.