Preciso Viajar

O que você precisa saber antes de Viajar para a China

Vai viajar para a China? A China é um país incrível, mas o choque cultural é grande. Então é bom saber algumas coisas antes de viajar para a China, um dos países mais fascinantes do mundo (na minha opinião).

Dicas úteis antes de viajar para a China

Visto e Demais Documentos Obrigatórios

Brasileiros e europeus (nos casos de quem possui dupla cidadania) precisam de visto. Ele pode ser solicitado no Brasil antes da viagem. Eu tirei o visto em Sydney, pois estava morando na Austrália e foi bem tranquilo. É preciso escolher bem qual tipo de visto será solicitado, porque existem vistos que só permitem uma entrada na China. Ou seja, se a pessoa resolver sair da China continental e ir até Hong Kong não conseguirá voltar se não possuir visto com múltiplas entradas. 

[intense_blockquote width=”30%”] Viaje tranquilo. Não esqueça do seguro viagem. Faça sua cotação. Use o código PRECISOVIAJAR5 e ganhe um desconto.[/intense_blockquote]

O seguro viagem não é obrigatório, mas é extremamente recomendável contratar um antes da sua viagem para a China. Muita gente sofre com o tempero da comida e em alguns lugares as condições de higiene não são muito boas, o que pode causar desconfortos intestinais. Quando eu fui para lá contratei o seguro da Assist Card e tive que utilizá-lo após ser atropelada por uma motinho. Foi mais o susto, mas foi bom ter um atendimento médico em inglês, até porque veja o item abaixo.

 

Idioma

Mandarim é uma língua complicada, mas dá para aprender algumas palavras como ni hao (oi), pronuncia-se “ni-ráu” e xie xie (obrigado), pronuncia-se “xiê-xiê”. É bom utilizar essas palavras para iniciar uma conversa e depois agradecer.

Quase ninguém fala inglês. Não adianta tentar falar o básico como  “hostel”, “hotel” tentando achar o seu hostel ou hotel porque ninguém entende. Tenha sempre um papel anotado com o nome do lugar que você precisa ir em mandarim. Dê esse papel para a primeira pessoa que pareça apta a ajudar e prepare-se para uma mímica básica. Em todos os hostels que fiquei, eles tinham um cartão com nome e endereço do hostel em inglês e mandarim. Sempre saía com pelo menos dois na bolsa para não correr o risco de me perder.

Trânsito na China

O trânsito é uma loucura e atravessar a rua lá exige bastante coragem. Mesmo quando o sinal está verde para os pedestres, os carros cruzam as ruas e não param de buzinar. Então, para atravessar a rua sugiro que você siga os chineses. Eu tive um acidente. Uma motinho me atropelou (por sorte foi só o susto e uma queda que esfolou apenas meus joelhos, mas todo cuidado é pouco). Olhe SEMPRE para os dois lados.

Hábitos Chineses

Quase todo mundo escarra e depois cospe no chão. Durante os 16 dias que estive por lá não consegui achar normal, mas é parte da cultura deles. Outra coisa: todo mundo fuma em todos os lugares. A China por si só já é poluída e com os cigarros fica ainda pior. 

Na China é comum comer cachorro, rato, escorpião, cobra e basicamente tudo que eles acham que pode ir para a panela ou para o espeto. Portanto, pense 3 vezes antes de comprar algo numa barraquinha de rua, pois a carne do palitinho pode ser algo bizarro.

Os chineses adoram misturar comidas. Não se assuste ao ver o pessoal misturando sobremesa com o prato principal, salada com sorvete e tomando tudo isso com chá com leite (milk tea). Para eles é normal. Nos restaurantes, o pessoal já pede as bebidas, o prato principal e a sobremesa e chega tudo junto na mesa e eles começam a misturar tudo. 

Banheiro público na China é um buraco no chão. Para os padrões ocidentais, é meio nojento e se você for mulher vai sofrer bastante tentando se equilibrar. Carregue sempre um lenço umedecido ou um lenço de papel, porque não tem papel higiênico nos banheiros públicos. 

Acostume-se a colocar sua bolsa ou mochila no raio-x em todas as estações de metrô

É necessário uma certa dose de paciência, pois os chineses não respeitam as filas e tudo sempre está muito lotado.

População Chinesa

Gente, gente, gente! Não se assuste ao pegar um metrô lotado às 15h porque a China é isso – um amontoado de gente. É o país mais populoso do mundo.

Tem muito mais homem do que mulher na China. Em muitos lugares, você só verá homens. Isso é fruto obviamente dos anos passados, em que várias meninas foram mortas pelos próprios pais, porque é mais interessante (financeiramente falando) ter um filho homem. 

Turismo na China

A China recebe muitos turistas, mas a maioria deles é da Ásia mesmo. Então, os chineses adoram encarar os ocidentais e muitas vezes eles pedem para tirar fotos. Não se assuste se isso acontecer com você. Eu tirei várias fotos com os chineses. Me sentia uma celebridade. haha

A China não é perigosa e é muito tranquilo, mas muito tranquilo mesmo fazer turismo por lá. A barreira da língua existe, mas os funcionários dos hostels que fiquei sempre foram super simpáticos e resolveram meus problemas. Por exemplo, comprar passagem de trem na estação pode ser um pouco complicado, então compensa pagar a taxa que os hostels da China cobram (entre U$3-U$5) para comprar o bilhete para você.

viajar para a china

Muralha da China. Foto Shutterstock

Transporte na China

A China tem um sistema ferroviário muito bom. Como o país tem dimensões continentais, nem todas as viagens são rápidas. Existem os trens rápidos (fast trains) e os hard sleepers (que tem as cabines com camas). No hard sleeper, você pode escolher entre a cama de baixo, do meio ou superior. As melhores são as de baixo e as do meio. Saiba que se você comprar as de baixo, inevitavelmente, em alguma hora da viagem, um chinês vai sentar na sua cama. Meu amigo ficou com a de baixo e dois chineses sentaram na cama dele por algumas horas e eu fiquei na do meio. Outra coisa interessante é que dentro do trem existem várias máquinas de água-quente grátis e você pode ir lá e preparar seu Cup Noodles.

Hospedagem

[intense_blockquote width=”30%”] Reserve seu hostel ou hotel com condições especiais e cancelamento grátis.[/intense_blockquote]

A qualidade dos hostels é excelente e eles são baratos. Fiquei em lugares muito bons e paguei algo como U$6 por uma cama. Vale a pena ficar em hostel na China. O inglês dos funcionários é relativamente bom e muitos hostels possuem quartos privativos, para quem não quer dividir quarto.

 

Golpes comuns na China

Muito cuidado com o tal golpe do chá, café ou exposição de arte. Jovens que se dizem estudantes, aproximam-se e ficam puxando papo, falando que precisam praticar inglês, perguntam da onde você é e logo te convidam para tomar um chá ou café. Fuja!!! É scam (golpe). Você vai na tal casa de chá e os caras te cobram uns U$100 por uma xícara de chá. É bem fácil identificar as pessoas que tentam aplicar esse golpe. Tem inglês muito bom, estão bem vestidas, são muito simpáticas, em 99% das vezes pedem para tirar foto com você, estão nos principais pontos turísticos e são muito boas de lábia. Fuja! Se quiser ir a uma cerimônia de chá, peça indicação no seu hostel/hotel de um bom lugar que tenha preços honestos.

Casas de Câmbio

Ao contrário de outros países da Ásia, não vi muitas casas de câmbio na rua. Mas é bem tranquilo sacar dinheiro em qualquer ATM. Eu consegui sacar com meu cartão de débito e crédito.

Sites proibidos na China

Vários sites são proibidos na China, entre eles o facebook, youtube, blogs, etc. Existem jeitos de “burlar” o sistema. Um deles é baixar um programa antes da viagem que muda o IP do seu computador. Nos hostels, é só perguntar para os funcionários, qual é o site que eles estão usando para acessar o facebook. Como muda muito (cada vez que o governo descobre), não posso te informar aqui qual é o endereço.

[su_box title=”Leia mais sobre a China” style=”soft” box_color=”#8ee3fd” title_color=”#070606″]

Muralha da China

Beijing ou Pequim

Chengdu

Shanghai

Preços das coisas na China

 

[/su_box]

Sair da versão mobile