Preciso Viajar

Tudo o que você precisa saber antes de ir para o Hawaii

Vai viajar para o Hawaii? Ótima escolha. Hawaii era um sonho antigo e estava na minha bucket list de viagens fazia um tempo. Quando vi uma promoção imperdível de passagens, não tive dúvidas e comprei no impulso. Como não tive muito tempo para planejar a viagem e tive erros/acertos, montei esse pequeno manual. Veja o que é bom saber antes de viajar para o Hawaii.

O que você precisa saber antes de viajar para o Hawaii

Queria deixar algumas coisas claras aqui:

1) Não sou adepta das caronas. Jamais recomendarei que a pessoa viaje para o Hawaii (ou qualquer outro lugar) e fique no meio da estrada procurando carona (embora eu tenha feito isso uma vez por motivos de força maior). Saiba que para explorar as ilhas do Hawaii, o ideal é alugar um carro.

2) Se você vai viajar no estilo econômico, de mochila nas costas, prepare-se para ficar em hostels caros e sujos. O padrão dos hostels no Hawaii deixa bastante a desejar (e falo com propriedade, pois já fiquei em muitos hostels)

Ilhas do Hawaii

Ok, agora vamos ao que realmente interessa. O Hawaii tem 7 ilhas. Você pode viajar por 5 delas: Oahu, Maui, Kauai, Big Island e Molokai.

Eu fui para Oahu e Maui e me arrependi profundamente de não ter ido para Big Island. Se pudesse deixar um conselho, diria: vá!

Maui e suas praias incríveis

Alguns dizem que em Maui ficam as praias mais bonitas do Hawaii. Maui me lembrou a costa leste da Austrália (guardadas as devidas diferenças). Realmente achei as praias incríveis!

viajar para o hawaii

A linda praia de Hana

Lá em Maui até tem uma rede de ônibus que te leva para alguns lugares. Custa U$2 o bilhete único ou U$4 o passe para o dia inteiro. Porém, tem que ter paciência porque são demorados. Outra coisa: você tem que ter o valor exato da passagem, porque o ônibus não tem cobrador. Você joga o dinheiro numa caixa fechada com um cadeado. Eu tive que deixar U$5 porque não sabia desse detalhe.

Se você for viajar para o Hawaii com mais uma pessoa, não tenha dúvidas e alugue um carro, pois dá muito mais liberdade. Se você estiver com pouco dinheiro e viajando sozinho, você pode ficar no hostel que eu fiquei e chama-se Banana Bungalow. Já adianto que o hostel não é essa maravilha toda, mas a vantagem é que ele oferece tours grátis (que não são grátis) todos os dias. Os mais populares são os tours de sábado (vulcão) e terça (Hana). Para esses tours, os funcionários vão te pedir uma gorjeta de U$20, mas você dá o que quiser.

Vulcão Haleakala

O lado bom é que você conhece uma galera nesses tours e não precisa ficar dirigindo. O lado ruim é que vira uma excursão e eles param onde eles querem apenas.

Oahu, a ilha mais turística

Já Oahu é um Hawaii mais turístico. É lá que fica Honolulu, Waikiki e etc. É uma ilha cheia de resorts e tem uma diferença gritante entre viver o Hawaii dos resorts e o Hawaii da forma econômica.

Você pode pegar o ônibus (custa U$2,5 cada trecho e não tem bilhete para o dia inteiro) e ir para diversos pontos turísticos, mas tem que ter paciência. Eles demoram, são lotados e alguns motoristas não falam inglês (são filipinos) e não conseguem dar informações. Alugar carro continua sendo a melhor opção.

Por mais que falem que Oahu é a ilha mais sem graça do Hawaii, eu não concordo. Aliás, para ser bem honesta, eu amei Oahu.

Onde ficar no Hawaii

No topo do Diamond Head em Oahu

Pôr do sol em Waikiki

Eu fiquei 13 dias inteiros no Hawaii e dividi meus dias entre 2 ilhas apenas. Sinceramente, acho que errei. Deveria ter ficado menos dias em Maui, menos dias em Oahu e ter acrescentado a Big Island na minha viagem para o Hawaii.

A ilha de Kauai

Kauai é um pouco mais complicada. Conheci um pessoal no hostel de Maui que odiou o Kauai e disse que não tem nada para fazer lá. Outros amaram e disseram que é a ilha mais bonita do Hawaii. Realmente, não posso opinar, mas pelo que andei vendo, acho que Kauai é mais alternativa e é uma ilha para quem curte trekking.

Big Island, a ilha com mais diversidade

Não é à toa que essa ilha também é conhecida como Hawaii. Lá tem uma diversidade enorme, vulcão ativo (com lava e tudo) e com certeza deve ser a ilha mais interessante do arquipélago. Eu não fui (e me arrependo), mas já sei que lá é essencial alugar um carro.

Estrutura das ilhas

As ilhas são enormes, por isso é recomendável alugar um carro.

Transporte entre as ilhas

Leia como se locomover entre as ilhas do Hawaii.

Preços

Olha, não é barato, até porque é um arquipélago isolado do resto do país e um destino bastante turístico e popular entre japoneses e os próprios americanos. Mas existem maneiras de economizar no Hawaii. Por exemplo, ficando em hostels, acampando, comendo em restaurantes asiáticos, etc. Dá sim para viajar para o Hawaii com pouco dinheiro, mas não tenho dúvidas que com o orçamento um pouco menos apertado é muito melhor.

De qualquer maneira, o Hawaii é maravilhoso. Se puder, vá!

Requisitos de Entrada

São os mesmos para a entrada nos Estados Unidos, ou seja, você precisa de um visto americano válido.

Leia mais sobre o Hawaii

Compras em Oahu no Hawaii

Diamond Head Hawaii

Hana, a parte mais linda de Maui

Vulcão Haleakala

Sair da versão mobile