Preciso Viajar

Rota Panorâmica próximo ao Kruger Park na África do Sul

Entre os inúmeros tours oferecidos na região do Kruger Park, estão os tours para a Rota Panorâmica, famosa pelo “God’s Window”. Acho que é melhor fazer essa rota de carro e ir parando nos lugares de sua preferência. Pegamos um mapa e seguimos em direção à cidade de Graskop, porta de entrada de todas as atrações da rota panorâmica. A rota inteira não passa de uns 100 km e a estrada é bem tranquila e sinalizada.

Rota Panorâmica – Pinnacle

O primeiro lugar que paramos foi em Pinnacle, com formações rochosas interessantes.

Pinnacle, África do Sul

 

Rota Panorâmica – God’s Window

God’s Window (Janela de Deus) é um dos lugares do livro 1000 lugares para conhecer antes de morrer. A expectativa era grande e assim também foi a decepção. Que fique claro que essa é a minha opinião. Tenho certeza que milhares de pessoas acham o lugar lindo, mas achei um lugar normal.

God’s Window

Enfim, esse é o problema das expectativas. Quanto mais altas elas são, maior pode ser a frustração. God’s Window não foi tudo isso para mim, mas a rota panorâmica ainda tinha uns lugares ditos imperdíveis.

Rota Panorâmica – cascatas

Então, seguimos em direção às cascatas de Berlim e Lisboa.

Berlin Falls

Rota Panorâmica – Blyde River Canyon

Saímos das cascatas e depois de nos perdermos no caminho, finalmente encontramos o Blyde River Canyon. Aí passei a acreditar na Patricia Schultz (autora do livro 1000 lugares para conhecer antes de morrer) e de fato percebi que o autor do Senhor dos Anéis se inspirou naquele lugar para gravar o filme. O canyon valeu a viagem. Posso dizer com toda a sinceridade que vi poucos lugares tão bonitos no mundo como aquele.

 

Em todos esses pontos turísticos, o que não falta são barraquinhas vendendo todos os tipos de souvenirs possíveis e imagináveis. Os mais baratos ficam nas cascatas (chegamos a pagar 5 vezes o preço das mesmas coisas dentro do Kruger Park). Então fica a dica: compre todos os artesanatos nessa rota.

Leia todas as dicas sobre a África do Sul

Para itens ditos “exclusivos” (porcelana, chaveiro, imã de geladeira) que são vendidos apenas no Kruger Park, segue outra dica – lá em Graskop, tem umas lojas de artesanato (bem chiques) que vendem as mesmas coisas do Kruger, só que bem mais barato. Vale a pena parar ali na volta para Hazyview. Não precisa nem desviar do caminho, porque as lojas ficam na estrada mesmo (no caso, a estrada vira rua da cidade nesse trecho). Há vários restaurantes bons por ali, incluindo o Harrie’s Pancakes.

Reserve um dia inteiro para esse passeio e leve umas águas no carro, porque por incrível que pareça, em nenhum dos pontos turísticos tem um bar ou algo que venda água.

Sair da versão mobile