A África do Sul ficou em evidência em 2010 por causa da Copa do Mundo e eu estive lá depois da Copa. O país é lindo e tem muita coisa para visitar. Além da beleza de Cape Town, fiquei impressionada (boquiaberta) com a beleza das praias.
Se você for ficar mais tempo na África do Sul, sugiro alugar um carro e fazer a Garden Route de Cape Town até pelo menos Mossel Bay. Infelizmente não tive tempo para fazer esse trajeto que é bem longo, mas fui felizarda de encontrar uma mini-garden route pelo caminho.
Nós reservamos um dia inteiro para ir para umas praias próximas a Cape Town. Algo que gosto bastante é pedir informação no hostel ou hotel para quem mora na cidade.
Bom, tivemos um pequeno incidente no dia que fomos para as praias. Na noite anterior, estacionamos o carro no estacionamento que tinha convênio com o hotel. O pagamento era feito diretamente para o hotel, então estranhamos quando um cara se aproximou e pediu dinheiro para cuidar do carro. Aquele golpe deve funcionar com turistas europeus desavisados, mas jamais funcionaria com duas brasileiras como a gente. Negamos o dinheiro e explicamos que o estacionamento seria pago diretamente no hotel. O cara dizia ser funcionário do estacionamento, mas na verdade era um morador de rua. Quando voltamos na manhã seguinte, adivinha? Um dos pneus do carro estava no chão. O cara esvaziou nosso pneu. Aí foi uma correria. Fomos falar com os responsáveis pelo estacionamento e eles fingiram que não sabiam como aquilo tinha acontecido. Mencionamos o tal cara e eles falaram que não tinham nada a ver com aquilo. Até que uma boa alma resolveu nos ajudar e conseguimos levar o carro para um posto e enchemos o pneu. Por sorte o cara não furou o pneu.
Enfim, isso atrasou um pouco nosso início do tour das praias. Partimos em direção à praia que o pessoal do hotel (Cape Heritage) tinha nos recomendado, Hermanus que, além de bonita, também poderia ter baleias. Achamos o máximo, afinal não é todo dia que se vê baleias. Dirigimos por mais ou menos uma hora desde Cape Town e eis que a praia não permitia banho de sol pois era cercada de pedras. Vimos uma baleia bem de longe e resolvemos dirigir mais um pouco em busca de um lugar ao sol.
Praia Hermanus
Na busca de uma praia com areia, acabamos nos perdendo (o gps também não ajudou) e fomos parar em Betty’s Bay. Lá encontramos uma colônia enorme de pinguins. Isso mesmo! A gente saiu do hotel para ver baleias e também vimos pinguins.
Betty’s Bay e os pinguins
Como estávamos perdidas, resolvemos perguntar para o cara que ficava na bilheteria da colônia de pinguins para qual praia poderíamos ir. Ele sugeriu a Bikini’s Beach. Segundo ele, uma praia linda. Nos perdemos mais uma vez, mas chegamos. Quem me dera não tivéssemos encontrado o lugar. A praia não era linda.
Bom, depois de tantas tentativas frustradas de tentar achar um lugar ao sol, desistimos e decidimos voltar para Cape Town. Nossa ideia era ver o pôr-do-sol em Clifton Beach.
Uma dica para vocês adivinharem o que aconteceu depois que saímos da praia? Nos perdemos de volta. Acho que o gps não estava com os mapas atualizados. Só que dessa vez valeu muito a pena termos nos perdido. Encontramos uma mini Garden Route. Até hoje não sabemos o nome da estrada, mas com certeza era uma rota panorâmica e turística, porque tivemos que pagar um pedágio (coisa que é raro na África do Sul).
Resumo do nosso dia que foi reservado para tomar sol na praia: pneu que teve que ser trocado, nos perdemos várias vezes e não tomamos sol. Mas em compensação vimos baleias, pinguins, paisagens de tirar o fôlego e um pôr-do-sol perfeito em Clifton Beach. Algumas vezes que o acaso é melhor que o planejado.