Preciso Viajar

Rota de praias próximas a Cape Town

A África do Sul ficou em evidência em 2010 por causa da Copa do Mundo e eu estive lá depois da Copa. O país é lindo e tem muita coisa para visitar. Além da beleza de Cape Town, fiquei impressionada (boquiaberta) com a beleza das praias.

Se você for ficar mais tempo na África do Sul, sugiro alugar um carro e fazer a Garden Route de Cape Town até pelo menos Mossel Bay. Infelizmente não tive tempo para fazer esse trajeto que é bem longo, mas fui felizarda de encontrar uma mini-garden route pelo caminho.

Nós reservamos um dia inteiro para ir para umas praias próximas a Cape Town. Algo que gosto bastante é pedir informação no hostel ou hotel para quem mora na cidade.

Bom, tivemos um pequeno incidente no dia que fomos para as praias. Na noite anterior, estacionamos o carro no estacionamento que tinha convênio com o hotel. O pagamento era feito diretamente para o hotel, então estranhamos quando um cara se aproximou e pediu dinheiro para cuidar do carro. Aquele golpe deve funcionar com turistas europeus desavisados, mas jamais funcionaria com duas brasileiras como a gente. Negamos o dinheiro e explicamos que o estacionamento seria pago diretamente no hotel. O cara dizia ser funcionário do estacionamento, mas na verdade era um morador de rua. Quando voltamos na manhã seguinte, adivinha? Um dos pneus do carro estava no chão. O cara esvaziou nosso pneu. Aí foi uma correria. Fomos falar com os responsáveis pelo estacionamento e eles fingiram que não sabiam como aquilo tinha acontecido. Mencionamos o tal cara e eles falaram que não tinham nada a ver com aquilo. Até que uma boa alma resolveu nos ajudar e conseguimos levar o carro para um posto e enchemos o pneu. Por sorte o cara não furou o pneu.

Enfim, isso atrasou um pouco nosso início do tour das praias. Partimos em direção à praia que o pessoal do hotel (Cape Heritage) tinha nos recomendado, Hermanus que, além de bonita, também poderia ter baleias. Achamos o máximo, afinal não é todo dia que se vê baleias. Dirigimos por mais ou menos uma hora desde Cape Town e eis que a praia não permitia banho de sol pois era cercada de pedras. Vimos uma baleia bem de longe e resolvemos dirigir mais um pouco em busca de um lugar ao sol.

Praia Hermanus

Praia Hermanus África do Sul

Na busca de uma praia com areia, acabamos nos perdendo (o gps também não ajudou) e fomos parar em Betty’s Bay. Lá encontramos uma colônia enorme de pinguins. Isso mesmo! A gente saiu do hotel para ver baleias e também vimos pinguins.

Betty’s Bay e os pinguins

Como estávamos perdidas, resolvemos perguntar para o cara que ficava na bilheteria da colônia de pinguins para qual praia poderíamos ir. Ele sugeriu a Bikini’s Beach. Segundo ele, uma praia linda. Nos perdemos mais uma vez, mas chegamos. Quem me dera não tivéssemos encontrado o lugar. A praia não era linda.

Bom, depois de tantas tentativas frustradas de tentar achar um lugar ao sol, desistimos e decidimos voltar para Cape Town. Nossa ideia era ver o pôr-do-sol em Clifton Beach.

Uma dica para vocês adivinharem o que aconteceu depois que saímos da praia? Nos perdemos de volta. Acho que o gps não estava com os mapas atualizados. Só que dessa vez valeu muito a pena termos nos perdido. Encontramos uma mini Garden Route. Até hoje não sabemos o nome da estrada, mas com certeza era uma rota panorâmica e turística, porque tivemos que pagar um pedágio (coisa que é raro na África do Sul).

Resumo do nosso dia que foi reservado para tomar sol na praia: pneu que teve que ser trocado, nos perdemos várias vezes e não tomamos sol. Mas em compensação vimos baleias, pinguins, paisagens de tirar o fôlego e um pôr-do-sol perfeito em Clifton Beach. Algumas vezes que o acaso é melhor que o planejado.

Veja todas nossas dicas de Cape Town

Sair da versão mobile