Preciso Viajar

Sugestão de roteiro 10 dias na Europa – Portugal, Espanha e Itália

Tem muita gente que recomenda não comprar passagem no impulso (leia – promoção), mas eu faço exatamente o contrário. Tá rolando promoção de milhas ou passagens super baratas para algum lugar do mundo? Eu compro e depois me viro para planejar o roteiro. Como morei alguns anos na Europa e fiz muitas viagens por lá, divido aqui com você sugestão de roteiro de 10 dias na Europa. 

Que fique claro que eu não acho que 10 dias (ou menos) são suficientes para uma viagem “completa” para a Europa. A Europa é um continente enorme e cheio de países interessantes. Só que às vezes tudo o que temos é 10 dias, então o negócio é aproveitar ao máximo.

Para facilitar, vou dividir os roteiros pelas companhias aéreas, porque aí se a passagem estiver em promoção, você já tem uma leve ideia do que pode ser feito.

O ideal mesmo é comprar passagens multi-stop em que você desce em uma cidade e, na volta, pega o avião em outra. Expliquei aqui no Planejamento de Viagem para a Europa como isso funciona. Mas para não tumultuar o post vou fazer roteiros considerando chegada e partida na mesma cidade, OK?

 

Roteiro de 10 dias Europa voando com a TAP – chegando em Lisboa

Uma sugestão legal de roteiro para quem conseguiu uma passagem com a TAP é focar em Portugal e Espanha. Eu morei em Lisboa, não tinha carro, viajei muito de ônibus (é mais barato do que o trem) e fui até para a Espanha de ônibus. Mas, se você estiver com dinheiro sobrando, sugiro alugar um carro. Veja mais informações sobre como viajar por Portugal.

Dia 1 – Voo noturno Brasil – Lisboa

Dia 2Chegada em Lisboa. É provável que seu voo chegue no começo da tarde. Até fazer imigração e chegar no hotel, já será metade da tarde. Nesse dia, não tem muito o que fazer. Sugiro andar um pouco pelo centro histórico de Lisboa,  jantar num restaurante legal e descansar para se recuperar do fuso.

Dia 3Lisboa. Dá para fazer o centro histórico.

Dia 4 – Deixaria esse dia reservado para Belém + Estoril e Cascais.

Dia 5 – Faria uma viagem bate-volta para Sintra, que é uma região lindíssima e tem um dos palácios mais bonitos que já vi na Europa, o Palácio da Pena.

Opções não faltam. Você pode ir de ônibus Sevilla no sul da Espanha, por exemplo. A viagem dura 8 horas e custa €61.0 (ida e volta). Fazendo isso você ganha mais um dia em Lisboa, porque o ônibus sai às 22h. Veja nesse site (http://www.alsa.es/) as opções de ônibus disponíveis entre Lisboa e Espanha.

Você também pode visitar o norte de Portugal e ir para Porto e Guimarães, por exemplo. Sugiro que você vá de carro alugado ou ônibus. Já viajei muito de ônibus (autocarro) (http://www.rede-expressos.pt/) por lá e são confortáveis e mais baratos que os trens.

Há também a opção de visitar o sul de Portugal, a região do Algarve ou visitar a região do Alentejo.

Ou você pode voar com a Easyjet. Você pode voar para Amsterdam, Berlim, Barcelona, Madrid, Londres, Roma e Veneza só para citar alguns voos diretos de Lisboa. Se você escolher qualquer uma dessas cidades, sugiro que passe todos os outros dias nela. Com exceção de Veneza (que você pode visitar Pádua que fica perto) e Madrid (que você pode visitar Toledo). Nas outras, você precisa de pelo menos 4 dias para explorar bem a cidade. Não esqueça de contar o tempo de deslocamento. Veja se realmente vale a pena ir para outro país. Prefira sempre voos bem no início da manhã ou de noite para aproveitar ao máximo a cidade durante o dia. 

[su_service title=”Em Lisboa eu recomendo os seguintes hostels e hotéis” icon=”icon: hand-o-right” icon_color=”#482cf4″ size=”24″]

Travellers House | InterContinental Lisboa | HF Fenix Music Browns Downtown | Expo Astoria

[/su_service]

Dias 6, 7, 8, 9 – no lugar que você escolheu com as opções acima.

Dia 10 – voo de volta para o Brasil. Se ele for noturno, você pode voltar para Lisboa no mesmo dia do voo, mas se ele for diurno, é bom voltar para Lisboa um dia antes.

Roteiro de 10 dias na Europa voando com a Ibéria – chegando em Madrid

 roteiro 10 dias Europa

Madrid

Roteiro Europa 10 dias: Espanha, Espanha e Portugal ou focar em Espanha e Itália.

Dia 1 – Voo noturno Brasil – Madrid

Dia 2 – Chegada em Madrid. É provável que seu voo chegue no começo da tarde. Até fazer imigração e chegar no hotel, já será metade da tarde. Nesse dia, não tem muito o que fazer. Sugiro andar um pouco pelo centro histórico de Madrid, jantar num restaurante legal e descansar para se recuperar do fuso.

Dia 3 – Madrid. Um walking tour pelo centro histórico é minha sugestão.

Dia 4 – Se você gosta de museu, pode reservar o dia para visitá-los. Outro lugar que gostei muito em Madrid foi o Parque del Retiro.

Dia 5 – Sugiro um passeio para Toledo, que é uma cidade muito linda, medieval. Dá para ir de trem. É perto (menos de uma hora).

[su_service title=”Em Madrid eu recomendo os seguintes hotéis” icon=”icon: hand-o-right” icon_color=”#482cf4″ size=”24″]

Petit Palace Tres Cruces | Iberostar Las Letras Gran Via| Catalonia Puerta del Sol| Catalonia Plaza Mayor

Restante dos dias

Sugiro pegar a Easyjet e voar para Roma. Ou então pegar um voo para Veneza e ficar 2 dias em Veneza e 2 dias em Pádua ou Verona.

Também dá para pegar ônibus ou trem e conhecer Salamanca ou Sevilla e Granada ou até mesmo Barcelona. Opções não faltam dentro da Espanha mesmo.

Dias 6, 7, 8, 9 – No lugar que você escolheu com as opções acima.

Dia 10 – Voo de volta para o Brasil. Se ele for noturno, você pode voltar para Madrid ou Barcelona no mesmo dia do voo, mas se ele for diurno, é bom voltar um dia antes.

Observação: Se você desembarcar em Barcelona e não em Madri dá para aproveitar bem a região da Catalunha. Caso você queira visitar outro país, dá para pegar um voo de Barcelona para Milão. De Milão, você pode pegar um trem para Veneza e passar uns dias na região do Veneto. Veja aqui como viajar pela Itália.

Viu como dá para ser criativo montando um roteiro de 10 dias na Europa? 

Veja mais roteiros na Europa

Roteiro 15 dias Leste Europeu

Roteiro 5 dias Suíça

Roteiro de 3 dias na Eslovênia

Roteiro 1 dia Londres

Roteiro 10 dias Portugal

 

Sair da versão mobile