Preciso Viajar

Roteiro de Viagem Portugal 10 dias

Em setembro estive em Portugal. A ideia inicial era visitar umas praias no Algarve e Lisboa, mas aí uma amiga decidiu ir comigo e, como ela nunca tinha ido para Portugal, otimizamos um pouco nosso roteiro para que pudéssemos ver um pouco de tudo em 10 dias. Foi corrido? Foi. Mas como alugamos carro e voamos no trecho mais longo (Faro para Porto), acredito que ficou um roteiro bacana. Coloco abaixo o Roteiro Portugal 10 dias que eu fiz em setembro de 2016.

Roteiro Portugal 10 dias – Algarve, Lisboa, Porto

Dia 1 – Faro/Albufeira

Como começamos nossa viagem em Paris, voamos de lá para Faro. Chegamos bem cedo em Faro, pegamos o carro alugado no aeroporto e seguimos em direção à Albufeira. Almoçamos por lá e demos umas voltas pelas praias da região. No fim do dia seguimos para o hotel Tivoli Carvoeiro.

Dia 2 – Carvoeiro/Praia da Marinha e região

Tiramos a manhã para aproveitar a estrutura do hotel (piscina e praia “quase particular”). Saímos para almoçar e conhecer as praias da região da Lagoa (onde estava nosso hotel): Praia da Marinha, Praia do Carvalho, Praia de Benagil.

Dia 3 – Lagos

Esse dia fomos para Lagos e fizemos toda a caminhada até a Praia da Dona Ana e depois até a Praia do Camilo. Encerramos o dia fazendo um passeio de barco pela região.

o que fazer em lagos no algarve

Praia do Camilo

Dia 4 – Ilha de Tavira

Dedicamos nosso último dia no Algarve para essa ilha para poder aproveitar o mar, já que a temperatura da água lá é um pouco mais quente que nas outras praias da região.

Ilha de Tavira

Locomoção: fizemos todos os trechos de carro e gastamos aproximadamente €100 entre aluguel de carro, combustível e pedágios. Na maioria das vezes utilizamos as estradas não pedagiadas, mas nem tanto por nossa escolha. Era o caminho que o Waze indicava.

Dia 5 – Porto/ Vale do Douro

Partimos super cedo (voo madrugueiro da Ryanair) para o Porto. Alugamos outro carro e fomos direto do aeroporto para o Vale do Douro. Esse foi o dia mais corrido da viagem (e sabíamos disso), mas valeu muito a pena. Seguimos em direção à Quinta do Valado em Peso da Régua. Fizemos um tour pela vinícola. Custou €15 e incluiu 5 degustações de vinho. Almoçamos em um restaurante próximo da vinícola (na vila), pois não conseguimos almoçar na Quinta do Valado.

De lá seguimos para Pinhão e passamos por uma estrada simplesmente maravilhosa. Era curva para tudo que é lado e fomos até o Mirante de Pinhão. Foi tenso! Em alguns momentos eu tinha a impressão que não daria para fazer as curvas com o carro, mas deu tudo certo. Uma dica que eu dou: alugue um carro pequeno, porque muitas ruas são absurdamente estreitas. Alugamos um Fiat panda (o equivalente ao nosso Fiat Uno).

Descemos novamente até a beira do rio, estacionamos o carro e fomos atrás dos passeios de barco pelo Rio Douro. Fizemos o passeio de uma hora. Recomendo muito! Já era tarde, então voltamos para o Porto.
Fomos com o carro até o Hotel da Música, deixamos nossas malas e ainda tivemos pique para atravessar até Vila Nova de Gaia para ver o pôr do sol. Devolvemos o carro no aeroporto e voltamos de metrô para o hotel. Jantamos no mercado Bom Sucesso, anexo ao hotel onde estávamos hospedadas.

Locomoção: alugamos previamente um Fiat Panda e pegamos o carro no aeroporto. Gastamos aproximadamente €55 entre aluguel do carro, combustível e pedágios. Pegamos muitas estradas com pedágio para otimizar o nosso dia, mas os pedágios eram mais caros do que no Algarve.

Dia 6 – Porto

Acordamos cedo e fomos bater perna pelo Porto. Como minha amiga tinha machucado o pé, optamos por comprar o passe do ônibus turístico ‘Hop on Hop off” para não precisar andar tanto. O ônibus custa €10 e vai para umas áreas que alguns turistas não vão, como o Castelo de Queijo (forte perto da praia). De qualquer maneira é perfeitamente possível se virar no Porto só com o metrô. Eu recomendo o ônibus turístico para quem não gosta de andar muito, curte a comodidade de ir sentado escutando sobre a história da cidade e/ou está com alguma dificuldade para caminhar (caso da minha amiga).

O Porto visto de Vila Nova de Gaia

No final do dia seguimos de ônibus para Lisboa. Como compramos a passagem em cima da hora, optamos pelo ônibus porque era bem mais barato.

A região norte de Portugal é lindíssima. Se tiver tempo sugiro esse roteiro rural no norte de Portugal.

Dia 7 – Lisboa

Começamos o dia em Belém comendo os originais Pastéis de Belém. De lá seguimos para o Mosteiro dos Jerônimos (ao lado) e depois para a Torre de Belém. Depois, voltamos para o Cais do Sodré, almoçamos no Mercado da Ribeira e pegamos o barco para Cacilhas para visitar o Cristo Rei. Na minha humilde opinião: a melhor vista de Lisboa.

Voltamos para Lisboa e demos uma volta pela Baixa (Praça do Comércio, Rossio, Bairro Alto). Jantamos no Bairro Alto.

Dia 8 – Lisboa

Como ficamos em um hotel em Marquês de Pombal (o Expo Astoria), começamos o dia na região visitando o Parque Eduardo VII. Depois descemos a pé até o centro histórico (uns 15 minutos de caminhada). Pegamos o bonde, o “eléctrico 28”, visitamos alguns mirantes (miradouros) e o Castelo de São Jorge.

Dia 9 – Cascais/Boca do Inferno/Oriente

Nesse dia fiz os passeios sozinha. Fui para as praias próximas de Lisboa. Dei uma passeada por Cascais e fui andando até a Boca do Inferno. Desci no Cais do Sodré e almocei tardiamente e novamente no Mercado da Ribeira (amei). Depois peguei o metrô e fui para a região moderna de Lisboa, Oriente.

Boca do Inferno

Dia 10 – Sintra

O último dia foi para visitar Sintra, uma vila incrível e que fica bem pertinho de Lisboa. Já dei várias dicas do que fazer em um passeio de 1 dia em Sintra.

Gostou dessa sugestão de roteiro de viagem para Portugal?

Leia mais sobre Portugal

O que é bom saber antes de viajar para Portugal

Roteiro 3 dias em Lisboa

30 atrações grátis em Lisboa

Onde comprar chip pré-pago em Portugal

Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro

Onde comer pastel de nata em Lisboa