Seguro viagem para França: é obrigatório? A resposta dessa pergunta é sim: o seguro viagem para França é obrigatório. De maneira bem sucinta vou detalhar aqui as exigências do Tratado Schengen, do qual a França faz parte.
Seguro Viagem para França
Tratado de Schengen
Como eu já disse, a França é um dos países que fazem parte do Tratado Schengen. Esse tratado é um acordo firmado entre 26 países europeus para estabelecer a livre circulação das pessoas nos países signatários. O Tratado de Schengen estabeleceu a obrigatoriedade de um seguro viagem no valor mínimo de 30.000 euros para os turistas. Essa regra foi criada para garantir que o turista possa pagar possíveis despesas médicas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.
Sendo bem honesta, na maioria das vezes o fiscal da imigração não irá pedir o comprovante do seguro. Mas se pedir e você não tiver poderá ser impedido de entrar na França.
Minha experiência com seguro viagem
Tenho certeza que ninguém faz seguro pensando em usar, mas imprevistos e acidentes acontecem. E, caso aconteçam, é melhor estar preparado. Admito que não tenho muita sorte nas viagens: já tive alguns episódios de intoxicação alimentar (veja a minha internação na Tailândia), amigdalite, já torci o tornozelo, já fui picada por aranha. Ou seja, já usei o seguro algumas vezes e definitivamente não viajo sem. Como viajo muito, esse ano acabei fechando um plano anual (compensou financeiramente para mim).
Eu uso muito os seguros da Assist Card e recentemente comecei a utilizar os seguros da Assist Trip. A Seguros Promo é um comparador de preços (vende esses dois seguros) e ainda dá um desconto de 5% para os leitores do Preciso Viajar. Basta usar o cupom PRECISOVIAJAR5.
Quanto custa um seguro viagem para França?
A resposta é bem menos do que você imagina. Com o desconto de 5% (e que pode chegar a 10% se você pagar com boleto), o seguro viagem para França pode custar menos de R$8,00 por dia de viagem. Isso é mais barato que um café em Paris, por exemplo. Eu acho um valor bem acessível e que ainda pode te poupar de muita dor de cabeça (além de despesas extras) em caso de emergência odontológica, extravio de bagagem, cancelamento de viagem (em casos específicos) e muito mais. Acho que viajar sem seguro é uma economia que não vale a pena.
E o seguro do cartão de crédito?
Se você tem um cartão de categoria platinum ou superior, você pode solicitar o seguro do cartão desde que tenha comprado a passagem com esse cartão de crédito (ou tenha feito o pagamento das taxas de embarque para o caso de passagens emitidas com milhas). É bom prestar atenção porque o seguro do cartão só cobre viagens com duração máxima de 30 dias. Você pode solicitar o seguro gratuito diretamente nos sites das bandeiras dos cartões.