Preciso Viajar

Tour astronômico do Atacama

Inegavelmente a minha viagem para o Chile começou por conta do tour astronômico do Atacama. Uma amiga viu uma foto no Instagram, me marcou e escreveu: “olha isso! Precisamos ir”.

E de fato fomos. Consegui uma boa promoção de passagem. Emiti com milhas pela Latam: Curitiba – Santiago (e a volta ainda foi com um voo direto – maravilha!).

Foto tirada pelos fotógrafos: Milkyway_Experiencia

Tour Astronômico do Atacama – o que você precisa saber

Primeiramente é importante saber que o céu do Atacama é um dos melhores (se não for o melhor) do mundo para a observação astronômica. A combinação da altitude + clima seco e árido do deserto garantem um céu estrelado, lindíssimo.

As condições são tão favoráveis que há vários observatórios por lá sendo o ALMA (Atacama Large Millimeter Array) o mais importante. Ele está localizado a uma altitude de 5.000 metros. É possível visitar o observatório, mas tem que marcar a visita com muita antecedência.

Posteriormente é bom saber que embora o céu seja bem estrelado lá em San Pedro do Atacama, aquele céu que vemos nas fotos é em uma região mais afastada que você vai com os famosos tours astronômicos.

Dicas de Hospedagem no Atacama

Fiquei no Hostal Purilackti (RESERVE AQUI). A pousada tem poucos quartos, então é bom reservar com antecedência. outras boas opções: Hotel Jardim Atacama (RESERVE AQUI); Hotel Poblado Kimal (RESERVE AQUI) e Hotel Kimal (RESERVE AQUI).

Melhor época para fazer Tour Astronômico do Atacama

O tour acontece durante o ano todo, mas é primordial saber que faz frio no deserto de noite (mesmo no verão). Então leve em consideração esse detalhe antes de marcar a sua viagem.

Outra coisa importante é que as condições climáticas precisam estar favoráveis, ou seja, o céu não pode estar muito nublado. Fui em meados de março e choveu todos os dias. O tour foi cancelado por 4 noites seguidas porque não tinha visibilidade. Esse passeio foi dar certo literalmente na minha última noite do Atacama.

Agora vem a dica de ouro: a melhor época mesmo para fazer esse tour é em uma semana de lua nova. É a lua com melhor visibilidade.

Tipos de passeios do tour astronômico do Atacama

Como tudo no Atacama, há opções democráticas e opções astronômicas (e aqui nem estou falando do céu). Eu fiz o tour mais básico mesmo. Como já disse anteriormente, acabei fechando tudo aqui no Brasil mesmo com um intermediador brasileiro (@joaotrips no Instagram).

Por exemplo, esse passeio específico foi feito pela Feel Atacama, uma agência local. Saímos de San Pedro de Atacama por volta das 22h.

Para minha sorte, o ponto de encontro no centro do vilarejo era a apenas 1 quadra de onde eu estava hospedada, então foi bem tranquilo. Ah, é importante saber: você tem que ir caminhando até o ponto de encontro na ida e depois na volta eles te deixam na porta do hotel/pousada.

Você entra na van, percorre um trajeto de uns 15 minutos na estrada e chega no local completamente escuro onde consegue ver o céu estrelado.

Como é o tour astronômico do Atacama

Esse tour básico que eu fiz nem se chama tour astronômico e sim tour astrofotográfico. Contudo tem sim a parte da astronomia, observação com os telescópios e, claro, a bendita foto.

Chegando no “observatório”, todos sentam em uma roda ao redor da fogueira (com cadeiras) e o guia dá uma aulinha básica sobre astronomia. É bem didático porque ele usa um laser e vai apontando.

Depois, eles dividem o grupo em 3 partes. Uma parte vai fazer a observação nos telescópios, outra parte fica lá curtindo o coquetel e a outra vai tirar as fotos. E, obviamente, é feito um rodízio. Todos passam por essas 3 etapas.

Eu acabei indo no primeiro grupo para o telescópio, depois para o coquetel e fui a última a ir para a parte da fotografia.

As fotos

Nesse tour básico está incluído no preço do tour apenas 1 foto por pessoa (com o fotógrafo profissional). Eu paguei R$250,00 pelo tour (março/23).

Ah, Fernanda, mas e se eu quiser tirar uma foto com o meu celular? Infelizmente lá no breu seu celular não vai conseguir captar boas fotos do céu + pessoas. Por exemplo, essa foto amadora aqui embaixo eu tirei com o celular e não estão lá essas coisas.



A não ser que você tenha uma super, hiper, câmera profissional e um tripé você tem que confiar no fotógrafo mesmo para fazer a sua foto. Não se preocupe, porque eles orientam e dão dicas de poses. Lá no meu tour, cada foto extra custava 5.000 pesos (mais ou menos uns R$32,00). Eu tirei mais 2 fotos extras sozinha e mais uma com uma amiga. Quem tirou as fotos foi o pessoal da @Milkyway-experiencia (conta no instagram).

Como era nosso último dia de viagem não tínhamos mais pesos, aí tivemos que fazer um pix para o cara que nos vendeu o passeio aqui no Brasil e ele repassou o dinheiro para os fotógrafos. Um rolo só, mas valeu muito a pena.

Única coisa que não gostei é que eles demoraram vários dias para enviar as fotos e ainda postaram o link na conta deles do Instagram (em vez de postar no grupo privado de todos que estavam no passeio).

Não me arrependo de ter tirado mais fotos. Foi uma experiência realmente inesquecível.

Dica de ouro para a foto ficar boa

Como é muito escuro, escolha uma roupa bem colorida ou ao menos um casaco que não seja preto nem branco. Assim você ficará mais destacado na foto. Chegamos a emprestar nossos casacos lá na hora para outras pessoas porque elas estavam totalmente de preto e as fotos não estavam ficando muito boas.

O céu mais estrelado que vi na vida

Vale a pena fazer um tour privativo?

Quem sou eu para opinar sobre a viagem alheia ainda mais que só tive a experiência digamos – básica – e gostei. Eu particularmente achei o orçamento muito elevado e não sei se uma pessoa leiga como eu teria aproveitado muito mais o tour privativo, por exemplo. Mesmo colocando o valor que gastei nas fotos extras não chega nem na metade do que custa um tour exclusivo, por exemplo.

Faça suas pesquisas e decida de acordo com o seu orçamento.

Sair da versão mobile