Olha, quando escuto histórias de pessoas que estiveram no México e visitaram apenas Cancun, chega a me dar um aperto no coração. Ao meu ver, essas pessoas simplesmente perderam mais da metade do paraíso.
Tulum é aquele ‘vizinho ainda pouco conhecido’ dos brasileiros. Ninguém nem sabe direito onde fica e quem sabe onde fica, acha que é um lugar com umas ruínas e só. Na verdade, Tulum é muito mais que as ruínas. Já falei aqui que inclusive dá para fazer de Tulum a sua praia no México.
Bom, Tulum fica localizada a 2 horas de carro de Cancun e a 1 hora de Playa del Carmen. Você pode fazer um bate e volta de qualquer uma dessas praias ou pode ficar uns dias em Tulum.
Se você quer única e exclusivamente visitar as ruínas, madrugue! O parque abre às 8:00 hs e esse é o melhor horário para a visita por 2 motivos. O primeiro deles é que o calor fica ‘suportável’ nesse horário e o segundo é que as ruínas ficam vazias, ou seja, você conseguirá fotos exclusivas.
Tulum era antigamente chamada de Zamá que significa amanhecer em Maia. Tulum teve seu auge entre 1200-1550 e era uma cidade que se destacou na área cultural e comercial, exportando produtos como mel, algodão e sal. Ela se tornou uma cidade amuralhada para se proteger das invasões. O nome Tulum significa muralha em Maia.
Embora Tulum não tenha os maiores templos e tampouco seja o maior sítio arqueológico do México, Tulum impressiona por ser o único sítio que está na beira do mar. E, o contraste das construções, da muralha e do mar do Caribe é algo realmente digno de porta-retrato.
É aconselhável que você leve pelo menos um guia impresso para a sua visita, pois são muitos detalhes e vale a pena entender um pouco mais sobre eles.
Um passeio realmente imperdível para quem quer entender um pouco mais da fantástica cultura Maia.
Informações
A entrada custa 57 pesos.
Mexicanos não pagam a entrada aos domingos.
O melhor horário é às 8:00 hs, pois o sol não está tão forte e o sítio é mais vazio.
Para quem não alugou carro, é possível pegar uma van em Playa del Carmen ou mesmo um ônibus na rodoviária.
Agradeço o convite para visitar Tulum e gostaria de deixar claro que, como sempre, as opiniões são extremamente pessoais.