Ícone do site Preciso Viajar

Vantagens do Passaporte Europeu

vantagens do passaporte europeu

Muita gente tem dupla cidadania e nem sabe das vantagens do passaporte europeu. No sul do Brasil, é muito comum encontrar pessoas com dupla cidadania – brasileira e italiana. Eu possuo os dois passaportes e só fui atrás de toda a documentação quando já estava vivendo na Europa com um visto temporário.

Minha família já estava na fila há anos, mas o consulado de Curitiba é um dos piores do Brasil para conseguir a cidadania. A fila é enorme e a média para o processo de reconhecimento da cidadania é de 10-15 anos. Tanto é que em 2005 decidi fazer a minha sozinha na Itália. Foi bem tranquilo, pois ainda não havia muitos brasileiros por lá e muitos nem sabiam como fazer o processo.

Sou o tipo de pessoa que quando quer uma coisa, não sossega até conseguir. Fui até o finado orkut e fiz uma ampla pesquisa em todas as comunidades para saber o passo a passo o reconhecimento da dupla cidadania. Em posse de todas as informações e todos os documentos, cheguei no Comune (prefeitura) da cidade que meus parentes moravam e dei entrada no processo. Além disso, eu fui a primeira brasileira a ter a cidadania reconhecida naquele comune e a pessoa que era responsável pelo processo, gostou tanto da novidade e de ter algo novo para fazer que agilizou meu processo. Em 40 dias o processo foi finalizado. Escrevi sobre o passo a passo para a Cidadania Italiana na Itália.

[intense_panel title=”✓ Viaje tranquilo” title_tag=”h4″ color=”##f5d5f2″ border=”1px solid #1a8be2″ top_left_border_radius=”5px” top_right_border_radius=”5px” bottom_left_border_radius=”5px” bottom_right_border_radius=”5px”]

Encontre o seguro viagem mais barato. Use o código PRECISOVIAJAR5 para ganhar desconto.

Reserve seu hotel com condições especiais e sem taxa de reserva. [/intense_panel]

Vantagens do Passaporte Europeu

São muitas as vantagens do passaporte europeu: além da vantagem de entrar na Europa na fila de europeus e sem nenhuma interrogação, a principal vantagem é o direito de ser cidadão em todos os países integrantes da comunidade europeia. Traduzindo: você pode morar legalmente, trabalhar, pagar os devidos impostos e ter direito a uma futura aposentadoria por lá (se for o caso).

Outra vantagem é a isenção de vistos para vários países, entre eles, o tão sonhado e queridinho dos brasileiros – os Estados Unidos. Na verdade, você precisa de uma autorização prévia eletrônica para entrar no país, mas é bem tranquilo de conseguir.

Só para citar alguns países que não precisei de visto usando meu passaporte italiano – Emirados Árabes Unidos (Dubai e Abu Dhabi), Estados Unidos, Japão, Austrália.

Outra grande vantagem para quem tem um passaporte italiano e está na faixa de 18 a 30 anos é solicitar o Working Holiday Visa para a Austrália. Foi esse visto que consegui e me permitiu trabalhar lá legalmente, em tempo integral.

Imigração e Entrada na Europa

Caso você possua passaporte da União Europeia veja como é a entrada com passaporte europeu na Europa.

Muita gente já me perguntou se dá para sair e entrar no Brasil só com o passaporte europeu. Fiz esse teste em junho de 2013 quando fui para o México e apresentei só o passaporte italiano e meu RG. Tem que deixar claro para a Polícia Federal que você tem dupla cidadania. Não esqueçam disso! Pode ficar na fila dos brasileiros mesmo. Eles não gostam muito dessa tática, mas dá certo. Ah! Na volta eles carimbam seu passaporte europeu, mas dá tudo certo. Fica no sistema que você tem dupla cidadania.

Caso resolva viajar com os dois passaportes lembre de apresentar o brasileiro quando estiver no Brasil e o europeu quando estiver na Europa.

Seguro obrigatório Tratado Schengen

Quem tem passaporte europeu não precisa do seguro obrigatório, mas é recomendável que faça um seguro de viagem mesmo assim. Por que? Porque para ter acesso ao sistema de saúde gratuito na Europa, você tem que ter a sua carta de saúde. No meu caso, fiz a tessera sanitaria na Itália e tenho direito ao pronto-socorro público. Mas, caso eu precisasse apenas de um médico, teria que ter a tessera da ASL e escolher um médico de família. Como no momento não estou residindo na Itália, tenho viajado com o seguro viagem.

São muitas as vantagens do passaporte europeu. Se você tem a possibilidade de tirar um, não pense duas vezes: corra atrás da documentação!

*Imagem em destaque retirada do site Shutterstock

Sair da versão mobile