Preciso Viajar

É bom saber antes de viajar para Suíça

A Suíça é um dos países mais belos da Europa. É um país famoso por seus alpes, relógios, queijos,  chocolates e belos lagos e faz parte do “sonho de consumo” de muita gente. Embora seja muito tranquilo e seguro viajar para Suíça é bom saber alguns itens básicos para ter uma viagem excelente e sem transtornos.

viajar para suíça
Interlaken. Foto Shutterstock por 9MOT

Viajar para Suíça: tudo o que você precisa saber

A Suíça fica localizada no centro da Europa e faz fronteira com os seguintes países: Itália (ao sul), França (a oeste), Alemanha (ao norte), Áustria e Liechtenstein (a leste).

Para chegar na Suíça saindo do Brasil saiba que a única companhia que opera voos diretos do Brasil para a Suíça é a Swiss. Também é possível voar com outra companhia e fazer conexão em alguma outra cidade da Europa antes de chegar na Suíça. Sobre os aeroportos do país: há 7 aeroportos na Suíça, sendo os mais movimentados os aeroportos de Zurique, Genebra e Basileia.

Caso você já esteja na Europa, é possível chegar na Suíça de trem, ônibus ou carro.

Voltando ao que você precisa saber antes de viajar para a Suíça, vamos começar com os itens básicos: visto, vacina, moeda oficial e se é caro viajar para a Suíça (perguntas sempre recorrentes aqui no blog). 

Precisa de visto para viajar para Suíça?

Brasileiros não precisam de visto de turismo para viagens com duração de até 90 dias.

Precisa tomar vacina para viajar para Suíça?

No momento, nenhuma vacina é exigida dos brasileiros para viajar para a Suíça. Fica a dica de sempre consultar os órgãos oficiais, pois esse é o tipo de coisa que pode mudar a qualquer momento.

Qual é a moeda oficial da Suíça?

A moeda oficial da Suíça é o franco suíço. Você pode comprar franco suíço no Brasil. Em tempo: a cotação do franco suíço é mais próxima do dólar do que do euro. Veja a cotação nesse site: https://www.ubs.com/global/en/quotes.html.
Caso leve dólares ou euros para trocar por francos na Suíça é bom saber que bancos e Western Union (onde troquei um pouco de franco suíço que sobrou da minha viagem por dólar americano) cobram uma taxa entre 4 a 5 francos para fazer a conversão.

Quanto custa uma viagem para a Suíça?

Vou direto ao ponto: a Suíça é cara. Isso é um fato. Além da hospedagem que encarece bastante o orçamento da viagem, demais itens como transporte, passeios e alimentação também são caros. Um almoço, por exemplo, fica na faixa dos CHF 25 a 35 por pessoa em um restaurante. Uma opção para fugir desses preços é comer nos supermercados. As redes de mercado Migros e Coop oferecem opções de lanches e comida (alguns supermercados têm restaurantes) a preços mais amigáveis.
A linda cidade de Berna na Suíça

Agora vamos a outros pontos essenciais que você precisa saber sobre a Suíça: idioma, seguro viagem obrigatório, transporte, segurança, qual a melhor época para viajar para Suíça e como economizar na sua viagem. Como eu já disse, o país é caro, mas sempre podemos dar um jeitinho para economizar.

Idioma

A Suíça tem 4 idiomas oficiais: alemão (na verdade o franco-alemão), italiano, francês e romanche (este falado por uma minoria). Visitei só a parte alemã e embora o inglês não seja uma língua oficial no país não tive problemas e falei em inglês nos hotéis, restaurantes e atrações.

Seguro Viagem Obrigatório

A Suíça faz parte do Tratado de Schengen e exige um seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de 30.000 euros que garanta assistência médica por doença ou acidente. É possível encontrar seguros por até R$10/dia. É um valor bem acessível.

Qual a melhor época para viajar para Suíça

Apesar da Suíça ser famosa por seus alpes e estações de ski e ser um destino bastante popular durantes os meses de inverno, a resposta sobre a melhor época para visitar a Suíça depende. Depende do que? Dos seus objetivos ao conhecer o país. Apesar de ser um país pequeno é um país com muitos atrativos e muitas belezas naturais.

Inverno na Suíça

Como eu já disse, muita gente associa Suíça ao inverno. Para quem quer praticar esportes na neve ou tem quer ver os alpes completamente nevados, o inverno é a melhor época para conhecer a Suíça.

O inverno também é uma boa época para visitar os famosos mercados de natal que ocorrem no mês de dezembro.

Verão na Suíça

Os dias são longos e o sol anima o ânimo dos suíços e dos turistas. É possível nadar nos lagos, fazer caminhadas nas montanhas, curtir os festivais de música e muito mais.

Primavera na Suíça

Eu escolhi visitar a Suíça na primavera e não me arrependi. Como fui em meados de abril ainda estava frio e peguei alguns dias de chuva, mas mesmo assim vi paisagens lindíssimas e muitas flores por todos os locais que visitei.

A cidade de Thun na primavera

Outono na Suíça

O outono transforma a Suíça com a coloração das folhas das árvores que ficam amarelas ou vermelhas. Embora seja frio, as temperaturas ainda são suportáveis, especialmente se você não está acostumado com o frio da Europa.

Wi-fi grátis

Hoje em dia é difícil viver sem internet, ainda mais durante as viagens já que vira e mexe precisamos pesquisar a localização de algumas atrações turísticas, horário de funcionamento de museus, horário de trens, etc. Caso já queira sair do Brasil com um chip de celular, verifique os planos disponíveis da EasySim4u.

Mas, se quiser usar única e exclusivamente o wi-fi na Suíça, saiba que a dificuldade não é encontrar wi-fi grátis e de qualidade na Suíça, a dificuldade é se conectar na rede já que os lugares costumam enviar um sms para o seu celular para fazer o primeiro acesso. Ou seja, se você não está com o roaming ligado, o sms não chega e você não consegue conectar. Os únicos lugares que eu consegui conectar sem problemas e que seguiam o fluxo normal de “escolher uma rede e digitar uma senha” foram os hotéis que me hospedei.

Como tive muitos problemas para me conectar com as redes de wi-fi na Suíça, acabei comprando um chip pré-pago lá mesmo. Paguei CHF 19,9 em um plano de internet para 7 dias.

Foto: Shutterstock por Wright Studio

Beba água gratuitamente na Suíça

Essa é uma dica que considero ótima, porque até a água mineral é cara na Suíça. O que muita gente não sabe é que há muitas fontes de água potável espalhadas pelas cidades da Suíça. Vale a pena carregar uma garrafa de água vazia na bolsa e/ou mochila e ir abastecendo ao longo do dia. A água é geladinha e uma delícia. Pensa! Água suíça direto da fonte e de graça!

Transporte na Suíça

A melhor maneira para se locomover na Suíça é de trem. A malha ferroviária é realmente impecável, os trens são confortáveis e rápidos. Muitos trens são panorâmicos e a viagem por si só já vale o passeio. Leia no blog Apure Guria a respeito dos trens panorâmicos na Suíça e trajetos inesquecíveis.

Trem na Suíça

Se a intenção é se deslocar por várias cidades durante os dias da viagem, não tenha dúvidas e compre o Swiss Travel Pass. Em um primeiro momento os valores assustam, mas compensa muito e é uma ótima economia, até porque inclui não só o transporte ilimitado nos trens, como o uso gratuito do transporte público na maioria das cidades, passeios de barco e descontos em muitas atrações.

Dica: baixe o app da SBB/CFF para poder ver os horários dos trens.

Alugar carro também é uma opção dependendo da quantidade de pessoas que farão a viagem. Pode ficar mais barato do que os passes de trem. Fique atento às sinalizações da estrada e limites de velocidade para evitar multas.

É seguro viajar para a Suíça?

A Suíça é um dos países mais seguros que já conheci. Não tive nenhum tipo de problema. Obviamente é sempre bom tomar cuidado com seus pertences pessoais e não dar bobeira, mas é um país super seguro. Pode viajar tranquilo.

Zurique

Hospedagem na Suíça

O padrão de hospedagem na Suíça é ótimo tanto para hostels como para hotéis. Para quem quer economizar a dica é se hospedar em um hostel (albergue). Passei na frente de um em Interlaken e fiquei impressionada com a estrutura.

Em relação aos hotéis dá para encontrar hotéis com preços bons (para o padrão Suíça obviamente). Em Zurique, os valores dos hotéis reduzem consideravelmente durante os finais de semana, então fica a dica: programe sua viagem para Zurique durante um fim de semana.

Reserve seu hotel na Suíça com condições especiais e cancelamento gratuito.

Gostou dessas informações sobre a Suíça? Então continue lendo mais informações sobre esse país único e um dos mais bonitos que eu já conheci.

Leia mais sobre a Suíça

Suíça de trem, veja como funciona o Swiss Travel Pass

Roteiro de 5 dias na Suíça

Dica de hotel em Zurique

Hotel Sheraton Zurique

Fábrica de chocolate suíço Maison Cailler

Sair da versão mobile