Ícone do site Preciso Viajar

7 motivos para você viajar sozinho

viajar sozinho

Budapeste

Viajar sozinho é muito legal. Acredite! Já tinha feito muitas viagens sozinha (principalmente pela Europa), mas foi em 2011 que elevei o conceito de viajar sozinha. Fiz uma volta ao mundo (eu e eu mesma) e em nenhum momento me senti solitária (por mais paradoxal que isso possa parecer). Como sei que muita gente ainda tem medo ou acha que será tedioso, listo aqui 7 motivos para você viajar sozinho.

Viajar sozinho

1) Você viaja quando quiser e para onde quiser

Não precisar conciliar as suas férias com a de outra pessoa é uma vantagem enorme. Você pode aproveitar promoções de passagens aéreas, viajar fora de temporada ou simplesmente viajar quando for mais conveniente para você. Foi o que fiz em 2010 quando resolvi ir para a Tailândia sozinha. Uns achavam muito caro, outros muito longe e outros simplesmente não queriam ou não podiam ir. Fui sozinha e foi uma das melhores viagens da minha vida.

2) Você passa bastante tempo com a pessoa mais importante do mundo: você

É bom passar um tempo sozinho e ter a chance de refletir sobre a vida e suas próprias experiências. Durante minha volta ao mundo, percebi que se não encontrarmos a felicidade dentro de nós mesmos, não a encontraremos em nenhum outro lugar.

3) Descobrir um novo você

Isso aconteceu muito comigo. Sou tímida, então tive que trabalhar bastante essa característica da minha personalidade e me “soltar”.

4) Novas amizades

Quando viajamos sozinho tendemos a ser mais sociáveis. Então, a chance de fazer novas amizades com pessoas de diferentes cidades e/ou países aumenta muito.

5) Orçamento

Pode sair muito mais barato viajar sozinho, principalmente se você escolher se hospedar em um hostel ou ficar no sofá da casa de alguém (couchsurfing). Sem contar que quem vai decidir o que vai gastar durante a viagem é você.

6) Mais flexibilidade e liberdade

Quem já viajou acompanhado sabe que uma hora ou outra temos que ceder. Geralmente não dá para visitar o que todo mundo quer e rola um consenso. Pois é! Isso não acontece quando se está viajando sozinho. Quem define tudo é você. Quando me perguntam se eu faria outra volta ao mundo sozinha, respondo que s-i-m. Foi muito bom poder decidir os meus roteiros e fazer tudo do meu jeito. Liberdade não tem preço.

7) Você vai descobrir que o mundo está cheio de pessoas boas

Viajar sozinha me deu a chance de perceber como há pessoas boas no mundo. Encontrei muitas delas durante a minha volta ao mundo e também em outras viagens. Pessoas que quando me viram com um mapa na mão perguntaram se eu precisava de ajuda. Outras que me convidaram para jantar em suas casas e quiseram escutar um pouco das minhas histórias. Outras que me deram carona, um abraço e me desejaram Feliz Natal. São tantas histórias. Acredite: o mundo está cheio de pessoas boas.

É óbvio que nem tudo são flores e é preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo, evitar andar a noite desacompanhado (principalmente se for mulher), cuidar da bolsa/mochila (ladrões existem em qualquer lugar – já escrevi sobre segurança em viagens). E como sou um pouco neurótica, também evitava aceitar drinks de estranhos. No mais, o negócio é aproveitar e curtir muito a experiência de viajar sozinho.

 

 

Sair da versão mobile