Há muitas vinícolas em Santiago e, se você gosta de vinhos, vale a pena conhecer algumas durante a sua viagem para lá. Os vinhos chilenos são ótimos e possuem preços acessíveis (principalmente nos mercados locais). Mas se você não gosta de vinhos, conhecer uma vinícola chilena também é uma experiência interessante, porque as paisagens são muito bonitas.
Ao longo das minhas viagens para Santiago, visitei três vinícolas. São elas: Aquitania, Concha y Toro e Undurraga. Confira como são as visitas.
Vinícolas Santiago: as mais famosas
Como são as visitas nas Vinícolas em Santiago: Concha y Toro
A vinícola Concha y Toro é certamente a mais popular em Santiago. Eu diria até que é a mais famosa, afinal quem não conhece o famoso Casillero del Diablo?
A boa notícia é que é possível conhecer a vinícola Concha y Toro até mesmo com o transporte público. Dá para pegar o metrô até a estação Las Mercedes e de lá pegar um táxi ou Uber (mais barato) até a vinícola. Dessa maneira, é importante estar conectado à internet. Tenho utilizado o chip virtual da Airalo nas minhas viagens. Funciona bem e é muito rápido instalar. Se quiser testar, te ofereço um desconto de U$3,00 na primeira compra.
Se a sua escolha for chegar lá com transporte público será necessário providenciar o ingresso para a entrada na vinícola. Dessa forma é recomendado comprar o ingresso previamente para não ter que ficar muito tempo esperando pela visita.
A saber: todas as agências de turismo de Santiago vendem passeios para visitar a Concha y Toro. Então, se não quiser ir por conta própria compre um dos passeios que tem duração de meio-dia e podem ser realizados no período da manhã ou da tarde. São eles:
- Passeio tradicional: visita à vinícola + degustação de 3 vinhos + 1 taça de brinde.
- Passeio Concha y Toro Marques: inclui o que tem no passeio tradicional + 4 degustações da Safra Premium e tábua de queijos.
Tour Tradicional Concha y Toro
Inegavelmente, por ser tão turística, sempre está cheia, mas mesmo assim o tour da Concha y Toro é muito bem organizado. Fiz o passeio tradicional que inclui um passeio pela vinícola e 3 degustações de vinhos.
Os guias falam bom português, contam sobre a história da Concha y Toro, explicam um pouco sobre a produção dos vinhos e no fim ainda rola um “showzinho” na famosa adega Casillero del Diablo. É um passeio pensado para turistas, mas muito bem estruturado. Os vinhos são bons, o espaço é muito bonito e as 3 degustações de vinhos (2 vinhos tinto e 1 vinho branco) são feitas perto dos parreirais. Dependendo da época você pode até provar as uvas.
Em outras palavras: é um passeio interessante, os jardins da vinícola são lindos, mas é um passeio massificado. Se você já visitou outras vinícolas ou quer um passeio mais pessoal/individualizado, a Concha y Toro talvez não seja melhor opção para você.
Dicas de Ouro: 1) Não vale a pena comprar os vinhos lá na vinícola. O lugar mais barato para comprar os vinhos da Concha y Toro é em um dos mercados da rede Diez. 2) Recomendo negociar diretamente com uma agência local (todos os hotéis possuem parceiros) e pagar com pesos chilenos. Leve reais e faça o câmbio na Calle Agustinas (centro) ou na Calle Pedro de Valdivia em Providencia. 3) Espere pagar entre 40.000-45.000 pesos chilenos pelo tour. Mais ou menos uns R$200,00/225,00 dependendo da conversão. Vale a pena negociar com as agências. Quanto mais passeios, maior é o desconto. Preços de fevereiro/24. |
Como são as visitas nas Vinícolas em Santiago: Undurraga
A vinícola Undurraga é uma das mais antigas de Santiago (existe desde 1885). Ela fica mais distante do centro. Complica um pouco para ir de transporte público, pois você tem que pegar o metrô até a estação central e no terminal de ônibus San Borja pegar um ônibus da linha Talangate para chegar na vinícola. Esse trajeto todo vai levar entre 1h30/2h dependendo da localização do seu hotel.
Eu fiquei hospedada no bairro Providencia. Fiquei nos hotéis Capital Bellet (RESERVE AQUI) e Hotel Diego Velazquez. (RESERVE AQUI). Os dois ficam próximos de estações do metrô, mas o Diego é mais próximo do shopping Costanera. Dá para ir a pé.
O jeito mais fácil para visitar a vinícola Undurraga é ir com um passeio contratado em alguma agência. Contudo é o jeito mais caro, mas ainda acho que compensa.
Uma vez que cada passeio tem duração de meio-dia é possível fazer as duas vinícolas no mesmo dia. Eu fiz isso. Foi corrido, mas valeu a pena.
Tour tradicional Undurraga
Em primeiro lugar, eu achei a parte externa da Undurraga muito mais bonita que a Concha y Toro. Os jardins são maravilhosos. Se eu fosse escolher a vinícola só pela paisagem, sem dúvida a minha escolha seria a Undurraga.
Em segundo lugar, achei o tour pela vinícola mais intimista. Não é aquela coisa massificada que nem da Concha y Toro com vários grupos entrando e saindo dos lugares. O que posso dizer sem dúvida é que o guia faz toda a diferença. Tem um guia lá apelidado de “Agostinho Carrara” que é muito bom e fala um bom portunhol.
Outra coisa muito interessante da vinícola Undurraga é que o passeio inclui a visita do museu Gente de La Tierra que mostra um pouco da cultura dos povos originários do Chile.
Eu fiz o tour simples que inclui 3 degustações de vinhos, sendo 1 vinho branco, 2 vinhos tinto. E, de brinde, você leva uma taça (que é bem maior que a da Concha y Toro).
Dicas de Ouro: 1) Não vale a pena comprar os vinhos lá na Undurraga. O lugar mais barato para comprar os vinhos em Santiago é em um dos mercados da rede Diez. 2) Recomendo negociar diretamente com uma agência local (todos os hotéis possuem agências parceiras) e pagar com pesos chilenos. Leve reais e faça o câmbio na Calle Agustinas (centro) ou na Calle Pedro de Valdivia em Providencia. 3) Espere pagar entre 40.000-45.000 pesos chilenos pelo tour. Mais ou menos uns R$200,00/225,00 dependendo da conversão. vale a pena negociar com as agências. Quanto mais passeios, maior é o desconto. Preços de fevereiro/24. |
Vinícola Aquitania
Eu visitei a Aquitania em 2009 no mesmo dia que visitei a Concha y Toro. São visitas super distintas. A vinícola Aquitania é familiar e com uma produção bem mais limitada de garrafas por ano. Muitos dos processos são manuais. Como eu disse, faz muito tempo que a visitei, mas a visita me marcou muito. Quem estiver procurando uma vinícola nessa linha familiar vai se encantar com a Aquitania também.
Outras vinícolas nos arredores de Santiago
Citei só 3 opções de vinícolas em Santiago (Aquitania, Concha y Toro e Undurraga), mas há muito mais opções. Outras vinícolas do Chile que são super bem recomendadas e populares, mas não tive a oportunidade de conhecer são: vinícola Santa Rita, vinícola Santa Carolina e vinícola Almaviva.
Outro passeio imperdível nos arredores de Santiago é o Passeio para Cajón del Maipo e Embalse el Yeso.
Sugiro deixar um dia do seu roteiro em Santiago dedicado para as vinícolas e outro dia reservado para visitar Cajón del Maipo.
Onde comprar vinhos em Santiago com o melhor preço
Me perguntaram bastante sobre o preço dos vinhos nas lojas das vinícolas: se é mais barato que nos mercados. Sinceramente? É melhor comprar em uma das lojas do supermercado Diez. Nem o supermercado Jumbo (tem um no shopping Costanera) tem preços tão bons como da rede Diez.
A saber: mesmo que você vá apenas com mala de mão é possível sim voltar com vinhos a bordo. Há um acordo entre Brasil e Chile e você pode trazer até 6 garrafas de vinho (totalizando até 5 litros) na mala de mão. Pode trazer em uma sacola ou uma caixa mesmo. Então vale a pena dar uma pesquisada no mercado. Os vinhos chilenos são ótimos.