Pensar que há mais ou menos 5 anos eu saía do Brasil para dar a minha tão sonhada volta ao mundo. Foi um sonho tão incrível que eu ainda tenho dificuldades para acreditar que de fato aconteceu. Conheci lugares fantásticos, pessoas maravilhosas e comi muita coisa boa. Aliás, não foi só na minha volta ao mundo que comi pratos diferentes e deliciosos. Em todas as minhas viagens procuro comer a comida local. Então segue aqui uma volta ao mundo em 15 pratos, inspirada no ótimo post Volta ao mundo em 10 drinks do blog Viajoteca.
É mais uma opção para viajar sem sair de casa. Para essas e outras existe o delivery (pelo menos dos pratos mais “populares”) 🙂
Volta ao mundo em 15 pratos
1) Nhoque (gnocchi), Itália
Fica até difícil escolher só um prato da Itália. Ô país que a gente come bem, muito bem. Mas meu prato preferido da vida é o nhoque (gnocchi em bom italiano). Sou apaixonada por nhoque quatro queijos. Por mim comeria todos os dias. Tudo bem que na Itália é mais comum encontrar a versão em ragu ou ao sugo, mas procurando bem dá para achar essa gostosura na minha versão preferida.
2) Pad Thai, Tailândia
Tá aí outro prato que poderia comer todos os dias. Pad Thai, o famoso noodles tailandês. Pena que, de maneira geral, comida tailandesa seja tão cara no Brasil. Tem dias que chego a sonhar com essa delícia!
3) Amok, Camboja
É um dos pratos mais típicos do Camboja. A versão tradicional (e mais gostosa na minha opinião) é a de peixe, mas tem a versão frango também. Consiste em peixe cozido, molho de coco e curry servido na folha de bananeira. Uma delícia! Veja a receita do amok.
4) Wiener schnitzel, Áustria
Um dos pratos mais populares da Áustria. Consiste em um bife à milanesa de vitela, servido com salada de batatas.
5) Fish & Chips, Inglaterra
Ok que a culinária inglesa não é essa beleza toda, mas se você provar o Fish & Chips certo é capaz de gostar (e muito) da comida local. Peixe frito com batata frita acompanhado pelo tradicional purê de ervilhas. Eu adoro!
6) Bacalhau, Portugal
Uma das coisas que mais sinto falta da época que morei em Portugal é a variedade de bacalhau. Eu adoro, pena que aqui no Brasil o preço não seja tão amigável. O meu preferido é o grelhado com bastante azeite de oliva. Minha amiga Renata do blog Direto de Paris gentilmente me cedeu a foto, porque eu não tinha nenhuma boa para publicar aqui.
7) Paella, Espanha
Outro país que sabe fazer a gente comer bem é a Espanha. São tantas delícias, não é mesmo? Minha preferida é a mais clássica de todas: a paella.
8) Goulash, Hungria
É um guisado de carne de vaca com muita páprica, farinha, cebolas e especiarias. É uma delícia. Essa foi um sopa de goulash que comi em Budapeste.
9) Ojo de Bife, Argentina
Eu particularmente amo carne e mais ainda a carne argentina. Ojo de bife então é o tipo de coisa que dá para praticamente comer ajoelhado, agradecendo de tão bom que é.
10) Fondue, Suíça
A versão “rodízio” com fondue de queijo, carne e chocolate só encontramos no Brasil mesmo, mas não tem problema porque eu gosto mesmo é da versão queijo. Comer a versão original, cheia de queijo suíço foi um sonho que realizei há pouco tempo na Suíça.
11) Crepe, França
Também foi difícil escolher só um prato na França, mas eu adoro os crepes. Fiz a festa na minha última viagem para Paris comendo uns três por dia.
12) Dumpling, China
Nunca tinha comido dumpling, até porque aqui em Curitiba os restaurantes chineses seguem a linha “low cost” com muita coisa frita. Dumpling é uma espécie de ravióli, só que a massa é bem fininha e ele é servido sem molho. Uma delícia!
13) Hambúrguer, Estados Unidos
É, eu sei, mas não poderia deixar de fora uma das melhores gordices inventadas no mundo. Ok que não foi inventado nos EUA, mas é ou não é um ícone dos EUA? Toda vez que vou aos EUA provo muitos hambúrgueres de todos os tipos. Na foto, o hambúrguer da famosa lanchonete Shake Shack.
14) Quibe, Líbano
Sou louca por comida libanesa (síria e árabe em geral, já que são bem similares). Difícil escolher apenas um prato libanês porque gosto de quase todos, mas o quibe assado é um dos meus favoritos.
15) Tim Tam, Austrália
Único doce e comida industrializada da seleção, mas quando lembro da Austrália a primeira comida que me vem na cabeça é o Tim Tam. Um mix de bolacha e chocolate, tão bom, mas tão bom que às vezes tenho vontade de pegar um avião só para comer uns dez pacotes dessa delícia. Por um lado é até bom que não seja vendido no Brasil porque é super calórico. Ganhei 6 kg na Austrália por causa do Tim Tam. Foi difícil perder, mas comeria todos os pacotes novamente.
Lenscap Photography / Shutterstock.com
Gostou dessa breve volta ao mundo em 15 pratos? Qual é o seu prato preferido no mundo?