Preciso Viajar

Walking tour em Paris

Sou adepta dos walking tours. Gosto de fazê-los antes do primeiro passeio “oficial” e com o meu roteiro na cidade. Como sou extremamente perdida e não tenho um bom relacionamento com mapas, os walking tours me ajudam a me situar na cidade.

A grande maioria das capitais europeias oferecem esses passeios guiados que são anunciados como gratuitos (na verdade você decide quanto dará de gorjeta ao guia). Em Paris, você pode escolher dois horários de saída dos tours: 11 ou 13 hs.

Eu fui no das 11hs e não agendei nada. Apenas apareci no lugar marcado (na frente da fonte da Praça St. Michel que fica próxima à Notre Dame).

walking

Na Notre Dame, tentando encontrar a ponto de encontro do tour

Como os guias dependem das gorjetas que receberão dos turistas, pode ter certeza que eles se esforçarão ao máximo para te agradar, para te divertir e para fazer com que você enxergue a cidade com outros olhos.

Na beira do Sena e no início da caminhada

Particularmente, achei o walking tour de Paris bem corrido. Foi interessante, descobri muita coisa que não sabia da cidade, mas gostaria de ter tido mais tempo para pelo menos tirar umas fotos. Lógico que o tour é só uma introdução e é só uma “deixa” para eles tentarem te vender outros tours.

São famosos…me julguem, mas acho uma bizarrice sem fim

O tour dura 2 horas e meia. Antes que me perguntem, já digo que é tudo a pé, mas é uma caminhada tranquila. O guia vai fazendo várias paradas para contar a história de cada lugar. Para quem não fala inglês, eles também têm guias que falam espanhol e aí vale a pena pedir para o guia falar “despacito”, ou seja, devagar.

No Louvre (você não entra no museu)

O que eu sugiro? Fazer o tour já no primeiro dia, conhecer de relance os pontos turísticos e depois desse “reconhecimento inicial”, montar outro roteiro mais adequado com o que você gostou no primeiro passeio, mas não teve tempo para explorar durante o tour.

Ah, os jardins de Paris!

Ah! Em relação às gorjetas: como eu disse, você escolhe quanto o guia merece ganhar. Já vi de tudo. De gente dando moedas (sim, acontece) até gente dando 50 euros (também acontece). Porém, pelo que reparei, a média fica nos 10 euros por pessoa.

Aqui está o site do tour que eu fiz http://www.newparistours.com/daily-tours/paris-free-tour.html

Dica

Caso esteja indo para uma cidade e queira saber se ela tem esses tours, digite no google em inglês o nome da cidade + free + walking tours

 

Sair da versão mobile