Preciso Viajar

7 lugares que me arrependi de ter ido em viagens

Nem todas as viagens são perfeitas. Sabemos disso. Já me arrependi de ter feito muitas besteiras nas minhas viagens. Algumas foram feitas por ingenuidade, outras por falta de informação e outras por pura vontade. Também não serei hipócrita aqui ao ponto de falar que me obrigaram a ir em tal lugar. Ninguém nunca me obrigou. Eu fiz porque quis, mas hoje não faria novamente. Conheci muitos lugares que não deveria ter conhecido. Alguns eu até gostei no dia, porém, hoje, mais madura e mais informada sei que errei na escolha. Veja aqui 7 lugares que me arrependi de ter ido em viagens.

7 lugares que me arrependi de ter ido em viagens

1) Sea World, Orlando, Estados Unidos

Eu tinha 7 anos na primeira vez que fui. E, se você me perguntar qual a lembrança mais clara que eu tenho daquela viagem para Orlando, eu direi que é o show da Shamu. Foi mágico no dia. Tanto eu como minha irmã saímos encantadas. Pedimos para nossos pais comprarem baleias de pelúcia. Foi lindo! Obviamente na época não tinha maturidade nenhuma para entender a gravidade de colocar uma baleia em um tanque. Depois, fui novamente com o grupo da excursão da minha viagem de 15 anos. Não foi tão legal como a primeira vez, mas ainda não tinha noção do quão cruel era o Sea World. Hoje com muito mais maturidade e depois de ter assistido o documentário Blackfish sei que não visitarei mais o Sea World. Pelo menos não enquanto existirem os shows com baleias.

2) Tiger Temple, Tailândia

Esse foi um dos passeios que hesitei muito fazer quando fui para a Tailândia pela primeira vez, em 2010. Lembro que na época conversei com bastante gente que tinha ido e todas me disseram que os tigres pareciam ser bem tratados. Eu também tive essa impressão. Óbvio que também nunca acreditei na história “os tigres são calminhos porque são alimentados desde filhotes com leite e frango”, mas até muito pouco tempo atrás eu preferia acreditar que eles eram bem tratados sim. Minha teoria foi por água abaixo, quando jornais do mundo inteiro mostraram que diversos filhotes de tigres tinham sido encontrados congelados no local. Link da reportagem http://extra.globo.com/noticias/mundo/filhotes-de-tigres-sao-encontrados-congelados-em-templo-budista-na-tailandia-19413102.html

7 lugares que me arrependi de ter ido

3) Kuta, Bali

Se eu tivesse que dizer apenas um lugar para você não ir em Bali, pode ter certeza que diria que esse lugar é Kuta. As fotos enganam e você pode até pensar que Kuta é uma extensão do paraíso, mas é praticamente a filial do inferno. Kuta é popular entre os jovens australianos (foi por isso que fui, porque estava morando na Austrália). As praias são sujas, Kuta é um caos só (parece que a noite nunca termina por lá). Resumindo: Kuta não tem nada, absolutamente nada do que você espera (ou eu esperava) encontrar em Bali. Felizmente fiquei só 2 dias.

4) Tribo das mulheres-girafa, Tailândia

Parecia tão diferente, tão exótico, uma tribo única e a grande verdade é que é praticamente um zoológico humano. Elas são refugiadas do Myanmar, mas não dá para dizer que encontraram uma vida melhor na Tailândia. São reféns na vila e alvo de milhões de cliques fotográficos por parte dos turistas. “Vivem” da venda dos artesanatos vendidos por lá, mas certamente alguém fica com boa parte do dinheiro. Foi um dos lugares mais tristes que visitei. Nesse mesmo dia também fiz um passeio de elefante (próximo à vila das mulheres-girafa). Outro grande arrependimento que tive nessa primeira viagem que fiz para a Tailândia.

5) Taronga Zoo, Austrália

O Taronga Zoo fica em Sydney, Austrália. Além do ingresso ser super caro, ele é um zoológico como outro qualquer. Muitas pessoas na Austrália tinham me dito que ele era diferente, que as jaulas eram bem maiores que a média, que os animais eram super bem tratados e etc. etc. (aquele discurso padrão de sempre) e a triste verdade é que é apenas mais um zoológico. Ele tem uma vista incrível de Sydney (não posso negar), mas me arrependo profundamente de ter ido.

Taronga Zoo

Uma das melhores vistas de Sydney, isso é inegável

6) Dolphin Academy, Curaçao

Esse foi outro passeio que no dia pareceu imperdível, postei zilhões de fotos nas redes sociais e levou algum tempo para perceber o quanto fui infeliz contribuindo para a indústria de animais enjaulados. Novamente, até achei que os golfinhos eram super bem tratados, mas lugar de golfinho é no mar e não em um tanque pequeno e raso e muito menos fazendo showzinho para turista. Errei, admito.

7) Parque das Aves, Foz do Iguaçu

Sei que muita gente vai me massacrar por colocar o Parque das Aves na lista e vai dizer – “ah, mas é diferente. São animais resgatados do tráfico e que não possuem condições de voltar para a natureza”. Sim, eu sei que essa é a história, mas não deixa de ser cruel ver aves presas em gaiolas. Não me senti confortável e não gostei do lugar. Sei que vou contra 99% dos blogs que dizem que é um passeio imperdível em Foz, mas o mundo precisa ter aquele 1% com opinião diferente. Imperdível em Foz, para mim,  é o passeio das Cataratas (na frente do Parque das Aves).

E você? Já se arrependeu de ter visitado algum lugar?

Sair da versão mobile