Preciso Viajar

As crianças do Camboja

Muitos sabem o quanto é difícil tocar meu coração. Muitos me consideram fria, outros egoísta, mas a grande verdade é que eu tenho muita dificuldade em demonstrar sentimentos.

Sempre disse para todo mundo que não pretendia ter filhos. Não pretendia até que as crianças do Camboja conseguiram algo inacreditável: elas tocaram meu coração. Não precisa nem ser muito esperto para entender porque a Angelina Jolie adotou seu primeiro filho no Camboja, afinal é muito fácil se encantar por elas.

 

Crianças do Camboja

Aliás, as crianças do Camboja causam muita polêmica. Uns amam, outros odeiam. Estes do último grupo falam que elas exploram os turistas e tentam manipulá-los com seus sorrisos. É realmente inegável a exploração do trabalho infantil no Camboja. Elas trabalham mais que os adultos. Muitas não vão para a escola. participam apenas dos projetos sociais dos voluntários e aprendem outras duas ou três línguas que obviamente são usadas para convencer os turistas a comprar os souvenirs. Fora os golpes, como o da criança de uns 7 anos que carrega um bebê no colo e pede dinheiro para comprar leite. Aí o turista se comove, vai na loja que a criança pede para ele ir, compra um leite superfaturado, dá para a criança e assim que ele vai embora, a criança volta na loja e vende o leite novamente para o comerciante. Mas vocês acham que foi a criança que pensou nesse esquema? Quem tem culpa é o adulto que está por trás disso.

Vendendo os tais 10 cartões postais por U$1

Mais um trabalhador

Mas é tanta pobreza, tanta miséria que não dá para condenar logo de cara. Nós temos o mesmo problema aqui no Brasil, mas acho que as crianças cambojanas comovem tanta gente justamente por deixarem claro que esperam uma vida melhor.

Falo por mim, falo pelos meus amigos que estavam comigo e de repente até a Angelina Jolie pensa dessa maneira. Sem falar do passado trágico do Camboja, em que milhões foram mortos no regime do Khmer Vermelho (pouco mais de 30 anos atrás) e todas as minas que ainda existem e ainda mutilam pessoas no país.

Eu sei que qualquer pessoa que se interessar em conviver um pouco mais com famílias cambojanas e entender um pouco do passado de horror deles, não conseguirá sair imune, digo, sem se comover.

No meu caso, eu visitei alguns orfanatos e tive que me conter para não chorar. Os funcionários eram super queridos e tinham muita boa vontade, mas as condições do orfanato eram de apertar qualquer coração. Condições precárias e, mesmo assim, as crianças ficaram felizes quando a gente apareceu. É o que eu falo para algumas pessoas – doar dinheiro é importante, mas doar tempo é mais ainda.

 

Post dedicado a todas as crianças do Camboja because they have touched my heart. Elas tocaram meu coração.

Sair da versão mobile