Preciso Viajar

As pirâmides de Teotihuacán

Esse era um dos programas que eu mais queria fazer na Cidade do México, pois adoro sítios arqueológicos.

Como chegar

As pirâmides ficam localizadas a 40 km da Cidade do México e embora quase todo mundo diga que você pode fazer esse passeio em meio-dia e muitas agências até vendam um ‘combo Pirâmides +  Catedral de Guadalupe’, eu sinceramente acho que o passeio vale um dia inteiro, principalmente se você optar por chegar lá por conta própria.

Foi o que nós fizemos. Pegamos a linha verde do metrô até a estação ‘Indios Verdes’. Seguimos o fluxo, até encontrar vários ônibus enfileirados. A sinalização é horrível e não é uma rodoviária. É simplesmente um amontoado de ônibus, micro-ônibus e vans parados em várias ruas. Fui perguntando “bus para las pirâmides” até que consegui encontrar o tal ônibus.

Bom, o ônibus estava caindo aos pedaços. Eu até senti um certo medo de entrar, porque não tinha nenhum turista no ônibus, mas no fim deu tudo certo. É bem tranquilo mesmo pegar o ônibus local. O México é super preparado para o turismo e, nas áreas turísticas, o turista pode respirar aliviado. O ônibus custa 38 pesos (versus 700 pesos dos pacotes que as agências vendem).

O ônibus da ida

O ônibus da ida

Na ida, levamos duas horas para chegar, pois pegamos um ônibus pinga-pinga. Já na volta, demoramos uma hora, mas descemos no local errado.

O ônibus te deixa na porta de entrada das pirâmides de Teotihucán. Você só precisa entrar, pagar seu ingresso (57 pesos) e começar a caminhada.

Teotihuacán

Teotihuacán significa “Cidade dos Deuses” (nome dado pelos astecas que a descobriram inteiramente construída). Foi considerada uma cidade muito próspera nos anos 500 A.C, inclusive abrigando uma população de 200.000 pessoas. Embora tenho sido bem planejada, pouco se sabe sobre ela, visto que os construtores não deixaram nada por escrito (ninguém sabe quem de fato construiu a cidade). Também não se sabe o motivo de sua decadência lá na época de 650 A.C.

O lugar é e-nor-me! E é exatamente por isso que falo que muitas pessoas subestimam a visita. Só para vocês terem ideia, a Pirâmide do Sol é a segunda maior pirâmide do país e a terceira maior do mundo. São 65 metros de altura, 225 metros de largura, 260 degraus e está na direção exata que o sol de põe. É algo realmente impressionante!

 

Estive em Machu Picchu no ano passado, mas digo sem sombra de dúvidas que fiquei tão encantada quanto com Teotihuacán. A diferença é que eu não consegui subir a Pirâmide do Sol por motivos de calor extremo. Eu já tenho a pressão baixa e não aguentei a subida. Minha mãe até tentou, mas também não conseguiu chegar lá em cima por causa do calor. Dica de ouro: chapéu e/ou boné são essenciais. Se esqueceu de levar, eles vendem uns bem baratos lá.

Mas não é só a Pirâmide do Sol que faz de Teotihuacán um lugar especial. Tem também a Pirâmide da Lua, que é um pouco menor e tem 45 metros de altura, mas não deixa de ser impressionante.

E tem ainda a ‘Calçada dos Mortos’ que era o eixo central da cidade e tinha um comprimento de 4 km. Hoje, esse comprimento é de 2,5 km e vai da Pirâmide da Lua até o que os espanhóis na época chamaram de Cidadela (um pátio com casas em volta).

Eu me arrependo de ter passado apenas algumas horas em Teotihuacán e não ter tido a oportunidade de ter explorado com calma as pirâmides, os templos e os palácios me atentando a todos os detalhes.

 

 

 

Visitar Teotihuacán é como voltar no tempo. Dá para sentir a história viva por lá e imaginar como as pessoas viviam na era pré-cristã. Definitivamente, é um passeio imperdível para quem vai para a Cidade do México.

O jardim em frente a uma das entradas da pirâmides

Dicas para quem quer visitar as pirâmides

Confira todas as dicas de viagem do México

Sair da versão mobile