A verdade é que quando você olha um hostel que custa £10, a primeira reação é desconfiar que ele possa ser bom. Mas aí eu já expliquei aqui que você tem que pesquisar. E foi isso que eu fiz. Pesquisei bastante e ele de fato parecia ser muito bom. Reservei e voilà! Quando cheguei no Budget Backpackers em Edimburgo, percebi que ele não era bom, ele era ótimo. Foi um dos melhores hostels que já fiquei.
O hostel fica pertinho do Castelo de Edimburgo. Dá até para ver o castelo de algumas janelas de dentro do hostel. Ou seja, a localização é perfeita.
Sem contar que o prédio é um charme por fora e por dentro. Os quartos são super espaçosos, coloridos, com armáqrios individuais para você trancar sua mochila e com calefação. Uma delícia dormir naquele quarto mesmo quando a temperatura externa é negativa.
Eles te entregam um jogo de lençóis limpos e uma capa para o edredon e aí você arruma sua cama. Achei super higiênico. Ah, eles não dão toalha, mas isso é meio default nos hostels e já falei naquele outro post.
Também adorei os banheiros. Aliás, descobri um banheiro feminino no segundo andar que tinha um box que você podia se trancar lá dentro e ele tinha uma área antes do chuveiro que você podia deixar suas coisas. Juro que foi quase como tomar banho no banheiro da minha casa. Depois fui em outros e descobri que só lá que tinha esse box e era o último (bem escondido mesmo). Bom, se você for mulher, sugiro entrar em todos e procurar esse tal box que eu estou falando. Só uma coisinha – teve dias que a água meio que esfriou durante o banho, mas nada que pudesse congelar os ossos. Vi um pessoal reclamando em algumas avaliações e tava com bastante medo de tomar banho gelado e na boa, amei a ducha e era super quentinha.
Outra coisa que adorei – o hostel tem uma cozinha gigante. Tudo bem que ela fica bem tumultuada no café e no jantar, mas como eu amo chá e bebo várias xícaras por dia, achei ótimo poder ter um lugar para esquentar água e poder fazer meu chá de todo dia. A cozinha funciona no sistema – usou, limpou. Mas acho que isso também é padrão nos hostels.
Que mais? O Budget Backpackers tem um bar/restaurante que também vive lotado. Eu cheguei a jantar lá e achei os preços bem razoáveis. Como o café da manhã não está incluído na diária, eles oferecem algumas opções por preços convidativos. Eu não cheguei a experimentar porque não como ovo, aí complica, porque café da manhã inglês vocês sabem como é, né? Ovo é o prato principal.
Eles não deixam você fazer o check-in antecipado, mas me deixaram tomar um banho. Deixei minha mala nuns armários que você tem que colocar uma moeda de 1 libra e depois, quando abrir o armário, a moeda é devolvida. Para mim foi ótimo, pois pude trocar de roupa e já sair para os passeios logo pela manhã (antes do check-in).
Wi-fi é grátis e eles também tem uma sala de TV.
Agora o que eu mais gostei foram as atividades grátis que eles oferecem: walking tour e pub crawl.
O walking tour é um passeio a pé por Edimburgo que um funcionário do hostel faz com a galera. No meu caso, quem acompanhou meu grupo foi um australiano gatíssimo que estava trabalhando no hostel no esquema do working holiday visa (o mesmo esquema que eu trabalhei na Austrália).
E o pub crawl é um passeio pelos pubs de “Edimbra”. Rola um esquenta no bar do hostel e depois, algum funcionário do hostel sai com a galera para visitar vários pubs. Gente, é fenomenal! Sério! Muito divertido, mas se você não é muito resistente para bebida, nem beba nada, porque já adianto que os escoceses enxugam, mas enxugam mesmo a bebida. E mesmo eu que estou acostumada a beber, tive bastante dificuldade para acompanhar o ritmo.
Outra coisa: leve dinheiro para o pub crawl, porque esse péssimo esquema de ficha de consumação só existe aqui. Lá, você paga tudo para o bartender na hora. Eu acho esse sistema muito melhor e acho até que você gasta menos, mas quem sou eu para falar alguma coisa? Tá aí a tragédia de Santa Maria e ao que tudo indica, gente morreu porque não pagou a consumação. Mas enfim…
Sei que adorei o Budget Backpackers e não tenho nada de ruim para falar do hostel. Aliás, tenho só mais uma coisinha para falar dele. O australiano falou no nosso tour que existe uma lenda que o hostel é a casa de uma fantasma. Diz que ela já foi vista andando pelo hotel e costuma ficar na porta de um banheiro. Olha que eu sou espírita e realmente acredito que eles estão entre nós, mas garanto que eu não vi nada. Para mim, isso é papo do povo que bebeu demais no pub crawl. 😛