Eu nunca fui romântica e também nunca sonhei (tanto) com um casamento de princesa, uma festa cheia de gente, vestido de noiva perfeito e etc e etc. Acho que lá no fundo eu meio que sabia que além de eu não ser muito convencional, esse “grande dia” não iria chegar.
Mas quase todas as minhas amigas casaram e eu fui convidada para muitas festas de arromba. Muitas delas ficaram anos e anos noivas para conseguirem juntar dinheiro para a tão sonhada festa e outras simplesmente decidiram simplificar e casar fora do país.
Já fazia algum tempo que eu vinha pesquisando sobre casamentos no exterior, principalmente depois que minhas amigas Manoela e Isabela casaram respectivamente em Playa del Carmen e Las Vegas. E depois que eu vi com meus próprios olhos a estrutura da Riviera Maya, se eu pudesse deixar um conselho para quem já está noiva, eu diria – vá casar lá!
Sei que sonho não se discute e tem gente que surta só de pensar em fazer uma festa menor para menos convidados, mas eu achei a Riviera Maya um lugar excelente para casar. Passei uns dias no hotel Hacienda Tres Rios e olhem a foto abaixo e imaginem um casamento ali.
Eles sabem o que estão fazendo, os hotéis possuem equipe própria só para organizar a cerimônia (o famoso cerimonial), as paisagens são lindas (e as fotos ficam mais ainda), mas as grandes vantagens ao meu ver são: a noiva não precisa se estressar tanto e a lua de mel já está garantida no valor do casamento.
(O hotel Hacienda Tres Rios me forneceu as fotos abaixo de alguns casamentos realizados lá)
Conversei com a equipe de relações públicas de alguns hotéis e de parques temáticos como o Xcaret e digo que com U$20.000 é possível fazer um casamento para 100 pessoas. Sei que a princípio o valor parece caro, mas eu volto a insistir que é improvável que 100 pessoas de fato compareçam num casamento no exterior, então esse valor tende a ser ainda menor (próximo dos U$10.000 + as despesas de hospedagem, mas aí entra na cota da lua de mel).
Todavia, depois que soube quanto custou a festa de certas amigas, acho que com U$20.000 você não faz uma festa super top no Brasil, não é mesmo?
Eu não casei, então não posso contar da minha experiência, mas pedi a colaboração especial da minha amiga Manu que casou em Playa del Carmen no ano passado. A cerimônia da Manu e do Gustavo foi realizada em Playa del Carmen, mas eles casaram no civil aqui no Brasil antes da viagem. Ah! E o casamento deles não teve igreja. Teve apenas uma espécie de juiz de paz que falou umas palavras bonitas sobre o matrimônio.
(As fotos são do arquivo pessoal da Manu e do Gustavo e foram tirados pelos convidados. Ela vai me mandar as fotos oficiais tratadas pelo fotógrafo, mas é que eu estava com pressa para publicar esse post :P)
Por que escolheu casar em Playa del Carmen?
Na verdade, a nossa ideia inicial era casar em algum resort de Pernambuco porque a família do Gustavo é de lá. Visitamos alguns, mas os preços eram absurdamente altos, então começamos a cogitar a hipótese de casar em Punta Cana ou Playa del Carmen.
Como escolheu o hotel?
Primeiro entrei em contato com os resorts de Punta Cana e não obtive resposta. Como eu já conhecia Playa del Carmen, decidi entrar em contato com eles. Mandei e-mail para vários hotéis e acabei escolhendo o The Royal por causa da agilidade e prestatividade da cerimonial.
Como organizou a festa?
Por e-mail. A cerimonial era muito querida e sempre estava à disposição. Por exemplo, escolhi as flores pelo catálogo que ela me mandou e quando cheguei na festa, as flores eram exatamente do jeito que eu queria. A região de Cancun e Riviera Maya é extremamente preparada para a organização de casamentos.
Quantas pessoas foram convidadas e quantos de fato foram para o casamento?
Meus pais convidaram muita gente, acredito que umas 300 pessoas. Nós já sabíamos que poucos de fato iriam. No caso, nosso casamento teve 30 convidados.
O que estava incluso no pacote do casamento?
Escolhi o pacote intermediário que é chamado no hotel de Luxury Wedding. Acabei me arrependendo. Deveria ter escolhido o pacote mais top de todos, pois com os extras que tive que pagar no meu pacote acabou dando quase o mesmo valor.
No meu pacote estava incluso o upgrade do quarto, jantar romântico para os noivos, dia da noiva com maquiagem, cabelo, manicure e pedicure, um dia do noivo com tratamento de pele, massagem relaxante para os noivos. Na parte do casamento, eu tive que pagar um extra pelo DJ e pelas horas extras de open bar já que a festa se estendeu. O fotógrafo também estava incluso no meu pacote.
Quanto custou casar-se no México?
Com todos os extras não chegou a U$10.000.
Valeu a pena? Você recomendaria?
Muito a pena. Foi o casamento dos meus sonhos. Foi tudo perfeito e do jeito que eu sempre sonhei. As fotos ficaram lindas e todo mundo curtiu muito a festa e Playa del Carmen.
Obrigada Manu pela colaboração. Uma pena que eu não pude ir nessa festa por causa da minha volta ao mundo. Quem sabe, se eu casar, a gente consiga aproveitar mais um festão lá em Playa, né amiga? Muitas felicidades para você e para o Gustavo.
Sobre o nosso tour do México: minha mãe e eu emitimos passagens com milhas até a Cidade do México. De lá, compramos passagens com a Volaris até Cancun. E, de Cancun viajamos para Playa del Carmen a convite do Departamento de Promoção Turística (Fideicomiso) da Riviera Maya. Nessa última etapa da viagem, tivemos o apoio de várias empresas, entre elas: Xperience Hotels Resorts, Tukan Hotels,Hacienda Tres Rios, Canibal Royal Beach Club, Xcaret Park, Papaya Playa Hotel, Community Sian Kaan Tours.
Agradeço o convite para me hospedar no Hotel Hacienda Tres Rios e gostaria de deixar claro que como sempre as opiniões são extremamente pessoais.