A Caverna de Postojna é a atração turística mais visitada da Eslovênia e cheia de superlativos. É também a maior caverna carsa (karst) do mundo, além da caverna turística mais visitada da Europa. 35 milhões de pessoas (sim, milhões) já visitaram a caverna.
Explicando o que é uma caverna carsa: o relevo cársico é um tipo de relevo caracterizado pela corrosão das rochas, que leva ao aparecimento de cavernas, rios subterrâneos e paredões rochosos, para citar alguns exemplos. A título de curiosidade, Karst é o nome de uma região que se estende por parte da Itália, Eslovênia e Croácia e apresenta um sistema geológico diferenciado, então nomeado cársico. Achei que valia a pena colocar aqui essa breve explicação antes de contar como é a Caverna de Postojna. É um lugar único (como você já deve ter imaginado). A verdade é que é um dos lugares mais incríveis e diferentes que já conheci.
Caverna de Postojna
A Caverna de Postojna é nada mais, nada menos do que uma rede de 20 km de passagens, galerias e câmaras. Mas pode ficar bem tranquilo porque você percorrerá só 1/4 desse trecho e boa parte dos km são percorridos em um confortável trenzinho.
As visitas são guiadas e você pode escolher a língua de sua preferência, porém já adianto que português não está na lista. Acabei escolhendo o tour em inglês, até porque a outra opção disponível no mesmo horário era em japonês. rs
Os guias são bastante preparados e o meu era bastante apaixonado pelo trabalho. Os turistas são conduzidos ao trenzinho, o guia conta uma breve historinha sobre a formação da caverna (mais ou menos o que eu contei lá no começo) e o show literalmente começa (e o frio também).
O interior da caverna é geladíssimo, então se você estiver por lá no verão, por favor não esqueça de levar um casaco.
O trenzinho percorre uma distância de 3,7 km e ali você já começa a se impressionar. As paisagens são absurdamente surreais. Já adianto que nenhuma foto minha será capaz de realmente mostrar o que é a caverna, mas fica aqui a minha tentativa.
Quando o trenzinho termina o trajeto, o guia conduz o grupo ao interior da caverna. Você anda por 1,3 km. É uma caminhada super tranquila e num ritmo mais tranquilo ainda. Tanto é que deu tempo de sobra para tirar zilhões de fotos na tentativa de salvar pelo menos algumas.
Fiquei realmente impressionada com a caverna e com as formações naturais lá de dentro, mas o que me impressionou mais ainda foi o fato de terem descoberto o lugar e transformado no que é hoje (uma “caverna show” como diz o folheto), preservando praticamente tudo o que a natureza construiu.
A Caverna de Postojna foi certamente um dos pontos altos da minha viagem para a Eslovênia. Saí de lá 100% encantada.
E o tour termina em um anfiteatro utilizado para apresentações de orquestras. A acústica é realmente incrível.
O guia deixa alguns minutos livres para o grupo curtir o anfiteatro, ir ao banheiro e passar na lojinha de souvenir. Depois, novamente todos são encaminhados ao trenzinho e o passeio termina. A duração é de aproximadamente uma hora e meia.
Informações Caverna de Postojna:
Você pode combinar o passeio com o Castelo de Predjama. Eu comprei o ingresso combo = caverna + castelo por €34,8. Comprei direto na Caverna de Postojna (online é um pouco mais barato).
Importante:
1) o ingresso combo não inclui o transporte de uma atração para outra. Eu estava com um carro alugado e fui dirigindo.
2) Os tours na caverna saem de hora em hora. É bom dar uma conferida no site, pois a frequência muda mês a mês. www.postojnska-jama.eu/en/timetables/
Site: http://www.postojnska-jama.eu/en/home/
Leia mais sobre a Eslovênia
Como planejar uma viagem para a Eslovênia
Castelo de Predjama, uma das maravilhas da Eslovênia