Home Destinos InternacionaisEuropaEslovêniaPostojna Caverna de Postojna, lugar incrível na Eslovênia

Caverna de Postojna, lugar incrível na Eslovênia

por Fernanda

Atualizado em 23 de dezembro de 2017

A Caverna de Postojna é a atração turística mais visitada da Eslovênia e cheia de superlativos.  É também a maior caverna carsa (karst) do mundo, além da caverna turística mais visitada da Europa. 35 milhões de pessoas (sim, milhões) já visitaram a caverna.

Explicando o que é uma caverna carsa: o relevo cársico é um tipo de relevo caracterizado pela corrosão das rochas, que leva ao aparecimento de cavernas, rios subterrâneos e paredões rochosos, para citar alguns exemplos. A título de curiosidade, Karst é o nome de uma região que se estende por parte da Itália, Eslovênia e Croácia e apresenta um sistema geológico diferenciado, então nomeado cársico. Achei que valia a pena colocar aqui essa breve explicação antes de contar como é a Caverna de Postojna. É um lugar único (como você já deve ter imaginado). A verdade é que é um dos lugares mais incríveis e diferentes que já conheci.

Caverna de Postojna

A Caverna de Postojna é nada mais, nada menos do que uma rede de 20 km de passagens, galerias e câmaras. Mas pode ficar bem tranquilo porque você percorrerá só 1/4 desse trecho e boa parte dos km são percorridos em um confortável trenzinho.

[vc_row][vc_column][vc_cta h2="O Seguro Viagem é obrigatório na Eslovênia!" add_button="right" btn_title="Quero meu Seguro Viagem com Desconto >>>" btn_color="juicy-pink" btn_link="url:https%3A%2F%2Fwww.segurospromo.com.br%2Fseguro-viagem-para-a-europa%2F%3Fpcrid%3D76%26utm_source%3Dsite-blog%26cupom%3DPRECISOVIAJAR5%26pcrtt%3Dctaeslovenia||target:%20_blank|rel:nofollow"]Viaje tranquilo e despreocupado com seguro viagem. Faça sua cotação e ainda ganhe desconto.[/vc_cta][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
 

As visitas são guiadas e você pode escolher a língua de sua preferência, porém já adianto que português não está na lista. Acabei escolhendo o tour em inglês, até porque a outra opção disponível no mesmo horário era em japonês. rs

Os guias são bastante preparados e o meu era bastante apaixonado pelo trabalho. Os turistas são conduzidos ao trenzinho, o guia conta uma breve historinha sobre a formação da caverna (mais ou menos o que eu contei lá no começo) e o show literalmente começa (e o frio também).

caverna de postojna - preciso viajar

Trenzinho ainda vazio

O interior da caverna é geladíssimo, então se você estiver por lá no verão, por favor não esqueça de levar um casaco.

O trenzinho percorre uma distância de 3,7 km e ali você já começa a se impressionar. As paisagens são absurdamente surreais. Já adianto que nenhuma foto minha será capaz de realmente mostrar o que é a caverna, mas fica aqui a minha tentativa.

caverna de postojna - eslovênia - Preciso Viajar

Quando o trenzinho termina o trajeto, o guia conduz o grupo ao interior da caverna. Você anda por 1,3 km. É uma caminhada super tranquila e num ritmo mais tranquilo ainda. Tanto é que deu tempo de sobra para tirar zilhões de fotos na tentativa de salvar pelo menos algumas.

caverna de postojna - eslovênia - Preciso Viajar

Fiquei realmente impressionada com a caverna e com as formações naturais lá de dentro, mas o que me impressionou mais ainda foi o fato de terem descoberto o lugar e transformado no que é hoje (uma “caverna show” como diz o folheto), preservando praticamente tudo o que a natureza construiu.

caverna de postojna - eslovênia - Preciso Viajar

A Caverna de Postojna foi certamente um dos pontos altos da minha viagem para a Eslovênia. Saí de lá 100% encantada.

caverna de postojna - eslovênia - Preciso Viajar

E o tour termina em um anfiteatro utilizado para apresentações de orquestras. A acústica é realmente incrível.

O guia deixa alguns minutos livres para o grupo curtir o anfiteatro, ir ao banheiro e passar na lojinha de souvenir. Depois, novamente todos são encaminhados ao trenzinho e o passeio termina. A duração é de aproximadamente uma hora e meia.

caverna de postojna - esllovênia - Preciso Viajar

Informações Caverna de Postojna:

Você pode combinar o passeio com o Castelo de Predjama. Eu comprei o ingresso combo = caverna + castelo por €34,8. Comprei direto na Caverna de Postojna (online é um pouco mais barato).

Importante:

1) o ingresso combo não inclui o transporte de uma atração para outra. Eu estava com um carro alugado e fui dirigindo.

2) Os tours na caverna saem de hora em hora. É bom dar uma conferida no site, pois a frequência muda mês a mês. www.postojnska-jama.eu/en/timetables/

Site: http://www.postojnska-jama.eu/en/home/

Leia mais sobre a Eslovênia

Como planejar uma viagem para a Eslovênia

Castelo de Predjama, uma das maravilhas da Eslovênia

 

 

 

8 comentários

Mariana 24 de outubro de 2016 - 23:36

Estive nas cavernas e amei. Boas dicas!

Reply
Fernanda 25 de outubro de 2016 - 20:35

Também gostei muito 🙂

Reply
ELIZABETH MARIA BORGES FORTES PEDONE 26 de outubro de 2017 - 16:55

Oi!! Atualmente já tem áudio em Portugues! Acabei de ir a Postojna! Fantástico!!

Reply
Fernanda 26 de outubro de 2017 - 18:22

Que ótima notícia! Obrigada por me avisar.

Reply
Vanessa 9 de agosto de 2018 - 10:52

Olá Fernanda! Estou indo dia 06/09/18 pra lá, você acha que devo comprar o ingresso on line pra garantir? Ou posso deixar pra comprar na hora? Eu ainda não sei como vai ficar meu cronograma rsrsrs. Obrigada, Vanessa.

Reply
Fernanda 9 de agosto de 2018 - 21:38

Vanessa, eu comprei na hora. Foi muito tranquilo.

Reply
Dilvo Bele 31 de outubro de 2018 - 16:09

Visitei a caverna no inicio de outubro
Fantastica
Já tem guias em espanhol e tradutores em portugues

Reply
Fernanda 1 de novembro de 2018 - 00:09

Bom saber dos guias e tradutores 🙂

Reply

Deixe um Comentário