Home Destinos InternacionaisAméricaEstados Unidos Entrando nos EUA com passaporte europeu

Entrando nos EUA com passaporte europeu

por Fernanda

Uma das grandes vantagens para quem tem passaporte europeu é o fato de não precisar de visto* para entrar nos EUA, já que é necessário apenas uma autorização eletrônica antes da viagem. Veja como utilizar o passaporte europeu para entrada nos EUA e como fazer o seu ESTA.

Importante
Importante: como esse post estava desatualizado, fiz outro com as informações detalhadas para tirar seu ESTA. Tirei um em outubro/18. Coloquei um tutorial tela por tela para você não ter dúvidas na hora de fazer a sua solicitação. Leia – Como tirar o ESTA com passaporte europeu. Versão atualizada.

Passaporte Europeu para entrada nos EUA

Como funciona o ESTA

O ESTA (Eletronic System for Travel Authorization) é uma autorização eletrônica para portadores de passaportes de países que fazem parte do “Visa Waiver Program”, programa que não exige visto prévio para entrada nos Estados Unidos.

Como fazer o ESTA

Utilize o site oficial. Muitos sites no Google oferecem o serviço e cobram muito mais caro do que o valor do site oficial. É um procedimento muito simples. Vai por mim!

Entre no site do ESTA https://esta.cbp.dhs.gov/esta/ . O valor é de U$14 e o pagamento é feito com cartão de crédito. A validade é de 2 anos ou até a expiração do passaporte (o que ocorrer primeiro).

Importante:

– A autorização tem que ser feita pelo menos 72 horas antes da viagem.

– O ESTA só é válido para viagens com duração igual ou inferior a 90 dias.

– O site tem uma versão em Português de Portugal e uma seção de ajuda para quem tiver dúvidas de como preencher o formulário.

 

Como preencher o ESTA

Se você for preencher utilizando a versão Português de Portugal tome alguns cuidados. Por exemplo, “apelido” é sobrenome.

esta usa

Na parte do país emissor do passaporte, você vai colocar o país do seu passaporte europeu. No meu caso esse país é a Itália.

esta usa

Nas informações de contato, coloco sempre os meus dados de residência atuais (hoje no Brasil, por exemplo).

esta usa

 

Também tem uma parte que pergunta de “informações laborais” (para saber se você está trabalhando) e depois uma parte com perguntas sobre doenças e violações às leis.

Depois de preencher esse questionário, você é enviado para a área de pagamento e pronto!

Imigração nos EUA com passaporte europeu

Ao contrário dos brasileiros (ou qualquer cidadão de um país que precisa de visto para entrar nos EUA), os cidadãos da União Europeia não precisam preencher um formulário (normalmente fornecido no próprio avião) para entrar nos EUA.

Outra coisa muito importante e que faço questão de pontuar aqui é a questão da fila. A fila especial para europeus só existe na Europa. Nos Estados Unidos, os europeus devem ir para a fila de estrangeiros, que vem a ser fila de todo mundo que não é americano.

Para finalizar: a decisão de entrar ou não nos Estados Unidos é dada na hora pelo agente da imigração. A entrada pode ser negada mesmo com o ESTA, assim como a entrada de uma pessoa com visto (exemplo, um brasileiro) também pode ser negada. Tenha sempre em mãos a passagem de retorno, o comprovante de hospedagem, comprovante de recursos financeiros, etc.

Quando eu fui para o Hawaii, a agente implicou muito comigo. Achou que eu tinha carimbos demais no passaporte, pediu para eu confirmar as datas que já tinha estado nos EUA, pediu comprovante de hospedagem, a passagem de volta para o Brasil e pediu até para ver os dólares. No fim, ela carimbou meu passaporte. Caso isso aconteça com você, minha dica é que permaneça calmo e responda apenas o que o agente perguntar.

Reserve seu hotel com condições especiais e sem taxa de reserva.

Informações (onde aplicar)

Site oficial: https://esta.cbp.dhs.gov/esta/

Site com a versão em português de Portugal https://esta.cbp.dhs.gov/esta/application.html?execution=e1s1

Veja mais vantagens de ter um passaporte europeu

*Post atualizado em 5/5/17.

315 comentários
9

Artigos Relacionados

315 comentários

Ricardo 31 de março de 2015 - 06:14

Oi Fer! Esse post me achou super….moro na Irlanda e vou pro Brasil em agosto pelos USA e tenho passaporte italiano.. ja me arranjhei certinho..

Reply
Fernanda 31 de março de 2015 - 07:19

Que bom!!!

Reply
Andrea 2 de julho de 2019 - 12:11

Oi Fernanda
poderia me esclarecer uma pergunta? tenho uma irma que morra no brasil, e ela quer ir para os USA com a filha dela a passeio visitar uma outra irma que morra la nos Estados Unidos.
Ela foi passar uma entrevista no consulados dos USA,mas a mulher nem olhou se quer todos os documentos que ela tinha levado .ELA recusou de dar o visto para elas. Entao a minha irma quer vim me ver aqui na França e daqui ir pros USA,so com o passaporte Brasileiro e as passagens,ela vai encontrar algum problema ao chegar la? passando pela Europa como turista?
Te agradeço pela resposta.

Reply
Fernanda 2 de julho de 2019 - 20:03

Olá! Não entendi a sua pergunta. A sua irmã quer ir da França para os EUA. É isso? Mas sem visto não tem como entrar nos EUA.

Reply
humberto 6 de abril de 2018 - 18:25

Fernando, obrigado pelas informações, mas ainda tenho uma dúvida que é a seguinte: sou brasileiro e vou viajar com meu passaporte português para Cuba via Miami. Poderei retirar o ESTA sem problemas uma vez que meu passaporte português expira em 14 junho 2018 e meu retorno está previsto para o dia 13 de maio de 18?

Reply
Daniela 31 de março de 2015 - 10:54

Oi tenho uma duvida sobre passaporte europeu e visto. Eu tenho passaporte portugues. Gostaria de saber se eu posso sair daqui do aeroporto no Rio de Janeiro com o passaporte europeu e não o brasileiro.
Obrigada

Reply
Fernanda 31 de março de 2015 - 11:14

Sim, mas tem que deixar claro na saída que é brasileiro e apresentar um documento brasileiro também.

Reply
CIDINEI ALCANTARA DE BARROS 17 de dezembro de 2018 - 00:30

fernanda voçe tem dupla nacionalidade,mais de qual pais?

Reply
Fernanda 17 de dezembro de 2018 - 08:33

Itália

Reply
Bruno Sutic França 1 de abril de 2015 - 22:01

Olá,

Gostaria de saber uma coisa: tenho passaporte brasileiro vencido e italiano em dia,
posso viajar para Europa assim? Não terei problemas para sair do Brasil?

Reply
Fernanda 1 de abril de 2015 - 22:27

Esta respondido algumas perguntas acima.

Reply
Davi 29 de junho de 2015 - 03:14

Ola Fe td bem
Gostaria de tirar uma duvida
Vou viajar para os eua com passaporte portugues.
Na saida do pais eu apresento o passaporte portugues?

Reply
Fernanda 29 de junho de 2015 - 08:44

Na saída dos EUA? Sim, o mesmo que vc apresentou na entrada.

Reply
Fábio 30 de junho de 2015 - 13:14

Olá!

Possuo cidadania brasileira e portuguesa e já fui para os EUA 3 vezes com meu passaporte brasileiro (quando ainda não tinha o português).
Eu teria algum problema caso na próxima viagem eu apresente somente meu passaporte português e o ESTA?
Já ouvi relatos de pessoas com dupla cidadania que tiveram problemas para entrar nos EUA apresentando o passaporte europeu (pois já haviam entrado com o brasileiro anteriormente).
Obrigado desde já pela atenção!

Reply
Fernanda 30 de junho de 2015 - 17:01

Eu já tinha entrado com meu brasileiro e nunca tive problemas.

Reply
Fábio 4 de julho de 2015 - 00:55

Obrigado pela atenção!

Reply
Marcio Henriques 4 de agosto de 2015 - 14:46

Olá Fernanda!!

Se eu entrar com o ESTÁ a ficar além de 3 meses, o que será que acontece quando eu for novamente aos EUA?

Reply
Fernanda 4 de agosto de 2015 - 15:27

Eles têm controle de entrada e saída. Conseguem saber quem ficou ilegalmente no país, sem visto válido. Ou seja, se você sair depois da data que eles carimbarem no passaporte, pode ter problemas se tentar voltar.

Reply
abel 1 de outubro de 2016 - 09:35

ola fernanda,tenho nacionalidade portuguesa e ja estive varias vezes nos estados unidos e agora vou casar e quero passar lua de mel nos eua,eu tendo nacionalidade portuguesa sera qua ajuda para minha noiva conseguir o visto.

Reply
Fernanda 1 de outubro de 2016 - 16:50

Não sei se influencia em alguma coisa, sinceramente.

Reply
CARMEN 29 de agosto de 2015 - 11:26

O QUE DEVO PREENCHER NAS INFORMAÇÕES LABORAIS? EU TRABALHO AQUI NO BRASIL, TENHO DUPLA CIDADANIA E LENDO ESSE POST FIQUEI EM DUVIDA O QUE COLOCAR NAS INFORMACOES LABORAIS? EU COLOQUEI NAO PQ PENSEI QUE ERA INFORMACOES LABORAIS NOS EUA MAIS TO EM DUVIDA SE ‘E DE LA OU DAQUI??

Reply
Fernanda 29 de agosto de 2015 - 16:06

Coloquei meu trabalho do Brasil.

Reply
leandro 8 de outubro de 2015 - 13:14

Fernanda, no campo que pergunta se é cidadão de outro PAís, o que se coloca? deve se colocra que é brasileiro também?

Reply
Fernanda 8 de outubro de 2015 - 20:24

Eu coloquei no meu.

Reply
talita 14 de abril de 2016 - 14:42

Boa tarde Fernanda,
essa questão de preencher esse pedido ai de visto, você colocar suas informações brasileiras ou da dupla nacionalidade? pq no caso da espanhola o meu sobrenome muda!

Reply
Fernanda 26 de abril de 2016 - 07:09

Sempre do passaporte europeu, que é o que você irá utilizar na entrada.

Reply
DANI 17 de abril de 2016 - 09:34

Bom Dia. Estou com uma dúvida, sou brasileira e esposa de europeu. O meu marido tem dupla cidadania a brasileira e a portuguesa , possui o passaporte europeu, porém nunca usou em viagens, usou apenas o brasileiro para entrar na Europa. Nunca fomos para os E.U.A , gostaríamos de conhecer a Disney , Miami , Orlando e etc… Percebi que é muito mais prático , rápido e barato tirar o visto americano pelo passaporte europeu do meu marido, mais como fica a minha situação como esposa de europeu, pois sou brasileira , posso tirar esse visto no Esta como européia ou não ? como é o procedimento ? não consegui nada na internet sobre o assunto. please !

Reply
Fernanda 26 de abril de 2016 - 07:06

Só pode tirar o Esta quem tem passaporte europeu. Você precisa tirar o visto no consulado.

Reply
Stefania 21 de maio de 2016 - 17:14

Boa tarde Fernanda.Tenho passsaporte portugues e ja fui isto ano em EUA durante 90 dias.Posso ir novamente para mais 90 dias? ESTA e valida ate 2018.

Reply
Fernanda 23 de maio de 2016 - 20:41

eu já fui 2 vezes para os EUA no mesmo ano enquanto o ESTA estava válido. Acho que não terá problema.

Reply
Marcio Henriques Cardoso 18 de outubro de 2016 - 17:06

E quando se vai e vem dentro do prazo com o ESTA são feitas perguntas sobre o que você faz sempre indo para lá? Obrigado viu Fernanda!!

Reply
Fernanda 18 de outubro de 2016 - 20:38

Sempre me perguntam alguma coisa, Marcio. Geralmente o básico: quantos dias você vai ficar, onde, quanto trouxe de dinheiro, etc.

Reply
Nelson Junior 26 de maio de 2016 - 23:44

Fernanda, boa noite !
Possou cidadania Portuguesa.
Sobre o preenchimento do ESTA pode tirar uma duvida pf?
Depois que digitei as informaçoes da cidadania europeia , vem na sequencia:

“Voce ja teve passaporte ou carteira de identidade nacional emitids por qualquer outro pais para fim de viajem ”
O que responder ? Os dados de Brasileiro ?

Outra cidadania/ nacionalidade
” é atualmente cidadao ou possui nacionalidade de algum outro pais”
O que responder ? Os dados de brasileiro ?

“Voce ja foi cidadao/ cidada ou teve nacionalidade de algum outro pais”
O que responder ? Os dados de Brasileiro?

Muito obrigado
=)

Reply
Fernanda 29 de maio de 2016 - 18:54

Eu coloquei sim e dei os dados do brasileiro também, afinal tenho dupla nacionalidade.

Reply
armenio 2 de junho de 2016 - 17:56

boa noite..
tenho passaporte europeu , se eu colocar no formulario que irei passar 15 dias mas comprar outra passagem la e voltar so depois mas antes dos 90 dias .. tem problema ou se nao voltar na data ficaria ilegal ?

Reply
Fernanda 5 de junho de 2016 - 18:14

Depende de quantos dias eles te derem na entrada. Na última vez que estive nos EUA e entrei com passaporte europeu eles me deram só 30 dias.

Reply
Susy 25 de julho de 2016 - 16:09

Ola,

entrei como Turista nos EUA com passaporte brasileiro. Meu visto vence em Setembro e vou estender como turismo novamente.
Pretendo ficar aqui até que os próximos 6 meses de validade vençam (trabalho via skype para uma empresa de TI no Brasil, então não tenho problemas no meu trabalho), porem gostaria de ir ao Brasil no Natal e para não ter problemas para retornar aos EUA, queria usar meu passaporte Português (tenho cidadania Portuguesa e nunca usei este passaporte). Sabe me dizer se é possível? Não sei como pode ser na imigração, já estando aqui há por mais de 6 meses, sair e voltar em curto tempo, porém saindo com passaporte brasileiro e retornar com Portugues.
Grata,

Reply
Fernanda 25 de julho de 2016 - 23:58

Não sei dizer.

Reply
Jayme Junior 11 de agosto de 2016 - 13:57

Ola Fernanda, tudo bem? Tenho passaporte Portugues e estou preenchendo o formulário,
E na pagina de informação de viagem, perguntam endereco onde deseja ficar nos EUA, Ou seja temos que comprar passagens e ter ja o hotel reservado?
Cumprimentos

Reply
Fernanda 14 de agosto de 2016 - 11:05

Na verdade você pode trocar o endereço depois. Então, pode colocar um agora e trocar quando tiver a definição do hotel.

Reply
WILIAN MUNAROLO 4 de setembro de 2016 - 22:05

Estou em processo de cidadania italiana , depois que tiver o passaporte italiano assim como minha esposa e minhas duas filhas posso viajar direto do Brasil para os Estados Unidos com o ESTA ou precisarei provar que morei durante algum tempo na Itália ou coisa parecida ??? Na imigração do Aeroporto americano quais são as perguntas feitas para quem entra com passaporte Europeu ?????

Reply
Fernanda 4 de setembro de 2016 - 22:23

Não precisa comprovar que morou na Itália para fazer o Esta e nem para entrar nos EUA. Não existe diferenciação nas perguntas para quem tem passaporte europeu. São as mesmas: quanto tempo vai ficar, o que veio fazer aqui, onde irá ficar, etc.

Reply
Michele Spinelli 13 de setembro de 2016 - 20:46

Olá Fernanda, Primeiramente agradeço pelas informações, são muito úteis.
Meu marido viaja com muita freqüência para os EUA, pois é lutador e viaja para treinar, sempre usa o passaporte brasileiro, mas acabou de receber o seu passaporte Europeu e gostaríamos de saber se vc acha que ao passar pela imigração ele corre o risco de estranharem o fato de agora estar usando o passaporte Europeu. Pois acredito que independente do Passaporte eles tenham acesso a todas as informações de entrada e saída no país né?

Reply
Fernanda 18 de setembro de 2016 - 19:06

Eu já tinha entrado nos EUA 3 vezes com meu passaporte brasileiro antes de começar a entrar com o italiano. Nunca tive problemas.

Reply
Márcia Fernandes Mosquito 16 de janeiro de 2020 - 22:48

Olá, Boa noite, muito boas esses dicas, minha filha tem o passaporte português, o rg português. E brasileiro também mesmo assim ela pode ser barrada , correto?

Reply
Beatriz 7 de outubro de 2016 - 04:09

Olá Fernanda, tudo bom? Tenho um duvida, no meu caso eu nunca tirei visto americano com o passaporte brasileiro, você acha que teria problema na imigração lá se eu usar o português?

Obrigada

Reply
Fernanda 9 de outubro de 2016 - 12:27

Acho que não terá nenhum problema. Tire o “Esta” com o passaporte português.

Reply
alberto 17 de outubro de 2016 - 17:34

fernanda…tive vito negado uma vez ..no consulado eua…agora tenho a cidadania ..será q vou ter problema na imigração eua?….

Reply
alberto 17 de outubro de 2016 - 17:35

*visto………..

Reply
Fernanda 17 de outubro de 2016 - 18:59

Não sei te dizer, Alberto.

Reply
Luciana 8 de janeiro de 2019 - 10:18

Olá Alberto, conseguiu entrar com o passaporte europeu?

Reply
Tínely Paolla Bellarosa Mendes de Souza 9 de novembro de 2016 - 17:22

Oi, Fernanda!
Seu post foi muito útil pra mim!
Gostaria de saber uma coisinha sobre o passaporte Europeu. Tenho o passaporte Italiano, mas o número dele nas folhas é um e na marca d’água tem um número a mais, qual eu coloco no ESTA? Será que está errado?
Obrigada desde já.

Reply
Fernanda 9 de novembro de 2016 - 20:49

O número da 1a página do passaporte onde consta seu nome e data de nascimento.

Reply
Edson Nerone 12 de novembro de 2016 - 02:28

Olá Fernanda, tudo bem?
Vou lhe perguntar uma coisa, quem sabe possa me ajudar!
Viajarei aos EUA por 23 dias, entre 01 e 23 de abril de 2017. Quero solicitar o ESTA. Meu passaporte italiano vencerá em 25 de Junho de 2017.
Pela data de validade do passaporte, você acha que pode haver algum problema? Li comentários de que é necessário um prazo de ao menos 6 meses para a validade do passaporte, mas não consegui nenhuma resposta concreta para ter certeza disso.
Desde já lhe agradeço e parabéns pelo seu site!
Edson

Reply
Fernanda 12 de novembro de 2016 - 10:50

Eu acho que pode dar problemas sim, mas teria que confirmar com o consulado.

Reply
Martha 16 de novembro de 2016 - 18:37

Ola, tem prazo de validade o ESTA ?vamos viajar em fevereiro, já poderia solicitar? obrigado

Reply
Fernanda 28 de novembro de 2016 - 08:43

Vale 2 anos.

Reply
André 16 de novembro de 2016 - 23:47

Olá Fernanda
tenho uma dúvida em relação ao preenchimento do esta
Na parte de informações do passaporte qual devo colocar o barsileiro ou português?
Devo informar a existência dos dois passaportes na pergunta sobre outra cidadania?

Reply
Fernanda 28 de novembro de 2016 - 08:42

Sempre do passaporte europeu, pois o ESTA vale para ele.

Reply
reginaldo storti 22 de dezembro de 2016 - 19:02

Olá Fernanda. Saberia me dizer se na imigraçao , entrando com o pass. europeu, se a pessoa nao entender o que lhe eh perguntado, vc pode solicitar um tradutor.

Reply
Fernanda 22 de dezembro de 2016 - 21:16

Para ser honesta, nunca vi alguém com o tradutor. Sei que existe a possibilidade e eles podem chamar sim. Mas, dependendo do estado dos EUA, muitos agentes falam espanhol também e acabam fazendo as perguntas bem devagar. Em Miami teve um cara que só falou espanhol comigo mesmo eu respondendo em inglês.

Reply
Eduardo 25 de dezembro de 2016 - 22:36

Ola Fernanda, preciso ir de Barcelona para o Brasil, e do Brasil para Barcelona num periodo de 15 dias. Tenho cidadania espanhola e vou solicitaro ESTA. No caso o voo que estou vendo de ida faz conexão em miame d na volta em New York. Tem algum problema de entrar no Pais por duas vezes num peridodo de 15 dias?

Reply
Fernanda 29 de dezembro de 2016 - 08:40

Faz só conexão? Você vai sair do aeroporto? De qualquer maneira, mesmo que saia acredito que não terá problemas.

Reply
Leticia Debon 27 de dezembro de 2016 - 12:26

Oi! Talvez voce possa me ajudar. Vim para os EUA com o ESTA mas meu periodo de permanencia sera de 93 dias. Encontrarei algum problema ao sair do pais ou ao tentar voltar? Obrigada!

Reply
Fernanda 28 de dezembro de 2016 - 09:19

Quantos dias eles te deram? Na última vez que estive nos EUA com o ESTA me deram só 30 dias.

Reply
Emerson 29 de dezembro de 2016 - 12:25

Olá boa tarde, estou com uma dúvida, meu filho é menor, 17 anos, tem cidadania e passaporte espanhol, mas o passaporte brasileiro dele está vencido, iremos viajar pra Orlando, será que teria problema viajar só com o passaporte espanhol ?? não teria problema pra entrar nos EUA ?? pra sair daqui eu sei que não teria problema é só apresentar o Espanhol junto com o RG, minha dúvida mesmo seria pra entrar lá. ok grato.

Reply
Fernanda 29 de dezembro de 2016 - 17:50

Eu já fiz isso e não tive problemas. É só entrar com o passaporte espanhol lá e apresentar o RG aqui na saída do Brasil.

Reply
Simone Pereira dos Reis 6 de janeiro de 2017 - 21:59

Olá Viajo na segunda-feira, meu marido tem dupla cidadania, ele gostaria de viajar com seu passaporte europeu, mas não deu entrada no ESTA. Ele pode entrar com passaporte europeu e com o visto que tem em um passaporte brasileiro já vencido , porém o visto válido até 2020 Obrigada

Reply
Fernanda 6 de janeiro de 2017 - 22:01

O ESTA é online. Melhor fazer, pois o visto brasileiro necessita de um passaporte brasileiro válido (mesmo que seja um novo). Sei porque vários amigos carregam os 2 passaportes brasileiros: o vencido com visto e o novo sem visto.

Reply
Simone Pereira dos Reis 6 de janeiro de 2017 - 22:14

Mas não tem que ser feito com 72h de antecedência???

Reply
Fernanda 6 de janeiro de 2017 - 22:17

É verdade. Não me atentei para esse detalhe. Mas se fizer agora (dependendo do horário do voo na segunda) não dá tempo?

Reply
Simone Pereira dos Reis 6 de janeiro de 2017 - 22:25

O vôo é de madrugada. 1:10h do dia 9.

Fernanda 6 de janeiro de 2017 - 22:28

Olha, se fosse a minha viagem eu faria mesmo assim.

Simone Pereira dos Reis 6 de janeiro de 2017 - 22:31

Ok. Obrigada. Qualquer coisa ele vai com o brasileiro mesmo. Vou tentar. Beijos

Reply
Fernanda 6 de janeiro de 2017 - 22:32

Boa viagem!

Reply
marcelly 21 de janeiro de 2017 - 20:16

Boa noite! Tenho dupla cidadania portuguesa. Meu passaporte português esta com nome de solteira, e estado civil de solteira, já meu passaporte brasileiro esta como divorciada e com o nome de casada. No preenchimento do ESTA posso ter problemas com isso? Ocorre que meu ex marido é indiano e quando tentei contato com ele para transcrever o casamento e atualizar o estado civil ele se recusou a me prestar qualquer informação, de modo que não consigo atualizar meu estado civil em Portugal. Meu cartão cidadão e passaporte português esta como solteira.
Posso ter problemas com o ESTA ou com a imigracao americana ou apresentando a certidão de casamento bastaria? Desde já agradeço imensamente toda ajuda.

Reply
Fernanda 22 de janeiro de 2017 - 19:34

O que vale é o documento que você apresenta nos EUA. Quando fui com a minha mãe aconteceu a mesma coisa. No passaporte italiano ela tem o sobrenome de solteira e no brasileiro o sobrenome de casada (ela tirou o sobrenome de solteira quando casou). Eu emiti as passagens com o nome de solteira dela e deu certo.

Reply
Victor 3 de fevereiro de 2017 - 02:12

Ola Fernanda, seu site e muito bom, me tirou varias duvidas. Tenho uma dúvida não sei se você pode me ajudar, tenho a cidadania portuguesa e entrei com o visto “esta” no EUA, que no site diz valer por 3 meses porém foi carimbado em meu passaporte 6 meses, posso ficar esses 6 meses ? Se eu ficar 6 meses terei problema quando eu quiser voltar um dia ? Desde já agradeço.

Reply
Fernanda 6 de fevereiro de 2017 - 21:00

Oi, Victor! Não sei te responder.

Reply
Rubia 4 de janeiro de 2018 - 00:04

Olá Victor
Como ficou sua situação? Eles deixaram você permanecer por 6 meses?
Quando eles carimbaram com 6 meses, eles lhe fizeram alguma pergunta antes?

Reply
Fernanda Scafi 7 de fevereiro de 2017 - 13:22

Fer, não sei se vc pode me ajudar, mas minha mãe tem passaporte italiano porém com o nome de solteiro dela. Ela já era casada quando tirou o passaporte, mas o pessoal do próprio consulado não quis adicionar o sobrenome do meu pai. E agora, como fazer o ESTA? Com o nome completo? Faltando o último sobrenome? Como fica com a passagem? Vc tem alguma luz? Fizeram a mesma coisa com a minha tia mas ela ainda não viajou com o passaporte italiano dela pros EUA (meus pais vão no fim do ano pra lá e não queriam ter que tirar o visto americano com o passaporte brasileiro…). Só por conta dessa confusão aí, decidi que não vou nunca colocar sobrenome do marido (se algum dia me casar)…

Reply
Fernanda 12 de fevereiro de 2017 - 20:48

Na verdade, o nome italiano é sempre o nome da certidão de nascimento mesmo. A minha mãe tem o mesmo problema, mas o caso dela ainda é pior. Quando ela casou no Brasil simplesmente tirou o sobrenome de solteira e adicionou os 2 sobrenomes do meu pai. Então ela é uma pessoa nos documentos italianos e outra nos brasileiros. Quando viajo para os EUA com ela, emito a passagem e o ESTA com o nome italiano. Deu certo todas as vezes.

Reply
Fábio Pina 14 de fevereiro de 2017 - 09:33

Olá Fernanda, tudo bem? Estou planejando uma viagem a NY com minha esposa e ela tem o passaporte espanhol válido, então seria apenas emitir o ESTA, correto? Eu tenho o visto no passaporte brasileiro vencido e preciso levar também o passaporte válido, correto? Existe alguma preferência na imigração americana para cidadãos europeus? Se sim, eu poderia ir junto com ela apresentando a certidão de casamento? Agradeço qualquer ajuda e parabéns pelo site.

Reply
Fernanda 15 de fevereiro de 2017 - 08:49

Não existe fila especial para europeus nos Estados Unidos.

Reply
JAMYLLE HANNA MANSUR 15 de fevereiro de 2017 - 01:07

Vou viajar com um amigo que tem passaporte europeu, eu não tenho. Sabes me dizer se a imigração será pelo mesmo lugar ou é como na Europa, que tem diferença?

Reply
Fernanda 15 de fevereiro de 2017 - 08:48

Não há fila especial para europeus nos Estados Unidos.

Reply
Luciana Rodrigues 15 de fevereiro de 2017 - 11:02

Você sabe que desde que tenho passaporte italiano nunca mais voltei aos EUA? Preciso estrear o meu!

Reply
Fernanda 15 de fevereiro de 2017 - 18:31

É bem facilitado. Só fazer o ESTA.

Reply
João Marcus Alves 19 de fevereiro de 2017 - 16:44

Fernanda uma questão que me deixou confuso no Visa Waiver Program é o fato de a empresa aérea que eu for tem que ser signatária (foi o que li no site oficial). Na pratica como isso ocorre? Existe algum formulário na qual essa companhia signatária entrega? Sou cidadão português porém ainda não tirei o passaporte mais por questões de tempo. Caso eu queira comprar uma passagem posso comprar com o passaporte brasileiro e entrar com o português? Obrigado pela atenção!!

Reply
Fernanda 22 de fevereiro de 2017 - 20:27

Não existe formulário entregue pela cia aérea. E acabei de comprar uma passagem e não me pediram o número do passaporte para emissão do bilhete. Você pode comprar a passagem e assim que estiver com o passaporte português fazer o seu ESTA para entrar nos EUA.

Reply
Carla 22 de fevereiro de 2017 - 00:28

Boa noite! Vamos ver se vc consegue me ajudar pq no consulado ninguém me deu resposta… Eu e meu marido temos cidadania portuguesa e vamos tirar o ESTA p ir p Orlando em maio… mas a cidadania dos meus filhos nao vai sair a tempo… portanto vão precisar de visto… mas estou insegura de tirar visto só para eles pq eles são menores… vc acha q devemos tirar visto para a família toda…. ou não há problema eles entrarem c visto e eu e meu marido com o ESTA? Não falamos inglês bem…tenho medo de me enrolar lá.. .

Reply
Fernanda 22 de fevereiro de 2017 - 20:18

Não sei informar. Só consultando um órgão oficial mesmo.

Reply
Bruna 9 de março de 2017 - 11:28

Fernanda, mesmo o formulário em português preciso preencher as respostas em inglês?

Reply
Fernanda 9 de março de 2017 - 19:08

O próprio sistema dá as opções de resposta. Lembro de ter digitado meu endereço no Brasil e aí escrevi: Rua xxx. Não traduzi o endereço. Eu prefiro usar o formulário em inglês mesmo.

Reply
bruno 18 de março de 2017 - 12:05

Bom Dia
Fernanda com passaporte brasileiro posso permanecer nos EUA por seis meses como turista legalmente qual seria este prazo com um passaporte português

Reply
Fernanda 18 de março de 2017 - 12:08

Verifiquei no meu passaporte e me deram 90 dias todas as vezes que entrei com o passaporte italiano nos EUA.

Reply
Alexandre Mendonca 6 de abril de 2017 - 21:56

Boa noite. Uma curiosidade. Quem tem o passaporte europeu passa também pela entrevista de imigração? Pode eventualmente ser barrado? Eventualmente, podem pedir comprovações de que a viagem é a turismo (tipo, passagem de volta, hotel, etc). Curiosidade mesmo, tá?
Meu passaporte é Brasileiro, nas duas vezes que fui, perguntas rápidas e nenhum documento de comprovação solicitado.

Abraços

Reply
Fernanda 6 de abril de 2017 - 22:11

Nos Estados Unidos? Sim. Uma vez me fizeram um monte de perguntas, pediram comprovantes de hotel, passagem de volta e ainda me perguntaram porque eu tinha tantos carimbos no passaporte. Estava com meu passaporte italiano.

Reply
Alexandre Mendonca 18 de abril de 2017 - 15:03

Bem curioso, embora eu tenha lido uma vez que a pessoa que tem muitos carimbos, ou seja sempre viaja, pode demonstrar não ter vínculo com o país de origem e por isso poderia ser um candidato a imigração. Lógico que isso é uma besteira, mas na cabeça do oficial de imigração pode passar um monte de coisa né?
A propósito, você entrando na Europa (Espaço de Shengen) com o passaporte italiano, ainda assim ele é carimbado?

Reply
Fernanda 18 de abril de 2017 - 16:35

Não, o italiano nunca é carimbado na Europa.

Reply
Daniela Salvado da Costa 10 de abril de 2017 - 20:15

Oi Fernanda, Fui aos EUA algumas vezes com meu passaporte brasileiro. Se eu usar o passaporte portugues da proxima vez, eles tem como saber que ja entrei varias vezes antes como brasileira?
Pergunto pois nao quero correr o risco de ser barrada.

Reply
Fernanda 15 de abril de 2017 - 18:05

Sim, eles têm acesso. Quando meu visto do passaporte brasileiro venceu, comecei a entrar com o passaporte italiano e nunca tive problemas. Uma vez o oficial perguntou se eu tinha dupla cidadania, eu respondi que sim e ele pediu para ver o passaporte brasileiro também. Conferiu os dados, me devolveu e carimbou o passaporte italiano.

Reply
Priscila 10 de abril de 2017 - 22:15

Oi Fernanda
pretendo ir para os US com o meu passaporte espanhol no mês que vem. Eu acredito que devo mostrar o passaporte brasileiro no check in aqui no Brasil e o espanhol quando chegar no Estados Unidos. O problema é que meus nomes são diferentes nos dois passaportes (nome de casada no brasileiro). Devo emitir a passagem com qual nome?

Reply
Fernanda 11 de abril de 2017 - 08:59

Sempre emito com o nome que está no passaporte que irei entrar no país. O passaporte europeu no caso dos EUA.

Reply
katia 12 de abril de 2017 - 18:13

Oi Fernanda, voce sabe se houve alguma mudança na entrada com Esta, ou esta mais rugido?Meus pais e minha irma que sempre entraram com o italiano foram pra salinha de Orlando, super implicantes com o fato de eles terem saído com o brasileiro e entrado com o italiano!Como eles ainda tinham visto, no fim acabaram carimbando o brasileiro.Mas falaram que tem que entrar com o mesmo que saiu, mas aqui no Brasil ja tentei sair com o Itlaliano e falaram que so sai com o brasileiro

Reply
Fernanda 12 de abril de 2017 - 22:49

Não sei como está agora. Última vez que estive nos EUA foi no final de 2014 e mostrei o brasileiro aqui na PF e lá entrei com o italiano (como sempre faço). Foi bem tranquilo.

Reply
Fernanda 12 de abril de 2017 - 22:50

Ah! Eu já saí com o passaporte italiano aqui do Brasil. Apresentei a identidade brasileira junto. Eles não gostaram muito, mas aceitaram.

Reply
Fernando Oliveira 19 de abril de 2017 - 12:28

Fernanda, Sou português residente no Brasil desde 1955 tirei passaporte Europeu vou viajar para os EUA tirei o visto e paguei R$ 508,00 disseram que eu sou isento dessa taxa só que no consulado ao tirar o visto não disseram nada.

Reply
Fernanda 22 de abril de 2017 - 16:27

Você tirou visto com o passaporte português? Portugueses podem tirar o Esta http://www.esta.us/portugal.html. O valor é bem inferior. Algo como U$15.

Reply
gabriel 24 de abril de 2017 - 12:48

Olá! Consigo viajar para os EUA comente com o passaporte portugues + o ESTA? É obrigatório ter em maos o cartao cidadao junto para entrar no país?
Obrigado.

Reply
Fernanda 24 de abril de 2017 - 19:00

O meu é italiano e viajo só com o passaporte e ESTA. Nunca tive problemas.

Reply
Lucas 24 de abril de 2017 - 18:55

Olá Fernanda,
sabe se tem problemas viajar com o ESTA pela TAM?
Considerando que a TAM (ou LATAM) não aparece na relação das empresas aéreas signatárias do Visa Waiver Program

Reply
Fernanda 24 de abril de 2017 - 18:59

Nem a LAN aparece?

Reply
Lucas 24 de abril de 2017 - 19:05

Aqui está a relação das empresas signatárias em Abril, 2017:
https://www.cbp.gov/sites/default/files/assets/documents/2017-Apr/Signatory%20VWP%20Carriers%28April%202017%29.pdf

Nela aparecem as subsidiárias da LAN de outros países (mas nada do Brasil) e uma tal de Latam LLC (não sei se é a mesma que a LATAM Airlines S.A.).

Reply
Fernanda 24 de abril de 2017 - 20:43

Perguntei para a LATAM no Twitter e eles pediram para eu entrar em contato pelo Facebook (página oficial deles). Acho que vale postar essa dúvida lá. Tem que ter um jeito de colocar LATAM como cia aérea.

Reply
Mauriceia Fernandes 4 de maio de 2017 - 17:29

Olá Fernanda tenho uma dúvida se me puder ajudar agradeço. Nasci no Brasil e há 27 vivo em Portugal em 1994 obtive a nacionalide portuguesa através do casamento, logo fui informada pelo consulado brasileiro que tinha perdido a nacionalidade brasileira pq o Brasil não aceita naquela época a dupla nacionalidade através do casamento. A lei brasileira mudou já pedi novamente a nacionalidade brasileira e ainda não obtive resposta. A minha realidade é esta: Sou narural do Brasil, mas só tenho a nacionalidade portuguesa, minha dúvida é: Como preencher o Esta? Pode me tirar minhas dívidas? Obrigada.

Reply
Fernanda 5 de maio de 2017 - 23:31

Qual parte do ESTA você está com dúvidas no preenchimento? Desculpa, mas não lembro todas as perguntas do formulário.

Reply
Michele Bonini Ribeiro 3 de junho de 2017 - 13:41

ola Fernanda … eu tenho dupla nacionalidade dendo uma delas a Portuguesa ( sendo assim meu passaporte e portugues ) .
Eu irei fazer uma viagem para os EUA em julho e gostaria de saber o que preciso comprovar a minha passagem de ida e volta e da Irlanda pois minha residencia permanece aqui.

Reply
Fernanda 11 de junho de 2017 - 14:54

Eu quando vou aos EUA entro com meu passaporte italiano e minha passagem de volta é sempre para o Brasil. Nunca me questionaram porque estou voltando de um país diferente da minha nacionalidade.

Reply
Janaina Braga 6 de junho de 2017 - 09:17

Nossa gostei muito do seu site muito bom. Parabéns

Reply
Ianne 11 de junho de 2017 - 22:42

Oie Fernanda. Li todos os comentários. Adorei o post. Minha dúvida permanece na necessidade de ter o passaporte brasileiro para sair ou entrar no Brasil. Tenho dupla cidadania (portuguesa) e só estou tirando o passaporte europeu.
Se for necessário o brasileiro seria só para sair e entrar né. Logo não precisaria do visto. Basta o esta.
Sabe me dizer como está a situação atualmente qt a necessidade do passaporte brasileiro?

Reply
Fernanda 12 de junho de 2017 - 09:57

Eu já saí com o passaporte italiano e apresentei a identidade brasileira para comprovar que era brasileira. Na volta fiz a mesma coisa. Carimbaram meu passaporte italiano, mas tinha a observação no sistema de que sou brasileira. Tenho um amigo que só tem o passaporte italiano e sempre faz isso.
Eu acabei renovando o meu passaporte brasileiro e sempre levo os dois nas viagens.

Reply
Katia 12 de junho de 2017 - 10:19

No site da policia federal esta escrito que pode sair juntamente com o RG mas eles criam pouco de caso na hora, nao gostam, mas pode, inclusive no EUA eles estão tambem querendo que o passaporte da entrada seja o mesmo que vc saiu

Reply
Fernanda 12 de junho de 2017 - 10:31

Sim, eles criam um pouco de caso. O cara me encheu o saco, mas deixou eu sair com o italiano apresentando o RG brasileiro.

Reply
Patricia Viñas 18 de outubro de 2017 - 10:36

Exato Katia. Eu uso o ESTA desde 2011 e nunca tive problemas. Ano passado, o oficial da imigração dos EUA me deu uma canseira, querendo ver o carimbo de entrada de volta no Brasil. Mas como daqui eu saio com o brasileiro, nao carimbam. Nossa. Foi uma canseira. Ele chegou a dizer q sem o carimbo de volta, o ESTA nao vale de nada, nao comprova q eu voltei pro Brasil. Mas no fim, liberou a minha entrada. Chegou a dizer que “mudaram algumas coisas” mas nao disse o quê e nem onde procurar.

Reply
Fernanda 19 de outubro de 2017 - 21:32

Sério isso? Então agora a gente vai ter que começar a sair com o passaporte italiano aqui do Brasil para conseguir o carimbo na volta? Eu fiz isso uma vez quando fui para o México e carimbaram meu passaporte italiano quando voltei para o Brasil.

Reply
Patricia Viñas 19 de outubro de 2017 - 22:42

Pois é…viajo em Novembro e vou fazer isso. Sair com o passaporte espanhol + RG nos guichês de brasileiro. E frisar a dupla cidadania, pra não me tacarem depois como turista.
Mas como no ano passado entrei aqui o brasileiro, provavelmente tomarei a mesma canseira chegando agora nos EUA. 🙁 se carimbarem esse ano, soh vou saber se deu certo numa proxima viagem mesmo…..

Fernanda 19 de outubro de 2017 - 22:53

Foi exatamente o que fiz quando fui para o México. Passaporte italiano + RG brasileiro.

mendes 30 de novembro de 2017 - 11:29

Meninas,

sair com o passaporte europeu do brasil? Da? Já ouvi uma vez que é inconstitucional possuir uma segunda nacionalidade, que eles podem apreender seu passaporte.

Patricia Viñas 30 de novembro de 2017 - 15:19

Saí do Brasil dia 17/11 e dessa vez nao usei o passaporte brasileiro. Usei o europeu + RG e fui na fila de brasileiros. O cara da PF pegou o passaporte+RG, escaneou o mesmo e nada falou.
E ao chegar nos EUA, no aeroporto de NY, obrigatoriamente vc na fila passa pelo totem APC. Se o papel sair com um “X” te direcionam pra um fila, senão sair, é outra fila. Mas ambas vc precisa falar com um oficial. Pela primeira vez aminha folhinha saiu com o “X”. Blz. La vou eu. Mas dessa vez, nao sei se pq meu passaporte era novo (ja q o anterior com os carimbkos das viagens anteriores venceu), ele nao cobrou carimbo de volta de viagens anteriores. Folheou, folheou e tava tdo vazio. Apenas perguntou o motivo da viagem e qto tempo iria ficar. Carimbou e deu “boa sorte”.
Sábado retorno ao Brasil. E voltarei na fila de brasileiros com o passaporte europeu + RG. Deve rolar carimbo…aviso aqui.
P.S: Qdo saí do Brasil, ja tava no cel com a pag da PF aberta na parte q fala de dupla cidadania (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/scripts-de-atendimento-passaporte/1-7-duvidas-sobre-uso-de-passaporte-estrangeiro-para-brasileiros-com-dupla-nacionalidade) caso alguém reclamasse.

humberto tadeu henriques gomes 14 de junho de 2017 - 19:29

Recentemente fomos para italia, no embarque aqui no Brasil, perguntei qual dos 2 passaportes eu deveria apresentar, a resposta foi a seguinte, tanto faz, outra coisa fernanda, sou portador de deficiencia na perna direita, não posso ficar muito tempo em pé, tenho algum prioridade ou não, aguardo resposta e parabéns pela iniciativa.

Reply
Fernanda 20 de junho de 2017 - 23:48

Em todos os países, sempre vejo pessoas com deficiência, dificuldade de locomoção, bebês de colo e etc. serem priorizadas ou irem para filas especiais (mais rápidas).

Reply
Andre 18 de julho de 2017 - 13:19

Boa tarde – é possível renovar o ESTA por mais 3 meses dentro dos EUA, ou precisa retornar ao país (Brasil) e refazer o ESTA? Obs.: Entrada nos EUA seria com cidadania portuguesa.
Obrigado.

Reply
Paulo Larini 20 de julho de 2017 - 17:45

Olá Fernanda, estou indo para o Canada, tenho visto canadense e americano.
Vou pegar um carro no canada e atravessar para os estados unidos e ficar lá uns 3 a 4 dias.
Quais dicas você me dá? Tenho de reservar hoteis antes, terei problemas com o carro?
Obrigado!

Reply
Fernanda 27 de julho de 2017 - 09:43

Tem que deixar claro na locadora que entregará o carro em outro país. Nos países da Europa isso é bem comum, mas o aluguel fica bem mais caro. Não tenho dicas do Canadá porque nunca fui para lá.

Reply
Andre Ferreira 21 de julho de 2017 - 23:06

Olá Fernanda! Estou indo para os EUA com minha esposa. O fato é que tenho tb nacionalidade portuguesa e ela o visto normal de brasileira. Sendo assim, estou preocupado com a imigração. Podemos ser atendidos juntos pelo oficial? Existe alguma restrição por parte deles quando um casal apresenta nacionalidades diferentes?
Obridago! Um abraço.

Reply
Fernanda 24 de julho de 2017 - 09:02

Sim, podem passar juntos até porque estarão na mesma fila.

Reply
Katia 24 de julho de 2017 - 11:01

Acabei de voltar dos EUA, passamos tranquilos, eu e meu marido com o brasileiro e meu filho com o Esta do Passaporte italiano.Nao perguntaram nem o pq de termos diferentes tipos, todos na mesma fila!

Reply
Deborah 27 de dezembro de 2017 - 13:29

Oi katia!
Tu foi apenas com o europeu ou apresentou o brasileiro na policia federal?

Reply
Camila 31 de julho de 2017 - 23:24

Quanto tempo antes da viagem posso pedir o visto? Vou viajar só em dezembro, posso pedir o visto agora em agosto já?

Reply
Fernanda 1 de agosto de 2017 - 20:06

A qualquer momento (desde que seja até 72 horas antes da partida). Lembre que o Esta tem validade de 2 anos apenas e a validade começa a partir da data do pedido.

Reply
Paulo Larini 4 de agosto de 2017 - 09:42

Oi Fernanda, fui solicitar o ESTA ontem com meu passaporte italiano e tem um campo pedindo para indicar passaportes de outros países.
No caso tenho também o brasileiro, que inclusive tem visto válido para os EUA.
É só preencher sem problemas ?

Obrigado

Reply
Fernanda 4 de agosto de 2017 - 09:51

Sim, eu sempre indico. Mas se você tem visto válido no passaporte brasileiro por qual motivo vai solicitar o ESTA?

Reply
Cristiana M Silva 10 de agosto de 2017 - 15:39

Oi, Fernanda.
Estou com uma dúvida. Tenho dupla nacionalidade (português), passaporte brasileiro vencido com visto americano na validade até 2020. Vou para os USA nesse domingo. Preciso ter o ESTA ou basta apresentar o visto americano que está no passaporte brasileiro vencido na alfândega americana ao apresentar o passaporte português que está na validade?
Grata
Cristiana

Reply
Fernanda 11 de agosto de 2017 - 00:22

Se fosse a minha viagem, eu faria o ESTA e entraria com o passaporte português.

Reply
Cristiana 11 de agosto de 2017 - 07:36

Oi Fernanda.
Aí que está o problema.
Uma das condições para preencher o ESTA é a pessoa não ter um visto dentro da validade. Acho que isso geraria uma duplicidade no sistema deles.
Vou ver se consigo ir ao Consulado pra obter essa informação.
Obrigada!

Daniela 26 de março de 2019 - 21:38

Oi Cristiana! Como você resolveu esse impasse do visto válido em passaporte brasileiro vencido? Estou na mesma situação. Obrigada

Cristiana 28 de março de 2019 - 10:00

Oi Daniela. Entrei com o passaporte português e ESTA. Por via das dúvidas, levei o meu passaporte brasileiro vencido com visto válido. Mas ñ precisei usar. Foi tranquilo. OK! 😉😘

Paulo Larini 4 de agosto de 2017 - 15:26

Queria começar a utilizar este passaporte italiano.

Reply
Wagner 4 de agosto de 2017 - 19:53

Vou viajar com minha afilhada de 14 anos vamos sair do Brasil com passaporte brasileiro e entrar nos EUA com o passaporte dela espanhol, ela já tem o ESTA, para sair daqui sei que prescisa de autorização dos pais, e para entrar nos EUA sabe me dizer se tem que ter alguma autorização??

Reply
Sergio Ferreira 14 de agosto de 2017 - 17:00

Oi Fernanda, Boa tarde.
Acabei de preencher e pagar o ESTA conforme suas dicas (obrigado!!). Mas eles me dão um prazo para responder de até 72hs, isso é normal? Meu passaporte é portuguÊs.

MUito obrigado!!

Reply
Fernanda 15 de agosto de 2017 - 19:05

Oi! As coisas parecem ter mudado um pouco depois que o Trump virou presidente. O último que fiz (2014) saiu quase online.

Reply
Manoel 23 de agosto de 2017 - 19:56

Boa noite !! Estou tentando tirar o passaporte português,para ir no usa.fui no consulado 2 x e me negaram o visto pois entrei ilegal lá alguns anos atrás.sera que com o português eu consigo entrar sem problema?

Reply
Fernanda 24 de agosto de 2017 - 08:54

Não sei te responder.

Reply
Roberto Soares 24 de agosto de 2017 - 15:32

Boa tarde Fernanda, muito gentil a sua ajuda! Gostaria de saber o seguinte, tenho uma passagem bem barata saindo de São Paulo com escala em NY por 17 horas, meu destino final é Lisboa mas a passagem é somente de ida então eu fazendo o esta será que terei problemas pois vou ficar 17 horas em conexão e gostaria de sair do aeroporto e conhecer um pouco a cidade meu passaporte é italiano tbm, o que vc acha, desde já meu muito obrigado..

Reply
Roberto Soares 26 de agosto de 2017 - 14:30

Boa tarde Fernanda! Talvez eu não tenha sido claro, a minha duvida é porque vou passar pela imigração apenas com passagem de ida para Europa uma vez que nós que pertencemos a uniao europeia não necessita de passagem de volta, então será que terei problemas na imigração nos Estados unidos uma vez que estou apenas de passagem..

Reply
Fernanda 26 de agosto de 2017 - 16:47

Eu acho que o oficial da imigração vai questionar se você tem passagem para sair dos EUA. Se você deixar claro que seu destino final é a Europa e que só fará um passeio enquanto aguarda o próximo voo eu acho que não terá pr

Reply
Fernanda 26 de agosto de 2017 - 16:49

A resposta foi pela metade. Acho que não terá problemas, mas aí depende do oficial.

Reply
Mariana 26 de agosto de 2017 - 12:19

Fernanda, eu e meu marido temos o passaporte italiano. O sobrenome dele é diferente em um e outro (na verdade saiu incompleto no italiano, mas na Europa nunca tivemos problemas com isso).
Vamos preencher o ESTA e nos aconselharam a colocar no campo “você é chamado por qualquer outro nome?” o nome completo, como consta no passaporte brasileiro. Entretanto, pesquisei muito e não vi ninguém falando sobre isso. Você sabe se este seria o procedimento correto? Vi que sua mãe também tem nome diferente, mas aparentemente você não faz deste jeito, né?
Obrigada!

Reply
Fernanda 26 de agosto de 2017 - 12:38

Minha mãe nunca tirou o ESTA, então não posso opinar. Mas recentemente tirei o visto australiano para ela com o passaporte italiano e tirei com o nome italiano. Só que tinha uma parte que perguntava isso também se era conhecido por algum outro nome e eu coloquei o nome brasileiro. Entramos sem problemas na Austrália. Já faz tempo que tirei meu último ESTA e não lembro desse campo, mas se ele existe eu não vejo problemas em colocar outras variações do nome. Só que eu pessoalmente acho mais simples emitir a passagem com o nome italiano e o ESTA também.

Reply
Mariana 26 de agosto de 2017 - 12:48

Entendi, Fernanda! Obrigada!
O ESTA certamente faremos com o nome que consta no passaporte italiano. A dúvida é se deveríamos preencher o outro campo (se é conhecido por outros nomes) para colocar o sobrenome completo. Não consigo ver problemas nisso, mas quando o assunto envolve os Estados Unidos, prefiro agir com cautela.
Mesmo a situação da sua mãe sendo diferente, você me ajudou bastante!
Mais uma vez, obrigada!

Reply
Fernanda 26 de agosto de 2017 - 12:41

Outro detalhe, Mariana. O sobrenome da minha mãe não é incompleto no italiano. É 100% divergente do brasileiro, porque quando ela casou tirou o sobrenome de solteira e passou a assinar com os dois sobrenomes do meu pai. O caso dela é bem mais complicado porque parece ser 2 pessoas diferentes, sabe como?

Reply
Diego 31 de agosto de 2017 - 21:48

Aos que chegarem a esta página preocupados como eu estava com a questão da Latam (pois viajarei aos EUA pela LATAM em poucos dias), entrei em contato com o “U.S. Customs and Border Protection” órgão dos EUA responsável pelo ESTA e Visa Waiver Program, que disse que não procede esta informação, pois todas os voos comerciais tem que ter autorização para aterrizar em solo dos EUA. Apesar de constar este pré -requisito na página do Visa Waiver Program, eu só deveria me preocupar com isso se fosse aos EUA em um transporte privado.

Segue minha mensagem e a resposta deles:

I’m Brazilian, but I have Spanish citizenship and passport, so I only need the ESTA to travel to USA. I have a flight to USA from Brazil, and I will fly by LATAM airline company.
My concern is because I read that the airline company has to make part of the Signatory Carriers list, in order to enter the USA using my ESTA.
This LATAM airline is resulted from the fusion of two airlines, one is LAN Chile Airlines, which is present in the Signatory Carriers list, and the other airline company is TAM airline, which is not in the Signatory Carriers list. Do you know I’m authorized to fly using this new airline (https://www.latam.com/en_us/)?

Resposta:

You have nothing to worry about as long as the flight you will travel on is a routine flight. All commercial flights have to be one the approved signatory list before they can even land on the U.S. soil. Write to us only if you are catching a private jet or vessel.

Best regards.

Reply
Fernanda 31 de agosto de 2017 - 21:57

Oi, Diego! Ah, que beleza! Realmente não fazia sentido não poder usar o ESTA voando com a Latam. Aproveite a viagem! E obrigada por voltar aqui para nos atualizar.

Reply
Diego 31 de agosto de 2017 - 22:13

Por nada! Obrigado!!! 🙂

Reply
Victoria Puertas 13 de setembro de 2017 - 12:35

Olá Fernanda, tudo bem?

Gostaria de saber se tem algum problema em preencher o formulário do ESTA na versão em português do site.

Obrigada desde já!

Reply
Fernanda 14 de setembro de 2017 - 09:19

Olá!
Não tem problema.

Reply
Pedro Lanas 17 de setembro de 2017 - 19:39

Olá Fernanda! Tudo bem com você?

Me veio uma pergunta agora. Tenho dupla cidadania, brasileira e portuguesa. Estou pretendendo ir para a Europa nas próximas semanas. Acontece que na minha pesquisa de voos de ida, as passagens mais baratas que têm aparecido são de voos que fazem conexão nos EUA. Meu passaporte português vai vencer daqui a três meses. Existe a possibilidade de eu ter problemas para entrar nos EUA para fazer esse trânsito pelo fato de meu passaporte estar para vencer? Pretendo renová-lo em solo europeu.

Muito obrigado pelas dicas, adorei a página!!

Reply
Fernanda 20 de setembro de 2017 - 21:37

Sei que para brasileiros eles exigem que o passaporte tenha pelo menos 3 meses de validade além do período da estadia, mas não sei qual é a exigência para os portugueses.

Reply
Fernanda 20 de setembro de 2017 - 21:44

Olha, acabei de ver na página da embaixada dos EUA (no facebook) que EUA e Brasil possuem um acordo e brasileiros podem ir para lá com passaporte com validade inferior a 6 meses desde que ele esteja válido até a data de retorno ao Brasil. Tem que ver se Portugal tem esse mesmo tipo de acordo.

Reply
Denise Aguiar 21 de setembro de 2017 - 23:01

Boa noite Fernanda.
Tenho passaporte italiano e me informaram que posso permanecer por 2 anos com passaporte europeu. Essa informação procede? Porque pelo que sei são apenas 3 meses de permanência com o passaporte europeu. Obrigada.

Reply
Fernanda 23 de setembro de 2017 - 12:08

Não, o que tem validade de 2 anos é o ESTA. Só que isso não significa que você pode ficar lá 2 anos. Pode ficar os 90 dias de turismo mesmo (a cada viagem).

Reply
Doreen 25 de setembro de 2017 - 11:51

Olá, tenho uma dúvida, eu vou ficar na casa de amigos, então não terei algum papel para comprovar hospedagem, como posso fazer?

Reply
Fernanda 25 de setembro de 2017 - 21:23

Eles podem fazer uma carta convite. Há exemplos na internet.

Reply
Rafael M 25 de setembro de 2017 - 17:04

Olá Fernanda, tenho passaporte alemão, fiz o ESTA e fui aprovado. Mas inicialmente eu tinha preenchido na “INFORMAÇÃO SOBRE PONTO DE CONTADO NOS ESTADOS UNIDOS” o nome do hotel que eu ficaria(QUALITY INN ORLANDO), porém mudei de ideia e vou ficar numa casa alugada pelo AirB&B. O endereço de estadia o ESTA permite mudar (já mudei), mas o tal do “PONTO DE CONTATO” não permite alteração. Minha dúvida é: essa informação sobre “PONTO DE CONTATO NOS ESTADOS UNIDOS ” é realmente importante e devo aplicar o ESTA novamente, ou você acha que só alteração do endereço já está ok? Não sei se fui claro. Agradeço desde já.

Reply
Fernanda 25 de setembro de 2017 - 21:20

Não precisa aplicar novamente.

Reply
Rafael M 25 de setembro de 2017 - 21:49

Como é a primeira vez que vou entrar com o ESTA, não sei bem quão rígida é a imigração. Fico mais sossegado. Obrigado.

Reply
Deborah 27 de dezembro de 2017 - 13:25

Oi rafael! Já realizastes a tua viagem? Gostaria de tirar uma dúvida.

Reply
Wilson braga júnior 7 de outubro de 2017 - 23:41

Boa noite, Fernanda.
Minha mãe tem passaporte espanhol e ela vai utilizá-lo pela primeira vez para entrar nos EUA.
Minha dúvida é a seguinte: para nós, brasileiros, as companhias aéreas verificam se temos um visto válido no check in de um voo para os EUA. No caso de um passageiro com passaporte europeu, como isso funciona?
Porque sabemos que o passageiro europeu tem a isenção de visto e, consequentemente, nada no passaporte que comprove o esta, ou seja, minha dúvida é como a companhia aérea, no check in e na saída do Brasil, na polícia federal, eles verificam que o cidadão europeu tem permissão de viajar para os EUA, ou se pelo fato de ter um passaporte europeu, essa verificação não existe?

Obrigado!

Reply
Fernanda 16 de outubro de 2017 - 21:42

Normalmente eles pedem para ver o ESTA. Eu costumo levar impresso para não ter problemas.

Reply
Paulo 26 de outubro de 2017 - 21:41

Boa noite ter,
Tenho passaporte português e estou indo para o Canadá com o eta, do Canadá irei para Nova York, fui orientado a fazer o esta pois não tenho visto americano, sei que por passagem aérea n terei problemas a minha dúvida seria se é possível atravessar a fronteira de carro estando com o está?

Reply
Fernanda 2 de novembro de 2017 - 22:15

Sim, se você pretende ir para os Estados Unidos tem que fazer o ESTA (no passaporte português).

Reply
LUCAS 30 de outubro de 2017 - 16:03

Olá Fernanda
Para solicitar visto pelo ESTA
Você é cidadão ou residente qualificado de um país participante do Visa Waiver Program.
Você não é portador de um visto de turista.
deseje ficar por 90 dias ou menos.
deseje viajar aos Estados Unidos a negócio ou a passeio.

Tenho dupla cidadania (Italiana e Brasileira). Tenho visto valido para os EUA até 2020 no Passaporte Brasileiro. Posso aplicar o ESTA no meu Passaporte Italiano? O motivo é para usar somente o Italiano
Obrigado

Reply
Fernanda 2 de novembro de 2017 - 22:13

Como o visto brasileiro ainda está válido, pode dar problema na solicitação do ESTA. Melhor esperar seu visto brasileiro vencer e aí solicitar o ESTA no italiano.

Reply
Heric 3 de novembro de 2017 - 12:05

Bom dia, Fernanda! Para entrar nos EUA, com passaporte europeu, é necessário também um documento brasileiro, certo?! Pode ser o passaporte brasileiro vencido? Ou outro documento (RG, CNH…)? Obrigado

Reply
Fernanda 3 de novembro de 2017 - 20:20

Não. Só o passaporte europeu e o ESTA. O que o pessoal tem relatado aqui nos comentários é que algumas vezes os agentes de imigração (lá nos EUA) têm questionado a falta de carimbo do Brasil no passaporte italiano. Então muita gente está saindo aqui do Brasil com o passaporte europeu e apresentando ao mesmo tempo para a PF brasileira um documento de identidade brasileiro para comprovar a dupla cidadania. Não sei se fui clara.

Reply
Leila 30 de novembro de 2017 - 14:04

Oi Fernanda, tudo certo? Muita gente está relatando o problema da falta de carimbo de entrada no Brasil? Eu não vejo sentido nisso, já que tudo é via sistema. A maioria dos carimbos é feita em qqr lugar, de qualquer jeito, ninguem nunca olha! Eles tem como ver no sistema deles que saímos de la, não?

Reply
Fernanda 6 de dezembro de 2017 - 08:25

Sim, eles sabem a nossa data de saída dos EUA. Acho que com a mudança de presidente estão mais implicantes que o normal.

Reply
Dani 4 de novembro de 2017 - 10:50

Ola Fernanda na parte das informações do requerente onde fala pra colocar cidade de naturalidade e país de nascimento tenho q colocar as informações brasileiras ou da cidadania portuguesa?? Obrigada

Reply
Fernanda 4 de novembro de 2017 - 12:19

Se você nasceu no Brasil tem que colocar que nasceu no Brasil.

Reply
Daniel 4 de novembro de 2017 - 11:16

Oi Fernanda!!! Só pra eu ver se eu entendi direito… vou viajar dia 13 desse mes pra la, entao tenho que fazer o ESTA 3 dias antes dessa data??

Reply
Fernanda 4 de novembro de 2017 - 12:16

Eu recomendo que você já faça o ESTA, porque faltam poucos dias para a viagem.

Reply
Dani 4 de novembro de 2017 - 12:21

Ola Fernandame tire uma duvida no preenchimento por favor: na parte das informações do requerente onde fala pra colocar cidade de naturalidade e país de nascimento tenho q colocar as informações brasileiras ou da cidadania portuguesa?? Obrigada

Reply
Leila 8 de novembro de 2017 - 16:07

Olá Fernanda, tudo bem? Eu tenho uma viagem para o final do ano e tenha dúvidas sobre o ESTA, vamos ver se vc sabe como funciona. Eu tenho passaporte italiano e fiz o ESTA colocando a data de ida e volta, porém, no meio da viagem (total de 14 dias ) eu vou passar 5 dias no Caribe (Miami/Curaçao/Miami). Eu preciso colocar essa informação no ESTA? Tenho medo de ter problema na volta.

Reply
Fernanda 11 de novembro de 2017 - 15:57

Não sei se tem como colocar a informação que você vai passar esses dias fora. Você pode alterar as datas de ida e volta. se for o caso.

Reply
eduardo 10 de novembro de 2017 - 14:17

Tem outra forma de tirar o esta sem cartao de credito?

Reply
Fernanda 11 de novembro de 2017 - 15:52

Cartão de crédito ou Paypal (mas acho que o Paypal também só aceita cartão de crédito).

Reply
EDUARDO CARLOS PICCOLI 17 de novembro de 2017 - 20:01

Ola, Fernanda, tenho dupla nacionalidade, ItaloBrasileiro, possuo visto valido no Passaporte Brasileiro, posso utilizar o Passaporte Italiano; Mesmo o visto brasileiro valido.

Obrigado.

OBS DESCULPE A FALTA DE ACENTUAÇÃO, ESTOU NUM TECLADO AMERICADO

Reply
Cristina 19 de novembro de 2017 - 15:18

Estou super chateada pedi meu Está tive a autorização aprovada no dia 11 de setembro de 2017 hoje qnd cheguei no aeroporto do Galeão fui impedida de viajar pois eu tinha em mãos uma autorização de viagem e no site eu não estava autorizada a viajar foi muito frustrante.

Reply
Fernanda 16 de dezembro de 2017 - 16:54

O que aconteceu exatamente? Erro na emissão do ESTA ou no sistema da cia aérea?

Reply
Karen 19 de novembro de 2017 - 19:05

Oi adorei seu post e suas informações. Preenchi meu formulario do Esta para viajar com meu passaporte italiano, mas não coloquei as informações do meu passaporte brasileiro no campo em que eles perguntam sobre possuir um passaporte emitido por outro país. Será que preciso refazer minha aplicação. Vc sabe se alguem teve problema por isso? Obrigada.

Reply
Adair 22 de novembro de 2017 - 07:20

Bom dia Fernanda, por favor se possível me tire essa dúvida: vou viajar com meu filho de 15 anos com passaporte espanhol, ele pode também tirar e ESTA?
Obrigada

Reply
Fernanda 24 de dezembro de 2017 - 11:41

Pode.

Reply
Isabela campos 26 de novembro de 2017 - 11:01

Oi Fernanda, no meu passaporte espanhol o sobrenome paterno vem antes do materno, é assim na Espanha. Ao comprar minha passagem brasil-eua como devo preencher a ordem do sobrenome? Com a ordem do Brasil e apresento os dois passaportes? Outra dúvida, farei um voo interno nos eua (los Angeles-são Francisco) preencho o sobrenome com a ordem do passaporte espanhol?
Obrigada.

Reply
Fernanda 6 de dezembro de 2017 - 08:52

O caso da minha mãe é similar e eu emito a passagem com o nome do passaporte italiano (e apresento o italiano no check-in).

Reply
mendes 30 de novembro de 2017 - 11:13

Tenho passaporte europeu e das ultima svezes tivem MUITA dificuldade para entrar nos eua. Desde a hora do check in no aeroporto do Brasil tem sido um grande transtorno.
A companhia aerea nunca comsegue fazer o check in, precisam entrar em contato direto ocm a imigração americana nos EUA, mandar todos os dados em uma email, até receberem um ok, o que costuma levar 1 horas e meia, por fim, quando chego no guiche de imigração, sempre me direcionam para uma outra sala.

Reply
Fernanda 30 de novembro de 2017 - 12:36

Estranho. Nunca tive problemas e só apresento o ESTA impresso no check-in. Pode ser que tenha mudado recentemente.

Reply
Eduardo Piccoli 30 de novembro de 2017 - 12:49

Conselho, saiam e entrem no Brasil com Passaporte Brasileiro, sempre… e o destino Europa, USA, etc. com o Europeu..

Reply
Patricia Viñas 3 de dezembro de 2017 - 08:59

Acabei de desembarcar no GRU. Voo vindo de LA. Passei pela PF (cidadãos brasileiros) com passaporte espanhol + RG. A oficial viu, escaneou, registrou e carimbou a entrada no Brasil.
Apenas uma mudanca. No check-in da AA nos EUA no totem l, tive que escanear meu passaporte brasileiro ao invés do espanhol, pois qdo coloquei o espanhol ele pediu o visto brasileiro. Isso nunca aconteceu. Foi a primeira vez. Mas foi soh no check-in. Na apresentação do bilhete e passaporte, mostrei o espanhol.

Reply
Édina 7 de dezembro de 2017 - 16:37

Olá Fernanda, minha filha menor de idade fará um intercambio em Boston (USA) e entrará nos USA com passaporte brasileiro.Ela possui também a cidadania portuguesa e gostaria de fazer um passeio no Canadá via terrestre.Como não possui visto para o Canadá,estava pretendendo passar a fronteira com o passaporte portugues. Já que ela não pode retirar o ESTA por ter visto valido no passaporte barasileiro, gostaria de saber se terá problema ao retornar para os USA tendo saído com o passaporte portugues sem o ESTA.

Reply
Fernanda 16 de dezembro de 2017 - 16:48

Ela tem que entrar e sair dos EUA com o mesmo passaporte. As regras para brasileiros tirarem o visto canadense mudaram. Sei que facilitou muito para quem tem visto americano válido.

Reply
Laissa 10 de dezembro de 2017 - 17:53

Moro nos EUA, e vim pra cá da Itália com o passaporte vermelho, mas o visto já venceu, e eu quero viajar para Carolina do Sul, tem algum problema por eu ser brasileira e viajar com o passaporte italiano?

Reply
Fernanda 16 de dezembro de 2017 - 16:46

Não entendi qual visto venceu. O ESTA?

Reply
Wagner 21 de dezembro de 2017 - 19:18

Olá Fernanda,
Irei passar por uma conexão nos EUA de 24 horas e tenho dupla cidadania, reservei um hotel para 1 dia. Minha dúvida é no ESTA se no campo onde pergunta se é trânsito ou não, eu devo colocar que é, pois assim fica bloqueado os campos onde eu tenho hospedagem de um dia e meu medo é de não deixarem sair para conhecer a cidade.

Reply
Fernanda 22 de dezembro de 2017 - 09:07

Acredito que mostrando a outra passagem e que você sairá em 24 horas dos EUA não terá problemas.

Reply
Evelyn Vasvary 26 de dezembro de 2017 - 14:58

Oi Fernanda, será que você poderia me tirar uma dúvida por favor? Meu passaporte europeu vence em Maio de 2019 e pretendo ir para os EUA em Dezembro de 2018, portanto 5 meses antes de vencer. Sabe dizer se a regra dos 6 meses a partir da entrada é valido para passaporte europeu tb? No caso se for sim, eu teria que renovar meu passaporte europeu antes de viajar então para poder tirar o ESTA? Obrigada!

Reply
Deborah 27 de dezembro de 2017 - 13:18

Oi! Gostei bastante do post, mas fiquei com uma dúvida. Tenho o passaporte brasileiro e o alemão. Na polícia federañ devo apresentar o brasileiro, apresentar o alemão nos usa, apresentsr o alemao nos usa ao sair e o brasileiro na policia federal ao retornar? Mas não daria problema ao chegar na policia federal com o passaporte brasileiro em branco?
Grata desde já!

Reply
Gabrielly Grossi 14 de janeiro de 2018 - 00:17

Boa noite Fernanda!!
Tenho dupla cidadania italiana, pretendo fazer uma viagem com meu noivo, ele vai usar passaporte brasileiro com o visto e eu o europeu, acha que tem algum problema?

Reply
Fernanda 14 de janeiro de 2018 - 15:42

Acredito que não. Uma vez viajei com minha irmã e eu entrei com o italiano e ela com o brasileiro e não tivemos problemas.

Reply
Cintia 15 de fevereiro de 2018 - 18:56

Oi Fernanda, tenho dupla cidadania pretendo ir para os Eua e utilizar o passaporte italiano. Voce sabe se na imigracao americana preciso apresentar os dois passaportes? Brasileiro e Italiano.
Obrigada

Reply
Fernanda 25 de fevereiro de 2018 - 22:02

Só o italiano.

Reply
Giovanna 25 de fevereiro de 2018 - 19:31

Ola, meu passaporte Portugues vence dia 06 de junho de 2018, não tenho o brasileiro ha anos, sera que consigo viajar agora em Marco para os USA? o Esta ainda esta valido.
Obrigada

Reply
Flavio Góes 8 de março de 2018 - 19:45

Olá Fernanda, vc sabe dizer se posso vijar para os EUA com passaporte italiano vencido? Meu passaporte brasileiro está em dia. Estou numa saga a meses tentando agendar pra renovar o passaporte, mas como tem que ser agendado pelo site a noite estou com duficuldades. por isso a pergunta. grato.

Reply
Fernanda 8 de março de 2018 - 20:45

Se você pretende entrar com o ESTA vinculado ao passaporte italiano, o passaporte italiano tem que estar válido.

Reply
Cassiano Moraes Piloni 9 de março de 2018 - 00:01

Boa noite, ja tive meu visto de turista negado duas vezes, uma em 2012 e outra no início de 2013, estou no processo da cidadania Italiana para fazer meu passaporte europeu. Será que eu teria problemas por ja ter tido o visto negado duas vezes ao entrar com o passaporte europeu?

Reply
Maira Miranda 12 de março de 2018 - 16:28

Oi fernanda, estou com um visto de intercâmbio J1 no meu passaporte italiano e estou morando nos EUA. Queria tirar uma semana de ferias e ir para Brasil. Sei que tenho q entrar e sair do Brasil com o passaporte brasileiro porque também tenho cidadania brasileira mas vc acha que eles vão deixar eu sair do país com o passaporte brasileiro sem visto ou eu posso sair com o italiano? Obrigada!

Reply
Fernanda 13 de março de 2018 - 21:06

Você apresenta o italiano no check-in da cia aérea no Brasil e na PF apresenta o brasileiro. Eu sempre faço isso.

Reply
Ana 13 de março de 2018 - 17:28

Olá Fernanda,

Preciso da sua ajuda, ou talvez uma opinião. rs
Já tive o visto americano negado 1 vez (pelo passaporte brasileiro) há mais ou menos dois anos atrás; esse ano peguei o passaporte Português e pretendo viajar aos EUA com o mesmo.

Preenchendo o ESTA (com os dados da nacionalidade portuguesa) devo informar que meu visto já foi negado (pelo passaporte brasileiro)?
Ou não teria relação?

Te aguardo. Bjs!

Reply
Luciana 8 de janeiro de 2019 - 10:34

Ana, conseguiu?

Reply
Giseli 23 de março de 2018 - 10:03

Você pode me tirar uma dúvida? Com o passaporte Italiano eu consigo solicitar o visto de estudante aqui do Brasil?

Reply
Alexandre Costa 25 de março de 2018 - 10:24

Oi Fernanda.Acabei de tirar o ESTA e já foi aprovado.Meu passaporte é português e um dos itens a preencher é o número de identificação.Preenchi conforme estava no corpo do passaporte,mas na parte da leitura ótica tem um 7 antes do número,que descobri ser o dígito verificador.Isso pode me dar problema?Vc acha que devo fazer outro?

Reply
Fernanda 25 de março de 2018 - 16:05

Sempre preenchi com o número que consta na folha de identificação (começa com 2 letras e depois os números) e nunca tive problemas.

Reply
marli pinto 18 de abril de 2018 - 07:33

bom dia, temos passaporte Português q vence em out/18 e a viagem aos Estados Unidos em setembro/18, consigo entrar?
Passaporte brasileiro em dia,

Reply
Wanderleia 29 de abril de 2018 - 23:56

Olá Fernanda
Obg por compartilhar sua experiência, suas orientações são ótimas e muito esclarecedoras. Gostaria de tirar uma dúvida com você. Tenho visto americano, meu filho tem 5 meses e é espanhol, farei uma escala nos EUA de 3 dias, irei preencher o ESTA, e irei ficar na casa de uma amiga, nesse caso ela me manda uma carta caso haja necessidade de mostrar para polícia ou reserva de hotel é melhor, mais seguro? Obrigada desde já

Reply
Fernanda 30 de abril de 2018 - 20:49

Posso te dizer da minha experiência: minha tia mora em Houston e eu já fui algumas vezes para lá e fiquei na casa dela. Levei a carta e nunca tive problemas.

Reply
Livia 15 de maio de 2018 - 11:15

Oi Fernanda!

Parabéns pelo blog/site.
Viajo aos USA em junho com passaporte italiano, comprei passagem para passar 80 dias porque vou passear por algumas cidades, mas passarei mais tempo em NY.
Mas vi em um comentário que da última vez que você foi, recebeu apenas 30 dias.
Você acha que o fato de eu ter comprado a passaagem para tantos dias pode ser um problema? Eu vou provar que posso me sustentar lá esse tempo. Se me derem 30 dias eu troco a passagem….mas será que o fato de já mostrar o periodo longo, pode influenciar na decisão deles? Obrigada.

Reply
Fernanda 16 de maio de 2018 - 08:31

Oi, Livia! Peguei meu passaporte e vi quantos dias me deram em cada entrada. De 6 entradas me deram 90 dias em 4 e 30 dias em 2. Acho até que foi implicância dos caras nos 30 dias.

Reply
Livia 22 de maio de 2018 - 10:03

Muito obrigada ?

Reply
Paloma Tavares 23 de maio de 2018 - 01:39

Olá, eu tentei visto americano e foi negado, em seguida a cidadania italiana do meu noivo saiu ele já até tem o seu passaporte italiano e queremos fazer uma viagem para os Estados Unidos, mas para ele passar pra mim a cidadania eu pesquisei e vi que demora um tempo, estamos de casamento marcado e queremos muito fazer a viagem, é possível eu tentar novamente o visto apresentando o passaporte italiano do meu noivo ou é melhor tentar depois de casada ? Tenho alguma chance de conseguir ?

Reply
Diego 23 de maio de 2018 - 21:41

Hola Fernanda !
Uma pergunta básica… eu tenho o passaporte Espanhol para tirar o ESTA, eu preciso também de uma carteira de identidade espanhola para conseguir o visto do ESTA? ou só o passaporte e nada mais?!
Obrigado desde já

Reply
Fernanda 23 de maio de 2018 - 22:56

Olá! Só o passaporte basta.

Reply
Amanda Assis 27 de maio de 2018 - 21:38

Olá Fernanda,

Apesar de ter observado varias perguntas a respeito ainda continuo com dúvida.

No campo onde pergunta se já teve passaporte ou carteira de identidade nacional emitidos por qualquer outro país para fins de viagem, minha dúvida é : já estive nos EUA com um passaporte brasileiro atualmente vencido, porém hoje tenho um passaporte brasileiro válido mas em branco, sem uso. Como somente o antigo foi utilizado realmente para uma viagem, fiquei em dúvida qual informação colocar, se do atual ou do antigo?

Obrigada

Reply
Alberto 27 de maio de 2018 - 21:40

Ótimas Dicas

Reply
Mônica Vianna 25 de junho de 2018 - 21:31

Olá Fernanda,
Minha filha de 6 anos possui passaporte português e eu só tenho o brasileiro. Pelo que li aqui no seu blog, para irmos para os EUA basta ela ter o Esta. eu já tenho o visto. A minha dúvida é: nos EUA na hora de entrar no país há duas filas na imigração. Uma para quem tem cidadania europeia e outra não. Como eu faria no caso dela? Obrigada!

Reply
Fernanda 25 de junho de 2018 - 21:43

Não, nos EUA não há uma fila diferenciada para europeus. A fila diferenciada é para americanos.

Reply
jossandra 14 de agosto de 2018 - 10:49

Fernanda, meu esposo é europeu, no nosso caso, ele preenche o ESTA e coloca que vai comigo ? Dai depois eu faço a entrevista normalmente certo ?

Abraços e obrigada

Reply
Leticia 26 de agosto de 2018 - 16:59

Oi, Fernanda

Nunca viajei para os EUA. Vou pela primeira vez agora com o meu passaporte português e com uma dúvida na hora de preencher o ESTA. No lugar onde pergunta de documentos de outras nacionalidades. É melhor eu colocar meu RG brasileiro (sem validade), meu passaporte brasileiro que já venceu (que tem carimbos de países europeus e sulamericanos) ou o meu passaporte brasileiro válido e novo (sem carimbos)?

Reply
Fernanda 26 de agosto de 2018 - 18:58

Letícia, eu coloco os dados do passaporte brasileiro válido.

Reply
Rodrigo Maletta 1 de outubro de 2018 - 20:55

Fernanda, irei para os EUA com o passaporte italiano. Basta imprimir o Esta aprovado? Não precisarei preencher o formulário que é entregue ainda dentro do avião?
Obrigado,

Reply
Fernanda 1 de outubro de 2018 - 21:07

Rodrigo, eu sempre imprimo o ESTA. Não é necessário preencher o formulário que distribuem no avião.

Reply
Fernanda Piffer Garcia Macedo 13 de novembro de 2018 - 08:53

Fernanda, Eu e meu filho temos passaporte Espanhol. Como vc já deve saber, o nome no Passaporte Espanhol é diferente do Brasileiro. Minha dúvida está no preenchimento do ESTA do meu filho. No campo “nome da mãe”, devo colocar o meu nome Espanhol? A idéia é eu entrar com meu filho (menor) com o passaporte Espanhol e meu marido que tem somente o passaporte Brasileiro!

Reply
Fernanda 13 de novembro de 2018 - 08:56

Os sobrenomes são invertidos, né? Se você vai entrar com o passaporte espanhol também, eu colocaria como está no passaporte espanhol.

Reply
Patricia Viñas 13 de novembro de 2018 - 08:58

Se vc tb for entrar com passaporte espanhol, acho melhor colocar o nome do passaporte espanhol, que é q sua identificação la nos EUA.

Reply
maria eliane sylos 2 de dezembro de 2018 - 17:08

OI, Fernanda . Estou com algumas dúvidas.Tenho passaporte italiano, então o nome que foi colocado é o meu nome de solteira, o que é tido como o meu nome de família. No caso dos meus filhos foi suprido o meu nome e só consta o do pai, pois é o nome de família deles. Daí surgiram algumas dúvidas, 1. Devo responder sim para para outros nomes ou apelidos, mas existe algum campo no qual devo escrever meu nome completo de casada.; 2. no formulário dos meus filhos no campo de filiação qual nome coloco, o italiano ou o brasileiro? Uma vez que são menores de idade. O pai irá entrar com o passaporte brasileiro e eu e as crianças com o italiano.; 3. No cam´po número dos passaporte devo colocar os dois passaportes, italiano e brasileiro. Ao lado do numero devo colocar o país de origem , não sei se há um campo para colocar os dois .

Reply
Fernanda 4 de dezembro de 2018 - 20:47

No dos filhos coloca o nome deles como está no passaporte italiano. Se eles tiverem outro sobrenome no Brasil tem que preencher também no outro campo. Dá uma olhada nesse post. Tirei um ESTA recentemente e tirei print das telas. http://precisoviajar.com/como-viajar-para-os-eua-com-passaporte-europeu/

Reply
Cesar Borges 7 de janeiro de 2019 - 01:00

Oi Fernanda, parabéns pelo site. A dúvida da Maria Eliane Sylos é parecida com a minha. Iremos pra NYC no próximo mês de Junho. Meus sogros irão conosco e utilizarão o passaporte Italiano. Entretanto no passaporte Italiano da minha sogra, na página principal, consta o nome dela de solteira, a cidadania italiana dela, e pelo casamento com meu sogro.
Na outra página, informa que ela tem o in: sobrenome italiano do meu sogro.
Quais dados que ela vai por no preenchimento do ESTA? O nome dela de solteiro que consta na página principal do passaporte ou com o sobrenome do meu sogro (mesmo nome de casada que aparece no passaporte brasileiro dela). Pelo que me informei é padrão no passaporte Italiano, a mulher aparecer com o nome de solteira.
Obrigado

Reply
Fernanda 7 de janeiro de 2019 - 18:26

Olha, os sobrenomes da minha mãe são totalmente divergentes nos 2 passaportes e eu sempre emito a passagem dela com o nome e sobrenome do passaporte italiano. No ESTA, em especial, tem uma parte que pergunta se é conhecido por outros sobrenomes. Eu atualizei esse post com o passo a passo do último ESTA que tirei.

Reply
Dalva 8 de janeiro de 2019 - 23:27

Tenho cidadania italiana ….quero viajar pra visitar amigos na Itália e depois ir para o Estados Unidos a passeio ….. ir pra Itália não precisa do ESTÁ por estados unidos precisa tenho que tirar aqui ou posso tirar o ESTA la na Itália

Reply
Dalva pandolfi 8 de janeiro de 2019 - 23:33

Quero viajar para Itália visitar parentes e amigos depois quero ir para o Estados Unidos a passeio ……. pra Itália não precisa do ESTA pro o Estados Unidos precisa…..posso pedir o ESTA na Itália ou precisa ser já daqui do Brasil

Reply
Silvia Eliana dos Santos 11 de fevereiro de 2019 - 21:51

Tenho cidadania portuguesa,sai do Brasil com a brasileira e entrei nos EUA com portuguesa,com o visto Esta,estou aki 4 anos..irei voltar p Brasil,devo sair com qual passaporte

Reply
Renata Barradas 13 de março de 2019 - 20:59

Boa noite Fernanda!
Me tira uma dúvida….só tenho o passaporte europeu e me disseram que para ir aos EUA devo tirar também o brasileiro, isso é verdade?

Reply
Fernanda 13 de março de 2019 - 21:08

Boa noite! De todas as vezes que eu estive nos EUA (já fui algumas vezes) em apenas uma delas o agente da imigração pediu para ver o passaporte brasileiro também. Eu entrei com o passaporte italiano pois é nele que está a autorização (ESTA).

Reply
Volker Bogdawa 26 de março de 2019 - 13:58

Boa tarde Fernanda. Sou alemão e vou viajar com a minha filha que tem dupla cidadania, Brasileira e Alemã. No passaporte Brasileiro dela tem a autorização para sair do país sem os pais. Vou fazer o ESTA para nós dois e queria saber se tem que ter alguma autorização especial para ela entrar comigo sem a Mãe nos USA, já que vai entrar com o passaporte alemão, que não tem esta autorização.
Agradeço o retorno.
Obrigado

Reply
Fernanda 28 de março de 2019 - 08:15

Bom dia! Não sei te dizer, pois não tenho filhos. Ideal é ver sempre com a fonte oficial (consulado, no caso).

Reply
Thaisa 17 de abril de 2019 - 13:37

Oi Fernanda,
Minha mãe tem cidadania espanhola, eu fiz o ESTA para ela e ela foi aprovada.
Mas restaram algumas dúvidas:
1) Quando fiz o ESTA ela ainda não possuía passaporte brasileiro, eu respondi não a essa pergunta “JÁ FOI EMITIDO UM PASSAPORTE OU CARTÃO DE IDENTIDADE NACIONAL PARA VIAGEM POR QUALQUER OUTRO PAÍS?” Mas agora ela tem passaporte brasileiro.
2) Outra pergunta que estou receosa: Se ela é conhecida por outros nomes. O sobrenome dela no Brasil é diferente no passaporte europeu.
3) Ela não fala espanhol, isso pode ser um problema na imigração?
Por favor, me avise se eu tenho que refazer seu ESTA. Ela vem agora, em 4 de maio de 2019.

Obrigada!

Reply
Fernanda 20 de abril de 2019 - 20:39

A diferença no sobrenome espanhol não é porque a ordem é invertida? Primeiro vem o do pai e depois o da mãe? Se ela não tinha passaporte brasileiro quando você fez o ESTA você não mentiu. Sobre não falar espanhol, realmente não sei. Sempre falaram em inglês comigo. A única vez que falaram em espanhol na imigração foi em Miami.

Reply
Alysson 18 de abril de 2019 - 13:01

Olá, Eu gostaria de saber? Tenho cidadania alemã ,mas não mais usei passaporte brasileiro mas está vencido em 2013 e moro em Alemanha há 7 anos, se colou cidadania alemã ou brasileira por causa nasci em Brasil, mas não vou fazer renovação passaporte brasileiro? Só colocou passaporte alemão mesmo?

Reply
Leticia 22 de abril de 2019 - 22:30

Ola.. tenho cidadania espanhola e vou viajar em agosto para orlando com o esta.. minha duvida é em relacao ao nome que eu coloco na compra da passagem. o brasileiro ou o espanhol, ja q vou sair do brasil com o brasileiro e entrar nos Eua com o espanhol… obrigada!

Reply
Fernanda 26 de abril de 2019 - 21:34

Olá! Eu colocaria o nome que está no passaporte que você vai usar para entrar nos EUA.

Reply
Marcela 27 de maio de 2019 - 17:42

Olá Fernanda, teu post me ajudou bastante, mas ainda estou com uma dúvida:
Para tirar o ESTA é somente co 72 horas antes da viagem ou faltando 2 meses já posso solicitar?
E na parte do formulário que diz ”pais de emissão” e ”pais de cidadania” o que coloco?
E na parte que diz se possui outra nacionalidade, no caso coloco brasileiro, na parte que onde foi adquirida seria naturalizado??
brigada

Reply
Pâmela Gonçalves da Silva 3 de junho de 2019 - 22:17

Boa noite,
tenho dupla cidadania, vou morar no canada, consegui o visto de trabalho, porem apliquei com o meu passaporte brasileiro, porem gostaria de visitar os eua, já que meu primo mora la, porem irei do canada para os estados unidos, por via terrestre, gostaria de saber o que fazer?
meu primo que mora nos estados unidos disse que eu preciso pagar uma taxa quando chegar na fronteira, você saberia me informar?

Reply
Pâmela Gonçalves da Silva 3 de junho de 2019 - 22:18

lembrando que iria utilizar o passaporte português para fazer a travessia

Reply
Carlos Everton Kurtz 9 de junho de 2019 - 09:17

Ola!
Viajarei em família para Disney, somos uma família de 4 pessoas. Eu tenho passaporte Alemao, minha esposa e filhos não. Solicito o visto americano de todos os 4 normalmente como uma família brasileira indo viajar para Disney ou pedimos o visto apenas para minha esposa e filhos e eu entro com o ESTA. Pode haver alguma restrição ou “neura americana” nessa ultima configuração?

Reply
Fernanda 9 de junho de 2019 - 12:54

Olá, Carlos! Se você não tem o visto e quiser providenciar junto com a sua família não tem problema. Só que aí não pode solicitar o ESTA. Eu fui com minha irmã uma vez (eu estava com o ESTA no italiano e ela com o visto no brasileiro) e o agente estranhou um pouco. Fez umas perguntas, mas nada tão absurdo e liberou. Mas ele quis saber porque uma irmã era brasileira e outra era italiana (acho que ele queria saber se éramos filhas do mesmo pai hahaha).

Reply
Mauro Figueiredo Pinto 2 de julho de 2019 - 20:27

Boa noite. Fernanda, tenho passaporte português -europeu – e gostaria de ir visitar um amigo nos EUA por 60 a 80 dias. Sou aposentado mas tenho filhas no Brasil e casa, etc. Voce acredita que terei problema mesmo usando o ESTA, devido a nãoter emprego fixo hoje?
Abraço

Reply
Fernanda 2 de julho de 2019 - 20:51

Boa noite! Acredito que não. Já fui várias vezes para os EUA utilizando o ESTA e apenas uma vez implicaram comigo e me perguntaram mais detalhes, pediram para ver reserva de hotel, etc. Mesmo assim liberaram a minha entrada.

Reply
Eduardo 8 de julho de 2019 - 10:02

Bom dia Fernanda.
Possuo um visto de turista para os USA no passaporte Brasileiro, o visto está ativo mas o passaporte está vencido.
Preenchi o ESTA pára meu passaporte Italiano, minha pergunta é:
Há algum problema entrar nos USA como italiano/ESTA tendo um visto de turista Brasileiro ativo?
Obrigado,
EC

Reply
Leticia 9 de julho de 2019 - 14:29

Ola Fernanda, me tira uma duvida sou estudante de odontologia e ao preencher o ESTA na parte que pergunta se tenho um emprego ou trabalho respondi q sim e coloquei em “portugues” e nao em ingles( o q eu tb nao sei se esta certo) q sou estudante de odontologia e o endereço da Faculdade. Estou com receio de ter preenchido errado pois minha viagem é agora em agosto. Com sua experiência vc acha q fiz errado? Vou ficar 10 dias em orlando e estou levando todos os comprovantes, passaporte brasileiro e espanhol… por favor me responde

Reply
Fernanda 9 de julho de 2019 - 17:45

Olá! Sempre respondi em inglês. Eu particularmente acho que estudante não é trabalho. Mas é a minha opinião. Só teremos como saber se preencheu certo ou não, a hora que vier a resposta. Você já entrou lá e viu se concederam o ESTA? Meu último foi concedido em menos de uma hora. Minha sugestão: entre e veja. Se foi concedido, pode ficar tranquila.

Reply
Leticia 9 de julho de 2019 - 22:08

Fernanda, foi aprovado sim em novembro de 2018 mas como vou viajar em agosto, so reparei na hora q fui imprimir pra levar… vc acha melhor fazer outro?

Reply
Fernanda 9 de julho de 2019 - 23:38

Não, se está aprovado não tem motivo para você fazer outro. Na hora de entrar nos EUA se o agente da imigração perguntar alguma coisa você explica que é estudante e vai passar férias na Disney. Mostra os comprovantes do hotel, passagem de volta, etc. Isso se perguntarem algo.

Reply
Carmen Beatriz 20 de julho de 2019 - 12:13

Oi Fernanda mto bom este seu blog. Vou viajar em outubro para os EUA. Tenho passaporte europeu(italiano) e já tirei o ESTA. Minha dúvida é: ´sou viúva e minha passagem está com o sobrenome do meu falecido marido e meu passaporte europeu com meu nome de solteira. Haverá algum problema na imigração com meu nome de casada na minha passagem? Sei que tenho que sair e retornar ao Brasil com meu passaporte brasileiro.

Reply
Fernanda 20 de julho de 2019 - 20:39

Minha mãe tem os sobrenomes divergentes nos 2 passaportes (completamente divergentes) e quando ela usa o passaporte italiano para entrar em determinado país emite a passagem com o sobrenome que consta no passaporte italiano. Nunca teve problemas.

Reply
Carmen Beatriz 22 de julho de 2019 - 08:57

Bom dia!
Eu saio e retorno com meu passaporte brasileiro e entro nos EUA com o europeu. Minha dúvida é com relação a passagem já emitida com nome de casada, que terei que mostrar.

Reply
Marcela 24 de julho de 2019 - 02:36

Olá, adoro as dicas e tenho uma duvida!
Estou indo para os Estados Unidos essa semana com meu passaporte Italiano e ESTA e minha mãe com o brasileiro e com visto.
Será que isso vai ser um problema? Eu com o Italiano e ela com o Brasileiro?? Obrigada

Reply
Fernanda 24 de julho de 2019 - 08:21

Já fui com a minha irmã. Passamos juntas: eu com o italiano e ela com o brasileiro e não tivemos problemas.

Reply
Carmen 24 de julho de 2019 - 10:58

Fernanda beleza! Obrigada! Mas cada uma preencheu o formulário entregue no avião ou uma só preencheu colocando como 2 pessoas (familia).

Reply
Fernanda 24 de julho de 2019 - 20:38

Nunca preenchi formulário entrando com o passaporte italiano.

Reply
Marcela 24 de julho de 2019 - 11:33

Ahh que bm, obrigada!
Meu medo é eles ficarem questionando muito pq eu tenho e ela como mãe não, pois a minha cidadania é através dela.

Reply
Marcela 24 de julho de 2019 - 12:54

Ah mais uma dúvida. Não estou trabalhando no momento, quando perguntarem sobre o emprego, posso dizer meu ultimo emprego, ou falo que não estou trabalhando no momento? Obrigada

Reply
Vanessa 4 de agosto de 2019 - 12:39

Ola! Minha mãe é cidadã suiça e mora a quase 40 anos. Nesse caso eu moro no Brasil, ai por ser filha dela tem direito a visto para os EUA? Morei quase dois anos com ela quando tinha 7 anos.

Reply
beatriz 15 de agosto de 2019 - 15:26

fernanda, boa tarde!

Tenho uma viagem marcada com conexão nos estados unidos, tenho também dupla nacionalidade espanhola, preciso do visto de transito mesmo assim? ou o ESTA resolve?

Obrigada.

Reply
AUREA 29 de agosto de 2019 - 14:52

BOA TARDE, QUANDO VOU PREENCHER O MEU ENDEREÇO, FALA QUE ESTA COM O NUMERO ERRADO. TEM ALGUM FORMATO ESPECIFICO PARA ESTE CAMPO?
OBRIGADA

Reply
Deyvid 8 de outubro de 2019 - 13:09

Ola Fernanda! Tenho 18 anos e moro no EUA desde os 15 com visto de turista. Sei que moro aqui ilegal pois ja passou os 6 meses, porem eu tenho cidadania Italiana, teria como eu sair do EUA e depois voltar com o passaporte Italiano e ESTA? Pois li em um lugar que nao tem como tirar o ESTA com visto americano (que expira somente em 2025). Na hora de passar pela imigracao eles checam o meu passaporte brasileiro (e os vistos nele)? Mesmo se eu dar somente o passaporte Italiano? Obrigado desde ja.

Reply
Ana Paula La Torre 11 de outubro de 2019 - 10:06

Bom dia Fernanda! Pretendemos viajar em família, mas meu marido e meus filhos têm passaporte Italiano e minha filha tem além do Italiano, ela nasceu nos EUA. Eu não tenho o passaporte Italiano, vc acha que terá problema, eles podem implicar por eu entrar com visto e meu marido e filho com ESTA e minha filha com o passaporte americano? Outra coisa, quando fui em 2004, fui p sala pq queriam saber pq minha filha nasceu lá se eu era imigrante, aí expliquei, mas cancelaram meu visto e depois viram que eu tinha direito por causa da minha filha ser cidadã e pq ela nasceu com problemas, então eu tinha uma carta do hospital dizendo q minha filha precisava de cuidados lá (USA), então pediram desculpas e disseram q eu não teria problema p tirar o visto novamente. Mas desde 2004 não tentei de novo, agora como queremos ir, vc acha que ainda pode constar esse problema no sistema? Obrigada e parabéns pelo site!!!

Reply
Fernanda 12 de outubro de 2019 - 20:14

Ana, sinceramente não sei como funciona o critério de concessão de visto dos EUA. Sobre entrar nos EUA (uns com ESTA e outros com visto): já fui com a minha irmã. Eu com o passaporte italiano e ESTA e ela com o passaporte brasileiro e visto e não tivemos problemas.

Reply
Ana Paula La Torre 11 de outubro de 2019 - 10:19

Desculpa, esqueci de dizer q pretendemos ir p Disney….

Reply
Ana Paula La Torre 11 de outubro de 2019 - 10:22

Bom dia!
Gostaria de saber se meu marido fizer o ESTA, mas não viajar durante os 2 anos, depois ele pode pedir novamente? Terá algum problema?

Reply
Fernanda 12 de outubro de 2019 - 20:12

Olá! Pode pedir outro quando o ESTA atual vencer. Eu estou nessa mesma situação.

Reply
Ricardo Sandri 15 de outubro de 2019 - 14:17

Vamos lá, meu visto americano no passaporte brasileiro vale até 2027, somente agora em 2019 que consegui o tão sonhado passaporte. Como devo proceder? Viajo para os EUA com o brasileiro mesmo ou faço um ESTA para o Italiano?

Reply
Fernanda 15 de outubro de 2019 - 19:58

Olá, Ricardo! Viaja com o brasileiro enquanto o visto americano estiver válido.

Reply
Joanna 27 de outubro de 2019 - 18:36

Ola! amanha viajo para o Estados Unidos para ficar 4 meses e meio…. como turista…para conhecer minha sobrinha q nasceu e passar um tempo ajudando minha irma… porem, tenho passaporte europeu e só descobri agora (em cima da hora) que o tempo maximo que posso ficar sao 90 dias..como sempre ficava menos de 3 meses, achava que o tempo era igual do brasil que sao 6 meses…, gostaria de saber se quando estiver la, eu consigo prorrogar o prazo de estadia para nao ter q voltar antes do dia marcado…e nao perder dinheiro com troca de passagens… obrigada!! 😉

Reply
Gabriela 29 de outubro de 2019 - 12:31

Boa tarde. Gostaria de saber se para viajar pra eua entrando com o passaporte italiano, eu preciso ter o passaporte brasileiro válido? Eu preciso levá-lo?

Reply
Lucas 29 de outubro de 2019 - 19:33

Não precisa levar nem para sair do Brasil. Você é cidadão italiano. Leve um RG com data de expedição de até 10 anos para sua saída e chegada no Brasil e apresente junto com seu Passaporte Italiano na imigração Brasileira. Quando fizer isso irão registar você como dupla cidadania. Nos EUA somente passaporte Italiano.

Reply
CARMEN BEATRIZ NASTARI 29 de outubro de 2019 - 19:59

Gabriela eu acabei de chegar dos EUA. Usei meu passaporte italiano junto com o ESTA, que tem validade por 2 anos para entrar e sair dos EUA. No Brasil é obrigatório a apresentação
do passaporte brasileiro válido na saída e no retorno ao Brasil.

Reply
Fernanda 29 de outubro de 2019 - 21:12

Na verdade, não é obrigatório o passaporte brasileiro para entrar e sair do Brasil em caso de dupla cidadania. É recomendável, mas não obrigatório. Eu já saí só com o RG e passaporte italiano e não tive problemas. Você tem que ter um documento de viagem válido (no caso o passaporte italiano) e um documento que comprove que é brasileiro para comprovar a dupla cidadania.

Reply
Lucas 29 de outubro de 2019 - 21:32

Isso mesmo. Nada mais

Reply
Carmen Beatriz Nastari 30 de outubro de 2019 - 19:55

Se o visto dela estiver no passaporte brasileiro ela tem que mostrar qdo fizer a imigração nos EUA. Pediram para minha sobrinha e ela teve que apresenta-lo

Reply
Fernanda 30 de outubro de 2019 - 21:17

Ela disse que vai com o passaporte italiano, logo terá que viajar com o ESTA e não com visto no passaporte brasileiro.

Reply
Lucas 30 de outubro de 2019 - 21:59

Cidadao italiano entra em qualquer pais com Passaporte Italiano. Simples assim. Nada de Passaporte Brasileiro. Mais uma Vez: CIDADAO ITALIANO precisa de documento ITALIANO. É obvio

Reply
Lucas 30 de outubro de 2019 - 22:00

Carmen, nao complica. Simplifica.

Reply
Sâmara Lobo 4 de dezembro de 2019 - 15:12

Oie Fernanda! Adorei o post e senti afinidade!

Eu sou DJ, e recebi uma proposta pra tocar no EUA apenas com o valor dos custos. Eu tenho um passaporte europeu mas eu nao sei se me da direito a ir tocar como turista. Eu teria que pedir um visto de trabalho mesmo sem remuneração, apenas com o valor dos custos ou eu poderia ir com o passaporte europeu e dizer que vou tocar? E recomendavel dizer que vou ficar na casa de amigos na imigração?

Att

Sâmara Lobo

Reply
marcelo 11 de janeiro de 2020 - 15:14

Fernanda, estive nos EUA (entrei por NY) em 2018 e fiquei 6 meses, voltei para o Brasil e 6 meses depois retornei ao EUA (novamente por NY) porem fui deportado tendo meu visto cancelado por 5 anos (tenho de tirar novo visto segundo eles) pq eles descobriram que eu trabalhei la. Tirei novo passaporte brasileiro com outro numero porem sem o visto (perdi o primeiro passaporte) …mas agora também consegui tirar meu passaporte ITALIANO, sera que consigo entrar la nos EUA novamente sem complicações na imigração, se eu entrar por outra cidade por exemplo?

Reply
Fernanda 12 de janeiro de 2020 - 22:14

Não sei te responder.

Reply
marcia 6 de março de 2020 - 16:03

ola soiu italiana , meus tres filhos sao americanos e italianos meu marido brasileiro , ele ainda precisa tentar o visto. se ele conseguir qual o melhor jeito para meus filhos entrar comigo e meu marido apresentando o italiano ou eles entram com americano.

Reply

Deixe um Comentário