Home Destinos InternacionaisAméricaEstados Unidos Como viajar para os EUA com passaporte europeu

Como viajar para os EUA com passaporte europeu

por Fernanda

Saiba como viajar para os EUA com passaporte europeu. Quem possui passaporte europeu não precisa de visto para entrar nos Estados Unidos, basta solicitar previamente o ESTA  (Eletronic System for Travel Authorization). Já tirei o ESTA algumas vezes e vou explicar detalhadamente como solicitar o seu. Algumas empresas oferecem e cobram pelo serviço, mas é um processo muito simples e você consegue tirar sozinho o seu.

Como viajar para os EUA com passaporte europeu

Quem pode solicitar o ESTA

O ESTA pode ser solicitado por portadores de passaportes de países que fazem parte do “Visa Waiver Program”. É uma autorização eletrônica e não é necessário ir em nenhum consulado fazer a solicitação. O processo é todo feito pela internet.

Site para solicitar o ESTA

O site oficial do ESTA é esse  https://esta.cbp.dhs.gov/esta/ .

Valor do ESTA (outubro/18)

O valor para solicitar o ESTA é de U$14 e o pagamento é feito com cartão de crédito.

Validade do ESTA

A validade é de 2 anos ou até a data de expiração do passaporte (o que ocorrer primeiro).

Particularidades do ESTA

– A autorização tem que ser solicitada pelo menos 72 horas antes da viagem.

– Ele só é válido para viagens com duração igual ou inferior a 90 dias.

Como solicitar o seu ESTA e viajar para os EUA com passaporte europeu

Acesse o site oficial do ESTA é esse  https://esta.cbp.dhs.gov/esta/ .

Eu fiz minha solicitação utilizando o site em inglês, mas se você tiver dificuldades há uma versão em Português de Portugal.

Na página inicial clique em “new application”. 

viajar para os eua com passaporte europeu

Logo em seguida clique em “individual application“.

viajar para os eua com passaporte europeu

Clique em “confirm & continue

como viajar para os eua com passaporte europeu

Clique na primeira opção – “yes”.

como viajar para os eua com passaporte europeu

Agora finalmente começa a parte de preencher o formulário. Agora é possível fazer o upload do seu passaporte europeu e o próprio sistema puxa dados do passaporte, como data de emissão, data de validade, etc. Eu fiz isso.

Preencha o campo “family name” com todos os seus sobrenomes e o campo “first (given) name” com seu nome.

viajar para os eua com passaporte europeu

A próxima parte gera bastante dúvidas (já recebi muitas perguntas a respeito), então vamos lá. Se o seu sobrenome do passaporte europeu for diferente do sobrenome do passaporte brasileiro marque “yes” na pergunta “Are you known by any other names or aliases? Se seu sobrenome é idêntico, marque “no” (meu caso).

Complete os campos que contém *. São eles: data de nascimento, cidade e país de nascimento, número do passaporte, país da sua cidadania, data de emissão do passaporte, data de expiração do passaporte e país emissor do passaporte.

Lembrando que você está preenchendo esse formulário com seu passaporte europeu, então o país da sua cidadania e o país emissor do passaporte deve ser o país do passaporte europeu (no meu caso é a Itália).

viajar para os eua com passaporte europeu

Na próxima parte você deverá preencher o formulário com informações relacionadas a passaportes emitidos por outros países. Se você já teve um passaporte brasileiro, marque “yes” e complete com as informações do seu passaporte brasileiro.

viajar para os eua com passaporte europeu

A próxima parte é bem similar a anterior. Eu marquei “yes” já que sou brasileira.

viajar para os eua passaporte europeu

Na próxima parte do formulário você deverá colocar o nome completo de seus pais e seus dados de contato (endereço atual e número de telefone).

como viajar para os eua com passaporte europeu

A parte de “social media” é opcional. Eu não coloquei nenhum dado das minhas redes sociais. Fica a seu critério colocar ou não.

A última parte dessa etapa do ESTA é preencher os dados do seu empregador. Note que a pergunta diz “atual” ou “anterior”.

viajar para os eua com passaporte europeu

Na próxima etapa você deverá colocar os dados da sua próxima viagem aos Estados Unidos. No meu caso, não tenho nenhuma viagem programada para lá, então coloquei como contato um hostel que já fiquei em Nova York.

viajar para os eua com passaporte europeu

O processo está quase chegando ao fim. Faltam algumas perguntas.

viajar para os eua com passaporte europeu

esta passaporte europeu

Chegou a hora de revisar tudo o que você preencheu. Leia com calma! Se algum dado estiver incorreto, corrija!

viajar para os eua com passaporte europeu

Se as informações estiverem corretas, prossiga para a tela de pagamento. Preencha os dados do seu cartão de crédito (tem que estar habilitado para compras no exterior) ou pague via Paypal.

visto para eua

Meu ESTA não foi aprovado na hora. Recebi a seguinte mensagem após o pagamento.

viajar para os eua

Entrei alguns minutos depois para conferir o status e finalmente tinha sido aprovado.

esta formulario eletronico eua

É muito cômodo viajar para os EUA com passaporte europeu e não precisar se deslocar para solicitar o visto em consulados americanos.

Basta ter um pouco de paciência para preencher o formulário do ESTA.

Importante:

1) a autorização prévia de entrada não garante a sua entrada nos EUA.  A decisão de entrar ou não é dada na hora pelo agente da imigração. Recomendo ter sempre em mãos (eu levo em uma pastinha)  a passagem de retorno, o comprovante de hospedagem, comprovante de recursos financeiros, etc. Responda apenas o que o agente perguntar.

2) Os EUA não possuem sistema público de saúde, por isso é extremamente recomendável que você faça um seguro viagem. Leitores aqui do Preciso Viajar têm desconto.

3) Caso ainda tenha alguma dúvida, procure os comentários desse post Entrando nos EUA com passaporte europeu. Ele é mais antigo, mas tem muito comentário interessante. Se a sua pergunta não tiver sido respondida lá, pode perguntar por aqui também. Caso eu saiba a resposta, ficarei feliz em ajudar.

37 comentários
1

Artigos Relacionados

37 comentários

Chiara 28 de fevereiro de 2019 - 19:20

Olá! Tenho uma dúvida. A Minha passagem pelos EUA seria apenas uma parada, meu destino final é a Coreia do Sul. O ESTA pode ser usado nesses casos de conexão? Quando eu preencher a parte de onde vou ficar… Coloco o endereço na Coreia? A conexão não dura mais que 4 horas.

Reply
Fernanda 12 de março de 2019 - 20:17

Acredito que possa. Eu colocaria qualquer endereço dos EUA. Fiz meu último ESTA no final do ano e coloquei o endereço de um hotel aleatório em NY e nem tenho viagem programada para lá.

Reply
VERA LUCIA PIOVESANI PORTELINHA 22 de março de 2019 - 17:24

Olá! Tenho duas dúvidas. A primeira,no campo relativo a emprego.Eu sou aposentada (funcionária pública municipal). No meu contracheque consta o instituto de previdência do município como órgão “pagador” e não a prefeitura da cidade(já que sou aposentada). Devo colocar a prefeitura como empregadora ( que era minha empregadora qdo estava na ativa)ou o fundo de previdência?
A outra dúvida é que me hospedarei na casa de amigos. Devo preencher o endereço deles na parte onde vou ficar? É seguro isso?

Reply
Camila Seron 10 de abril de 2019 - 23:19

Oii… eu sempre entrei com o Esta, mas me foi dado uma informação, que acredito ser muito errada, de que agora pra entrar nos Estados Unidos com passaporte europeu, meu vôo de volta obrigatoriamente teria de ser pro meu “país de origem”, no caso Portugal. Tem conhecimento de algo assim? Eu sempre fui e voltei do Brasi e nunca me falaram isso.

Reply
Fernanda 11 de abril de 2019 - 08:28

Olá! Não tenho. Vários leitores continuam indo aqui do Brasil. Tenho um amigo que foi mês passado para os EUA com o Esta, voo saindo do Brasil. Sem nenhum problema.

Reply
Gabriela 28 de abril de 2019 - 13:23

Olá Fernanda,
Tudo bem?

Tenho uma viagem programada para os Estados Unidos em Agosto de 2019, porém não há garantia de que o meu passaporte europeu ficará pronto até a data. É necessário estar com o passaporte em mãos ou consigo entrar nos EUA somente com a autorização ESTA e o cartão cidadão português?

Reply
Fernanda 28 de abril de 2019 - 14:24

Olá! Precisa do passaporte tanto para entrar nos EUA como para fazer o ESTA.

Reply
Fabio Valero Bolini Farias 7 de maio de 2019 - 10:27

Olá bom dia, o formulário ESTA deve ser preenchido em inglês ou português mesmo?

Reply
Vitória Hernandes Gai 7 de maio de 2019 - 17:14

Olá,
Estou tentando tirar meu ESTA mas na parte do endereço fica dando como escrito errado. Já tentei de varias formas e não consigo. Alguma dica?
Obrigada

Reply
Luisa 13 de maio de 2019 - 18:02

Olá Fernanda,
Estou com uma dúvida. Meu sobrenome no passaporte europeu (espanhol) é diferente do brasileiro.
Vou viajar para os EUA e não sei se emito a passagem no nome brasileiro ou no espanhol. A ideia é emitir no brasileiro para pontuar milhas mas estou com receio de enfrentar algum problema na imigração.

Reply
José Eduardo de Barros Zampieri 15 de maio de 2019 - 09:22

Muito boa foram as dicas Fernanda… vou fazer o meu! pporem o mês de Maio (may) dta de expedição do passaporte, aparece “pode”… estranho não?

Reply
Fernanda 18 de maio de 2019 - 12:40

Deve ser uma tradução mal feita do inglês para português.

Reply
Cristiane 15 de maio de 2019 - 19:19

Vou viajar para Orlando com meu sobrinho menor, ambos com passaporte Português e ESTA, mas não consigo nada de informação sobre autorização dos pais para Cidadão Português menor entrar sem os pais. Sabes que documento devo apresentar?

Reply
Robson 22 de maio de 2019 - 21:07

Olá Fernanda,

Tenho uma dúvida, acabei de pegar meu passaporte italiano e li que enquanto tiver o visto válido no caso no meu passaporte brasileiro eu não posso utilizar o Esta, isso é verdade? Como devo proceder?

Reply
Eugenio 27 de maio de 2019 - 18:37

Oii Fernanda, adorei o post.
Uma pergunta: vou viajar para Miami com a minha mãe, porem possuímos cidadania italiana, mas como o visto americano dela está valido, ela irá utilizar o e não irá fazer o ESTA, já eu irei fazer o ESTA. Nesse caso, para preencher o papel da imigração, somente ela irá preencher e colocar que está viajando sozinha ou nos preenchemos por ser endereços diferentes? Obrigada.

Reply
Moacir Luis Fração Junior 17 de junho de 2019 - 11:46

Fernanda. Bom dia. Uma duvida. Meus filhos e esposa tem cidadania alemã e sempre que viajamos para os EUA faço o pagamento do ESTA e nunca tivemos problemas. Acontece que esse ano ela vai somente com a avó materna para NY e gostaria de saber se ela precisa de alguma autorização especial para entrar “sozinha” la com o passaporte alemão….

Aguardo seu retorno.

Obrigada

Reply
Fernanda 17 de junho de 2019 - 15:19

Olá , Tenho cidadania Portuguesa , eu e meus filhos , preciso alem do passaporte atualizado , fazer essa ESTA antes de viajar?

Reply
Larissa 28 de junho de 2019 - 07:12

Olá,
Estou tentando emitir, porém, está dando erro na parte do endereço. Já coloquei de tudo qualquer forma e não consigo.

Reply
Karine 28 de junho de 2019 - 14:06

Obrigado Fernanda! Uma dúvida: você comenta que não estava com a viagem agendada. Mas ao entrar na página do Consulado eles dizem que a pessoas precisa ser “titular de um bilhete de ida e volta”. Eles pedem dados do voo no preenchimento do formulário?

Reply
Fernanda 29 de junho de 2019 - 11:22

Oi! Não estava e não lembro de nenhum campo pedindo dados do voo. Eu atualizei os dados do post (não sei se os prints da tela estão nesse ou no novo porque estou no celular), mas o último ESTA saiu muito rápido. Já faz alguns meses que tirei e até agora não fui para os EUA.

Reply
Roberta Castro 16 de julho de 2019 - 11:07

Olá Fernanda, tenho uma dúvida! Na Parte de informações Laborais ( employment information ), eu sou dona de empresa, e trabalho em casa… coloco as informações com o endereço da minha casa? Será que terá algum problema? Eles podem negar o ESTA? rsrsrsrs Obrigada!

Reply
Fernanda 17 de julho de 2019 - 03:43

Olá! Se o endereço da sua empresa é a da sua casa, coloque esse endereço. Poder sempre podem, mas não acredito que isso seja um dos fatores.

Reply
Isabel Caldas Rodrigues 23 de julho de 2019 - 12:28

Olá! Estou colocando meu sobrenome IGUALZINHO ao do passaporte, mas aparece a mensagem: ERRO FORMA. Já aconteceu com você? Alguma dica? Inclusive coloquei para fazer a leitura do passaporte com a foto, e mesmo assim aparece o erro e não consigo avançar 🙁

Reply
Isabel Caldas Rodrigues 23 de julho de 2019 - 14:07

Consegui resolver! Era outro erro, e não no sobrenome! Obrigada de todo modo!

Reply
Meri 2 de agosto de 2019 - 16:19

Oi . Estou preenchendo do meu filho menor e ele tem dois sobrenomes no passaporte. Estou colocando os dois no campo mas nao está aceitando. Devo colocar somente o último sobrenome então?

Reply
HELENA 6 de agosto de 2019 - 20:42

Boa noite FERNANDA,estou tentando mandar a foto do meu passaporte europeu,mas a foto nao é aceita.Tem alguma forma de passar os dados do passaporte escrevendo os dados?Minha viagem é dia 10 de Agosto e nao consigo resolver isto.Se vc puder me ajudar, eu gradeço.Abç

Reply
Laura 18 de agosto de 2019 - 21:57

Olá Fernanda,
Tenho passaporte Português. Sabe se além do ESTA, preciso estar com meu passaporte Brasileiro válido? (o meu está vencido).
Outra dúvida: sou autônoma, não devo preencher nada no campo “empregador”?
Muito Obrigada!
Bjs

Reply
Rommy Cancela 19 de agosto de 2019 - 23:50

Olá
Como vai
Meu passaporte português vence 3 meses após a data da viagem, a pergunta é,eu entro nos EUA? Com passaporte valendo apenas 3 meses Ou preciso renovar meu passaporte ?
Grata

Reply
AUREA 29 de agosto de 2019 - 14:14

OLA, POR FAVOR, NO CAMPO “REGISTRO GERAL” POSSO COLOCAR O NUMERO DO MEU RG BRASILEIRO?
OBRIGADA!

Reply
Daniela 4 de setembro de 2019 - 09:24

Olá, Tenho o passaporte italiano, fizemos todo o processo como grupo e já estou com a autorização ESTA aprovada, porém como foi uma prima que preencheu para todos nós do grupo, colocou algumas informações erradas pois preencheu em inglês, e ,que vimos agora que deveriam ser outras como: é chamado por outro nome e terem passaporte de outro passaporte de outro país, ela colocou que Não e acredito que deveria ter colocado que sim, pois temos. Você acredita que dará problema de usar o ESTa aprovado com estas informações “erradas” e será que consigo refazer e ter outro agora correto?

Reply
Drica 8 de setembro de 2019 - 15:56

Olá! Tenho a autorização ESTA aprovada mas não informei os dados do meu Passaporte brasileiro e o nome diferente também. Devo fazer uma nova aplicação já que não posso corrigir no formulário? Obrigada

Reply
Michel 11 de outubro de 2019 - 08:45

Ola td bem?
Meu nome no passaporte italiano esta diferente do brasileiro sabe como devo preencher o formulario?Outra duvida devo ter o passaporte brasileiro valido pra preencher o Esta?
Obrigado

Reply
Fernanda 12 de outubro de 2019 - 20:15

Olá! Preencha o ESTA com o nome italiano, pois é o passaporte italiano que você irá utilizar para entrar nos EUA.

Reply
Giu 19 de dezembro de 2019 - 20:59

Olá Fernanda, como vai?
Antes de mais nada, obrigado por compartilhar suas experiências! Já me ajudou bastante.
Passarei 3 semanas de setembro/20 nos EUA e participarei de um curso de 2 semanas em uma universidade. Por ter passaporte italiano, gostaria de entrar com o ESTA, mas me preocupa o direcionamento para turismo desse procedimento. Que tipo de perguntas são feitas na imigração? Eu teria de buscar um visto de estudante por conta desse curso de curta duração?
Agradeço desde já pelo apoio!

Reply
Luciana Lopes 1 de janeiro de 2020 - 12:54

Bom dia, minha filha tem passaporte Europeu, mas é menor de idade. O responsável legal por ela (mãe) poderia entrar nos EUA sem visto?

Reply
Fernanda 1 de janeiro de 2020 - 13:12

Bom dia! O responsável legal precisa de um visto ou o ESTA (caso também tenha passaporte europeu) para entrar nos EUA.

Reply
ROSEMARY MOTA MARTINS 23 de janeiro de 2020 - 10:01

Ótimas informações mas ainda fiquei com duvidas.
Vamos para Disney em julho, minha filha é menor de idade, tem 12 anos, ela tem dupla cidadania portuguesa.
Teria algum problema fazer o visto europeu dela e o meu via embaixada?
Tenho medo de dar algo errado na imigração.

Reply

Deixe um Comentário