Preciso Viajar

Como escolher a sua mochila

Quando escrevi sobre como arrumar um mochilão, algumas pessoas me pediram dicas para comprar uma mochila. Recebi alguns e-mails de leitores e fiquei espantada em saber que tem gente comprando mochilas enormes para viagens relativamente curtas. Então, montei esse guia prático de como escolher a sua mochila.

Considerações

Mochila é investimento. Só compre uma se você realmente curte viajar com mochila e tem ombros para aguentar o peso. Não compre porque está na moda fazer “mochilão”. Saiba que é perfeitamente possível fazer o famigerado mochilão pela Europa com uma mala de rodinha pequena (por mais paradoxal que isso possa parecer).

Por exemplo, se você vai passear na Europa e não vai economizar tanto assim com transporte, talvez seja melhor levar uma mala de rodinha pequena, até porque Europa tem asfalto, ou seja, é mala de rodinha friendly. Sem contar que suas roupas não vão amassar na mala. Ou seja, se você vai fazer uma viagem um pouco mais estilosa nem leve mochila.

O barato pode sair caro

Não vale a pena comprar a mochila baratinha pensando que está fazendo um super negócio. Pense que é um investimento e que vai durar muito tempo. Compre de uma marca boa.

Eu tenho duas mochilas: uma Quechua de 50 litros (que eu ganhei em 2004) e rodou comigo pela Europa e tenho uma Caribee 65 litros (marca australiana).

Outra marca que é super recomendada (e cara) é a Deuter. Diria que é a melhor de todas. Se você realmente tiver o dinheiro, não tenha dúvidas. Vá de Deuter.

Tamanho

Quando você for comprar a mochila, vai perceber que a diferença de preços não é muito grande entre um tamanho considerado pequeno como 45-50 litros e as maiores de 70-80 litros. Lá na Austrália as maiores eram mais baratas que as pequenas.

Cuidado!

Vai parecer tentador ter uma mochila enorme, mas não vale a pena. Eu tenho 1,58 m e sofri durante a minha volta ao mundo para carregar a mochila de 65 litros que estava com 15 kg. E ela só chegou nesse peso porque cabia muita coisa dentro.

Modelo

Minha Quechua tem o modelo clássico de mochila, ou seja, o zíper vai até certa parte e ela não abre como mala. Já a Caribee tem o formato mochila-mala. O zíper abre inteiro como se fosse uma mala e inclusive dá para usar o cadeado. Outra coisa boa da Caribee é que ela ainda tem espaço para acoplar a mochila de ataque. Ou seja, dá para andar com as duas mochilas nas costas, uma presa na outra. Eu nunca consegui fazer isso porque a minha estava pesada demais.

Imagem retirada do site da Decathlon

Imagem retirada do site da Decathlon

Qual escolher? Sinceramente, modelos como o da Caribee são mais práticos, mas inevitavelmente a mochila será mais pesada. Modelos como da Quechua amassam mais as roupas, mas a mochila é mais leve. Ou seja, depende do seu estilo e do que você considera mais importante: a organização das roupas ou o peso.

Modelo parecido com a minha mochila de 65 litros da Caribee, marca australiana

Eu particularmente não gosto dos modelos de mochila com rodinha. São muito pesados e apesar da ideia ser boa e você ter a opção de um 2 em 1 na mochila, na prática é um peso a mais para você carregar.

Essencial

A mochila tem que ser anatômica e se tiver uma alça dry-fit melhor ainda. Faz muita diferença ter essa alça dry-fit porque não pega cheiro na roupa. Eu que passei quatro meses na Ásia, num calor absurdo, sei bem a diferença do dry-fit.

É bom ter também

Não diria essencial, mas se a mochila já vier com a capa protetora, ela vai para o topo da lista. A tal capa de chuva também é bem útil para despachar a mochila no aeroporto sem sujá-la. Eu faço isso direto. Outra coisa que gosto muito nas minhas mochilas é que elas têm um compartimento separado para calçados. Eu coloco a nécessaire junto com os calçados lá. É bem prático.

Vale a pena comprar fora do Brasil?

Nem sempre. Recomendo uma boa pesquisa em sites que vendem mochilas no Brasil e depois uma outra pesquisa em sites que vendem mochilas no exterior. A Decathlon é uma ótima loja e tem em vários países. Lembre que no Brasil você pode parcelar a compra e lá no exterior não.

Outra coisa: se você não tem nenhuma mochila e pretende comprar sua primeira mochila durante a viagem, é bom considerar levar uma mala velha para abandonar por lá, porque senão será perrengue carregar um mochilão e uma mala ou dois mochilões.

Observação

– A mochila Quechua ganhei do meu ex-namorado quando morava em Portugal. Ele comprou na Decathlon.

– A mochila Caribee comprei na Austrália. Acho que essa marca só é vendida na Oceania, mas outras marcas vendem modelos similares. As duas mochilas (porque vem uma de ataque junto) custaram A$120.

*Esse post não foi patrocinado. Estou indicando espontaneamente as marcas das minhas mochilas pois gosto muito delas.

 

 

Sair da versão mobile