Home DicasBagagem Como escolher a sua mochila

Como escolher a sua mochila

por Fernanda

Quando escrevi sobre como arrumar um mochilão, algumas pessoas me pediram dicas para comprar uma mochila. Recebi alguns e-mails de leitores e fiquei espantada em saber que tem gente comprando mochilas enormes para viagens relativamente curtas. Então, montei esse guia prático de como escolher a sua mochila.

Considerações

Mochila é investimento. Só compre uma se você realmente curte viajar com mochila e tem ombros para aguentar o peso. Não compre porque está na moda fazer “mochilão”. Saiba que é perfeitamente possível fazer o famigerado mochilão pela Europa com uma mala de rodinha pequena (por mais paradoxal que isso possa parecer).

Por exemplo, se você vai passear na Europa e não vai economizar tanto assim com transporte, talvez seja melhor levar uma mala de rodinha pequena, até porque Europa tem asfalto, ou seja, é mala de rodinha friendly. Sem contar que suas roupas não vão amassar na mala. Ou seja, se você vai fazer uma viagem um pouco mais estilosa nem leve mochila.

O barato pode sair caro

Não vale a pena comprar a mochila baratinha pensando que está fazendo um super negócio. Pense que é um investimento e que vai durar muito tempo. Compre de uma marca boa.

Eu tenho duas mochilas: uma Quechua de 50 litros (que eu ganhei em 2004) e rodou comigo pela Europa e tenho uma Caribee 65 litros (marca australiana).

Outra marca que é super recomendada (e cara) é a Deuter. Diria que é a melhor de todas. Se você realmente tiver o dinheiro, não tenha dúvidas. Vá de Deuter.

Tamanho

Quando você for comprar a mochila, vai perceber que a diferença de preços não é muito grande entre um tamanho considerado pequeno como 45-50 litros e as maiores de 70-80 litros. Lá na Austrália as maiores eram mais baratas que as pequenas.

Cuidado!

Vai parecer tentador ter uma mochila enorme, mas não vale a pena. Eu tenho 1,58 m e sofri durante a minha volta ao mundo para carregar a mochila de 65 litros que estava com 15 kg. E ela só chegou nesse peso porque cabia muita coisa dentro.

Modelo

Minha Quechua tem o modelo clássico de mochila, ou seja, o zíper vai até certa parte e ela não abre como mala. Já a Caribee tem o formato mochila-mala. O zíper abre inteiro como se fosse uma mala e inclusive dá para usar o cadeado. Outra coisa boa da Caribee é que ela ainda tem espaço para acoplar a mochila de ataque. Ou seja, dá para andar com as duas mochilas nas costas, uma presa na outra. Eu nunca consegui fazer isso porque a minha estava pesada demais.

Imagem retirada do site da Decathlon

Imagem retirada do site da Decathlon

Qual escolher? Sinceramente, modelos como o da Caribee são mais práticos, mas inevitavelmente a mochila será mais pesada. Modelos como da Quechua amassam mais as roupas, mas a mochila é mais leve. Ou seja, depende do seu estilo e do que você considera mais importante: a organização das roupas ou o peso.

Modelo parecido com a minha mochila de 65 litros da Caribee, marca australiana

Modelo parecido com a minha mochila de 65 litros da Caribee, marca australiana

Eu particularmente não gosto dos modelos de mochila com rodinha. São muito pesados e apesar da ideia ser boa e você ter a opção de um 2 em 1 na mochila, na prática é um peso a mais para você carregar.

Essencial

A mochila tem que ser anatômica e se tiver uma alça dry-fit melhor ainda. Faz muita diferença ter essa alça dry-fit porque não pega cheiro na roupa. Eu que passei quatro meses na Ásia, num calor absurdo, sei bem a diferença do dry-fit.

É bom ter também

Não diria essencial, mas se a mochila já vier com a capa protetora, ela vai para o topo da lista. A tal capa de chuva também é bem útil para despachar a mochila no aeroporto sem sujá-la. Eu faço isso direto. Outra coisa que gosto muito nas minhas mochilas é que elas têm um compartimento separado para calçados. Eu coloco a nécessaire junto com os calçados lá. É bem prático.

Vale a pena comprar fora do Brasil?

Nem sempre. Recomendo uma boa pesquisa em sites que vendem mochilas no Brasil e depois uma outra pesquisa em sites que vendem mochilas no exterior. A Decathlon é uma ótima loja e tem em vários países. Lembre que no Brasil você pode parcelar a compra e lá no exterior não.

Outra coisa: se você não tem nenhuma mochila e pretende comprar sua primeira mochila durante a viagem, é bom considerar levar uma mala velha para abandonar por lá, porque senão será perrengue carregar um mochilão e uma mala ou dois mochilões.

Observação

– A mochila Quechua ganhei do meu ex-namorado quando morava em Portugal. Ele comprou na Decathlon.

– A mochila Caribee comprei na Austrália. Acho que essa marca só é vendida na Oceania, mas outras marcas vendem modelos similares. As duas mochilas (porque vem uma de ataque junto) custaram A$120.

*Esse post não foi patrocinado. Estou indicando espontaneamente as marcas das minhas mochilas pois gosto muito delas.

 

 

68 comentários
0

Artigos Relacionados

68 comentários

Gabi 3 de junho de 2013 - 11:23

Para quem não tem prática, o post ajuda muito! Mas uma coisa que você disse é importante: o perfil da pessoa. Eu não gosto muito de carregar mochila, e por isso, em viagens para a Europa/EUA sempre fui de mala de rodinha (não muito grande, é claro). Os hostels tem armários que cabem mala, e não tive nenhum problema para puxar. Como não gosto, o investimento para mim não vale a pena, e quando precisei de um mochilão para ir a lugar que não era rodinhas friendly, peguei emprestado.

Reply
Fernanda 3 de junho de 2013 - 16:35

Tem ligarem em que realmente a mochila não é necessária. Eu curto, acho mais prático, mas realmente depende do perfil da pessoa.

Reply
Mateus 3 de junho de 2013 - 11:47

Como vc proteje a mochila nos vôos? Ou despacha a mochila apenas com cadeado? Estou pensando em comprar o Transport Cover da Deuter.

Reply
Fernanda 3 de junho de 2013 - 16:30

A quechua só tem como colocar cadeado em uma parte. Mas eu coloco a capa de chuva nas 2 antes de despachar.

Reply
Mateus 4 de junho de 2013 - 11:04

E a capa de chuva aguenta bem? Tenho a ideia de que ela rasgará ou cairá…

Reply
Fernanda 4 de junho de 2013 - 13:09

aguenta, mas eu tambem peco para a cia colocar a mochila em um daqueles plasticos para despachar no aviao.

Reply
Ana Six 3 de junho de 2013 - 17:51

Adorei o post. Tava em dúvida mesmo sobre qual mochila comprar. Não sou muito fã de mochila pq dói as costas, mas acho que pro sudeste asiático levar mala é pedir demais né? Imagina arrastar uma mala no meio da rua, rs

Reply
Fernanda 3 de junho de 2013 - 23:45

Olha, tanto a Ásia como a América do Sul não são tão mala de rodinha friendly, principalmente se você for andar muito a pé (ou seja, economizando). rs

Reply
suelen 3 de junho de 2013 - 19:39

Adorei as dicas, Fer. Sou louca para fazer mochilao, mas realmente me preocupo com o estado em que as roupas iriam ficar dentro da mochila e depois no meu corpo, nas fotos… Acho que isso faz de mim uma pessoa com perfil de mala de rodinhas neh? Hauhauha.

Bjus!

Reply
Fernanda 3 de junho de 2013 - 23:34

Oi Suelen! Tava sumida aqui nos comentários. Ah, amassa, mas nem tanto. Minhas fotos da volta ao mundo até que ficaram boas. Só que lógico que nao levei roupas que necessariamente exigem ferro de passar. Hahaha

Reply
Luã 4 de junho de 2013 - 12:09

Muito boa essa dica, pensando faz sentido.

Reply
Monica 4 de junho de 2013 - 21:36

Eu acabei comprando uma grande mesmo, mas eu sou mais alta, rs. É que como não viajo tanto de mochila, acaba não valendo a pena ter duas. Aí a grande vai vazia na viagem curta, mas também aguenta a viagem de um mês.

😉

Reply
Fernanda 4 de junho de 2013 - 23:31

Olha, o maximo que faco eh mala para 10 dias. No restante da viagem, eu lavo. Se bem que para peru e Bolivia levei apenas 12 kg, era inverno e nem precisei lavar. Foram 2 semanas. To ficando boa nesse negocio de desapego com roupas e fotos. rs

Reply
Aline 6 de junho de 2013 - 02:28

Depois de anos luz de pesquisa comprei uma Deuter parecida com a sua, com mochila de ataque, capa e compartimento… O preço foi à altura da qualidade, não me arrependo!

Reply
Fernanda 6 de junho de 2013 - 21:57

Foi o que falei, é investimento. Minha quechua já tem 9 anos.

Reply
Sarah 19 de setembro de 2013 - 12:58

Sobre mochilas femininas. Você conhece?? será que vale a pena investir em um modelo assim, ou no final das contas é a mesma coisa de qualquer outra???

Reply
Fernanda 19 de setembro de 2013 - 19:38

acho que não vale a pena. O melhor é escolher uma de acordo com sua altura, mas por experiência própria, uma de 50 L basta.

Reply
Renata 17 de outubro de 2013 - 10:55

Olá, vou fazer uma viagem pela Europa de um mês e pretendo levar mochila,como vou com companhias lowcost o máximo permitido de bagagem são 10kg. Estou bem perdida quanto à melhor escolha da mochila. Para esses quilos uma mala de quantos Litros seria adequada? Obrigada.

Reply
Fernanda 18 de outubro de 2013 - 14:48

Não é nem tanto o número de litros. Por exemplo, fui com 9 kg para a Bolívia com a minha mochila de 50 litros. Acho que para ir dentro do avião tem que ser uma 35 para eles não reclamarem da dimensão. Se bem que já me deixaram entrar com a de 50 como mala de mão (mas não era low cost).

Reply
Maria 30 de dezembro de 2013 - 00:24

Olá

Estou indo para a europa passar 18 dias, viajarei entre os paises de low cost e não gostaria de ter que despachar a mochila, qual você me indica?

Obrigada.

Reply
Fernanda 30 de dezembro de 2013 - 10:07

Maria,

Tem que ser uma que as dimensões não ultrapassem aquelas dimensões imposta pelas cia. Só dar um google e ver qual é. Acredito que dependendo do modelo pode ser uma de 50 l.

Reply
Evelyn 21 de janeiro de 2014 - 15:16

Oii…

Preciso de uma super ajuda, vou viajar nás férias, será uma viagem de 15 dias, porém não ficarei no mesmo local, vou me locomover para outras cidas e pensei que seria mais prático uma mochila, mas como é a pimeira vez que viajarei de mochila estou perdida rs…a principio vi uma mochila FORCLAZ 70 LITROS QUECHUA. Será que dá certo para minha viagem?

Reply
Fernanda 21 de janeiro de 2014 - 19:33

70 litros é super grande. Eu recomendo a de 50 para mulheres.

Reply
Maria de Lara 9 de fevereiro de 2014 - 20:09

Farei uma viagem de 21 dias à patagônia chilena. Farei o circuito W de Torres del Paine. Pretendo adquirir a Deuter Futura Vario 45+10 SL. Tenho 1,59 m e 65 kg
Gostaria da tua opinião e sugestões.

Reply
Fernanda 12 de fevereiro de 2014 - 19:34

Não conheço a mochila, mas 55 l é um tamanho bom para a sua altura.

Reply
Marina 29 de abril de 2014 - 15:29

Olá Fer! Eu pretendo fazer uma viagem para o Havaí, como vou com um grupo de amigos e queremos ir á Maui, Oahu e Big Island, você recomenda mochila ou mala?

Reply
Fernanda 29 de abril de 2014 - 19:45

Acho que mochila é mais fácil.

Reply
João Matta 7 de maio de 2014 - 20:00

Olá Fernanda, parabéns pelo post ;).
Irei a Cusco/Machu Picchu/Lago Titicaca agora em agosto (frio). 7 dias de viagem e hospedagem em hostel. Comprei uma Quechua Ultralight 50 litros. Acho que é suficiente né ? Estou com medo de mandarem despachar e pensando em comprar a Deuter Transport Cover. Vale à pena ?? Muito obrigado.

Reply
Fernanda 12 de maio de 2014 - 17:33

Não sei. Mas se ela não for muito grande eu acho que rola dentro do avião.

Reply
Camila 22 de maio de 2014 - 10:09

Oi,

Você sabe as regras de peso/tamanho para as mochilas nas low costs europeias?

Obrigada 🙂

Reply
Fernanda 22 de maio de 2014 - 21:47

Sei que a mochila tem que caber naquela espécie de caixa que as cias deixam lá na área de check-in. Se couber dentro, pode levar. Umas limitam o peso e outras não. Melhor fonte de informação é o site da cia aérea.

Reply
Roger 28 de maio de 2014 - 18:31

Ola Fernanda

No final desse ano irei viajar pela Europa, Moscou, Amsterdã, Bruxelas, Bruges, Paris, Londres e St. Pete são os lugares que vou em 20 dias. O que vc me aconselha, mochila ou mala?? Pensei em uma mochila e uma mala pequena…

Reply
Fernanda 28 de maio de 2014 - 20:34

Acho que um mochilão mesmo. A Europa é super bem servida de lavanderia. Será inverno. Leve um bom casaco e tente viajar o mais leve possível.

Reply
Roger 8 de junho de 2014 - 23:59

Ok Fernanda, muito obrigado pelas dicas!

Reply
Nuno 4 de junho de 2014 - 16:26

Olá Fernanda,

Comprei uma mochila Deuter Futura Vario 50+10, vou usá-la agora a primeira vez dia 20 de Junho para ir na Itália, Eslovenia e Croácia. Quando comprei eu achei que passaria como bagagem de mão mas agora tenho dúvidas! 🙂 Estou pensando comprar esta capa de transporte da Deuter: http://www.deuter.com/DE/en/rain-transportcover/transport-cover-39560-67.html
Você acha que vale a pena?

Obrigado e parabéns pelo excelente blog! 🙂

Nuno

Reply
Fernanda 5 de junho de 2014 - 22:23

Vale a pena se você for despachar.

Reply
Rafaella 8 de junho de 2014 - 15:12

Oi Fernanda,

bem tenho 15 anos e eu e minha amiga decidimos que quando completarmos 18 anos vamos conhecer a América do Sul ”toda”, e vamos ter dois meses para isso… E sim, começamos a ver as coisas desde agora pois temos medo de deixar as coisas pra última hora. Bem, no quesito mochila eu estou muito preocupada pelo seguinte: tenho 1,54 de altura e creio que até lá terei pelo ou menos 1,58 (acho q mais mas de qualquer forma vamos pensar no minimo) e como é um período grande de tempo que vamos viajar não sei quantos litros seriam necessários e eu poderia suportar, estava olhando http://www.deuter.com.br/detalhes-mochila-aircontact-pro-55-15-sl essa da deuter, me falaram muito bem dela e uma amiga minha que tem 1,56 tem uma dela e diz que é perfeita pra ela. Por favor me ajuda a conciliar meu tamanho, tamanho da mochila e o tempo. Grata pela atenção.

Beijos :*

Reply
Fernanda 8 de junho de 2014 - 18:15

Você tem que pensar em levar na mochila roupa para 7 até 10 dias. E ir lavando no meio do caminho. A minha tem 50 litros e tenho 1,58m.

Reply
Rafaella 8 de junho de 2014 - 18:49

Okok, muito obrigada vou dar uma olhada em uma um pouco menor então!! Beijos

Reply
Diana 10 de junho de 2014 - 16:42

Vc sabe qual marca de mochila tem divisória para sapato? Grata.

Reply
Fernanda 15 de junho de 2014 - 12:40

As minhas têm. Uma é Quechua e outra é Caribee (uma marca australiana).

Reply
Diana 15 de junho de 2014 - 12:46

Grata pela atenção, Fernanda. Vou procurar a Quechua, pois a Caribee acho q não vou encontrar aqui.

Reply
Ingrid 25 de junho de 2014 - 13:39

Oi, Fernanda!

É a primeira vez que vou viajar com mochila.
Sempre fui fã das malas P de rodinha, mas agora surgiu a oportunidade de ficar 15 dias na Ásia. \o/ \o/
Vou dividir entre Tailândia (Sul + Bangkok) e Camboja (Siem Reap/Angkor).

A partir do teu post, pesquisei e encontrei essa Quechua com preço bom: http://www.decathlon.com.br/montanha/mochilas-e-acessorios/mochilas-grande-volume/mochila-de-viagem-quechua-forclaz-50_36899
Poréém, não entendi bem como é a abertura dela. Será que é somente em cima? Daí é furada, né?
Será que 50l é muito pra esse período? Pq vão ser roupas superleves…

Obrigada! Bjs

Reply
Fernanda 26 de junho de 2014 - 10:49

A minha é bem parecida com essa e só abre em cima mesmo, mas é muito boa. Olha, para a Ásia é meio grande (mas você não precisa encher). Agora 50 Litros eu particularmente acho que é o tamanho ideal para mulheres.

Reply
Gabriela 15 de julho de 2014 - 10:04

Olá, Fernanda. Vou passar uma semana na Suíça ficando em um hotel e depois mais uma semana na Toscana, mas nessa segunda etapa da viagem vou ficar em albergues e mudar de cidade a cada dois dias praticamente. Para esse caso, você acha melhor mochila ou uma mala de rodinha pequena? Considerando que a mala eu já tenho e teria que comprar a mochila. Obrigada!

Reply
Fernanda 15 de julho de 2014 - 20:03

Se você já tem uma mala pequena de rodinha, eu levaria essa mesmo.

Reply
Lucas Barroso 12 de agosto de 2014 - 16:37

Parabéns pelo blog.

Vou passar 20 dias na Europa. Tem problema em despachar mochila de 80 litros na Europa, como cobrança de taxa?

Ouvi dizer que podem cobrar por exceder as dimensões de tamanho. Achei estranho, porque não é tão grande assim. Sabe de casos assim?

Reply
Fernanda 14 de agosto de 2014 - 22:10

Não sei.

Reply
Marcela Nogueira 8 de setembro de 2014 - 12:26

Oi Fernanda, vou passas 40 dias na Australia, Nova Zelandia e Singapura. Na austrália estou vendo passagens pela Jet Star, na Nova Zelandia ainda não vi… mas penso em viajar de ônibus…
voce recomenda levar mala ou mochila?

Obrigada

Reply
Fernanda 8 de setembro de 2014 - 13:45

Olha, acho melhor mochila.

Reply
Jéssica 20 de outubro de 2014 - 13:35

Oi Fernanda, Comprei uma mochila baratiinha hahaha barata mesmo, e meu namorado vai comprar uma mais cara que suporta mais peso, como eu sou pqna mesmo se eu comprasse uma mala super hiper mega power eu acho q eu não aguentaria carregar MUITO peso mesmo. Então carregarei o mais leve e ele o mais pesado. Espero q de certo. Irei testar a mochila antes da minha viagem principal pra testar capacidade e peso o/

Aaaah irei para Europa: Amsterdã, paris e arredores da cidade, veneza roma, barcelona sevilha e madrid

Abraços 😀

Reply
Thamires Caroline 22 de fevereiro de 2015 - 23:02

Oi Fernanda! Estou indo fazer um mochilao pela Europa na primavera/verão. Tenho 1,50m qual o tamanho de mochila que você recomendaria para o meu tamanho? Tenho medo de não aguentar uma de 50L rs! Obrigada

Reply
Fernanda 23 de fevereiro de 2015 - 19:56

Uma de 50 mesmo ou uma mala de rodinha pequena. Verão não precisa levar muita coisa.

Reply
Bruna 22 de abril de 2015 - 18:32

Super educada e o post ajudou bastante, vim aqui só para elogiar mesmo, beijos ^^

Reply
João 12 de junho de 2015 - 14:41

Olá Fernanda…vou para europa ficar 1 mês e vou fazer vôos domesticos que a mochila tem que ter no maximo 55cm de altura..o meu mochilao tem 80L e mede 70cm de altura. Estou pensando em arrumar uma menor emprestada pois estou com medo de ter que pagar a taxa de despache em todos os voos. O que vc me aconselha? Obrigado!

Reply
Fernanda 12 de junho de 2015 - 17:18

Se você for viajar com low cost, aconselho a seguir as instruções de tamanho, pois eles são bem rigorosos mesmo. 80 litros acho muito difícil passar como bagagem de mão.

Reply
Maria 21 de julho de 2015 - 18:03

Ei Fernanda, tudo bem?
Vou comprar uma mochila pra viagens de 20 dias no máximo. Como sou pequena, tenho medo de exagerar no tamanho. Pesquisei essa quechua de 50l, tenho 1,55 e uns 50kg. Você acha que a barrigueira serve? Você coloca quantos quilos na sua??
Beijos!

Reply
Fernanda 21 de julho de 2015 - 18:04

Hoje coloco no máximo 10 kg.

Reply
Jenifer 27 de novembro de 2015 - 10:35

Oi Fernanda! Adorei suas dicas 🙂
Estou querendo comprar uma mochila, mas me preocupo muito com o tamanho, porque eu sou do tipo de pessoa que quanto mais espaço tem, mais coisas quer colocar rs
Eu tenho 1,52 de altura e peso 44kg.. será que o ideal é comprar uma mochila de 35-40 litros? Será que esse tamanho é muito pequeno?

Reply
Fernanda 27 de novembro de 2015 - 20:50

Teria que ver ao vivo. Eu tenho a de 50 litros e tenho 1,58. Não vou negar que fica “grandinha”.

Reply
LETICIA 13 de maio de 2016 - 07:53

Boa tarde
Eu comprei uma quechua de 50 Litros
A primeira viagem que farei é de 20 dias e agora estou com medo de não dar.
Você acha que é suficiente?
Obrigada

Reply
Fernanda 13 de maio de 2016 - 09:56

Acho sim. E sempre dá para lavar roupas durante a viagem. Fiz uma viagem de 20 dias pela Europa há 1 mês. Estava frio e minha mala foi com 10 kg. Não levei mochila, mas o que levei de roupa foi suficiente e nem precisei lavar.

Reply
Byanca 15 de fevereiro de 2017 - 22:41

Boa noite. Em abril vou para Patagônia, viagem de 23 dias, mas ficarei em hotel. Estou em dúvida do tamanho ideal para mochila entre 45 a 55L. É a primeira vez que vou pra fora do país e não tenho experiência com viagens longas nem com quantidade de roupa, ainda mais que vou numa época que já faz mais frio e precisarei levar roupas mais pesadas.

Reply
Fernanda 22 de fevereiro de 2017 - 20:47

O segredo é levar aquelas blusas segunda-pele térmicas. Você encontra em lojas como Decathlon e um casaco realmente resistente ao frio, além de acessórios: meia-calça, cachecol, gorro, luvas, etc.
Se precisar, você pode lavar as roupas também.
Eu tenho uma mochila de 50 litros e fui com ela para Uyuni na Bolívia (estava bem frio) e nem precisei lavar roupa. Foi o tamanho ideal para uma viagem de 2 semanas.

Reply
Jéssica 9 de outubro de 2017 - 22:37

Muito bom Fernanda. Pode me ajudar ?
Mochilas que tenham rodinhas podem ser consideradas bagagem de mão se estando dentro das dimensões e peso permitidos? Ou por conta da rodinha precisam ser despachada ?
A dúvida me foi gerada por conta dos itens que não podem entrar no avião, e a parte das rodinhas contém ferro. Não sei como eles podem interpretar a entrada desse material. Pode me ajudar ?

Reply
Fernanda 9 de outubro de 2017 - 22:49

Se estiver dentro das dimensões e peso não tem problema ir como bagagem de mão.

Reply
Gabriela 11 de julho de 2018 - 12:55

Oi Fernanda, você pode me ajudar? Estou com três opções de mochila de 50 L da Quechua:
http://www.decathlon.com.br/trilha-e-trekking/mochilas-e-bastoes/mochilas-de-trekking-50-a-90-litros-varios-dias/mochila-trekking-viagem-backpacking-escape-50-litros-quechua?skuId=2188371
http://www.decathlon.com.br/trilha-e-trekking/mochilas-e-bastoes/mochilas-de-trekking-50-a-90-litros-varios-dias/mochila-de-trekking-easyfit-50-litros-feminina-quechua?skuId=1809069
http://www.decathlon.com.br/trilha-e-trekking/mochilas-e-bastoes/mochilas-de-trekking-50-a-90-litros-varios-dias/mochila-de-trekking-forclaz-50-litros-quechua-1?skuId=1809066

Entre o último modelo e o segundo, estou achando a diferença relativamente grande (cerca de 150 reais), sendo que não sei se há tanta diferença entre a regulagem da mochila/conforto. Além disso, a mais cara vem com uma capa de chuva que diversas pessoas comentaram que não cobre a mochila toda quando a mesma está cheia. Sendo assim, não sei se vale a pena pagar 150 reais mais caro pela regulagem e o fato de ser para mulheres, armazenamento separado para calçado e capa de chuva. O que você acha e por quê?

Entre a primeira mochila do link e a segunda, a diferença é de 50 reais, sendo que a mais cara possui capa que aparenta ser melhor, uma bolsa acoplada e o feixe metálico para cadeado. Não sei se, por não ser um modelo feminino, essa mochila perde em conforto para o modelo mais barato, mas igualmente tem o sistema easyfit. Não vi fitas para prender colchonete ou barraca. Você viu? Não sei se ela parece mais uma mala do que uma mochila cargueira. Além de ser mais pesada que os demais modelos.

Entre os três modelos, qual você me recomenda? A ideia é ter uma mochila cargueira confortável e que me atenda em diversas circunstâncias, como mochilões, e por um longo tempo.
Agradeço desde já,
Gabriela.

Reply
Fernanda 15 de julho de 2018 - 20:19

Eu usei a capa da minha apenas uma vez. Realmente não cobre 100%. Eu particularmente gosto de ter uma parte separada para calçados (me ajudou muito durante a volta ao mundo, por exemplo), mas não sei se pagaria o valor da diferença apenas por esse detalhe.

Reply

Deixe um Comentário