Home DicasBagagem Como escolher uma mala de viagem

Como escolher uma mala de viagem

por Fernanda

Uma dúvida que aflige muita gente é como escolher uma mala de viagem. Qual o tamanho ideal, modelo, marca e estilo? Essa é uma escolha muito pessoal e varia de pessoa para pessoa. Viajei durante anos com um mochilão nas costas, mas como hoje estou em tratamento por um problema que tive no braço tive que aposentar a minha amada mochila. Decidi então comprar duas malas que se adaptassem a todos os meus estilos de viagem: uma mala carry-on (que pode ser transportada dentro do avião) e é ideal para viagens curtas e uma mala média para viagens mais longas.

O que levar em conta na hora de escolher uma mala de viagem

Preço

Não adianta comprar a mala mais barata do mercado (porque o barato pode sair bem caro) e a mala quebrar no meio da viagem, por exemplo. Também não acho válido gastar uma fortuna em uma mala porque, infelizmente, por mais que ela seja boa, não durará para sempre. Além do desgate natural da mala, as companhias aéreas não são nem um pouco cuidadosas com nossas malas. Ou seja, o preço tem que ser justo e dentro das suas possibilidades financeiras.
O que recomendo é atentar-se aos atributos da mala e não só à beleza. Tem muita mala bonita no mercado com estampas diferenciadas e qualidade não compatível com o preço.

Durabilidade

Como já disse, infelizmente a mala não dura para sempre ainda mais para quem costuma fazer muitas viagens (meu caso), mas mesmo assim é bom procurar um modelo que dure o máximo de tempo possível e que tenha garantia.

Onde comprar a mala de viagem

Quando comprei as minhas malas de viagem, fiz a pesquisa em lojas presenciais. Vi os tamanhos, modelos e marcas. Anotei os preços e procurei na internet. Gosto muito de comprar na internet porque os preços são melhores e tem a comodidade da entrega em casa.

Agora se você está planejando uma viagem para os Estados Unidos, vale a pena comprar a mala lá porque é bem mais barato.

Marca

A Samsonite é referência no mercado e as malas são famosas pela sua durabilidade e o preço obviamente acompanha a fama. A marca Delsey também é bastante conceituada. E ainda há outras diversas malas no mercado nacional com preços mais razoáveis, como Ika e Primicia, por exemplo.

Modelo da Mala de Viagem

Eu prefiro os modelos rígidos e com rodas 360°, mas tem gente que prefere os modelos de pano por serem um pouco mais leves e flexíveis. O que acho essencial é o conjunto de rodas 360°. Facilita muito a vida, principalmente em viagens independentes e com bastante uso do transporte público. Fica muito mas fácil empurrar a mala.

mala de viagem

Foto: Shutterstock

Dica: existem “combos” na internet, então se você tem a opção de comprar uma mala carry-on e uma mala média, sugiro comprar as duas juntas e buscar uma promoção.

mala de viagem

Foto: Shutterstock. Detalhe das rodas 360°.

Divisão Interna da Mala

Outra coisa que vale a pena observar é a divisão interna da mala. Gosto de malas como do modelo abaixo com uma divisão interna e zíper. Facilita muito na organização das roupas.

mala de viagem

Foto: Shutterstock

mala de viagem

Foto: Shutterstock

Cor

Outro assunto super pessoal e cada um tem a sua cor preferida. Tem gente que só compra mala preta por ser mais neutra e sujar menos. Eu prefiro cores mais vibrantes até para poder reconhecer facilmente minha mala na esteira da bagagem. Acabei comprando uma mala azul e outra vermelha, mas minha preferência mesmo seria por uma mala roxa ou verde (pena que não tinha).

mala de viagem

Foto: Shutterstock

Check-list de como escolher uma boa mala de viagem

✓ Escolher uma marca com boa reputacao e boas avaliações

✓ Rodinhas 360°

✓ Preço razoável e dentro das suas possibilidades financeiras

✓ Uma boa divisão interna

✓ Garantia

 

 

 

 

Artigos Relacionados

2 comentários

Sueli 20 de setembro de 2016 - 10:44

Muito bom.

Reply
Fernanda 27 de setembro de 2016 - 14:57

Obrigada!

Reply

Deixe um Comentário